Para que o método de imunização abordado no texto seja eficaz é necessário que: A proporcione a imunização passiva, assim como as demais vacinas injetáveis. B libere uma solução de anticorpos na mucosa nasal capaz de eliminar o vírus na porta de entrada. C ative a produção de anticorpos neutralizantes pelos macrófagos presentes na mucosa nasal. D estimule o reconhecimento, pelos linfócitos B e macrófagos, dos anticorpos presentes na vacina. E desencadeie uma resposta imunitária primária com produção de células de memória.
Sobre as células do sistema nervoso que, segundo o texto, são o principal alvo do SARS-CoV-2, é CORRETO afirmar que elas: A possuem formato alongado, sendo formados pelo corpo celular e prolongamentos citoplasmáticos denominados dendritos e axônio. B são responsáveis pela condução dos impulsos nervosos que se propagam pela membrana plasmática. C formam a bainha de mielina, responsável por aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos. D estão presentes no córtex cerebral e ausentes nas demais estruturas que formam o sistema nervoso. E apresentam formato estrelado e ligam os neurônios aos capilares sanguíneos, sendo responsáveis pela nutrição dos neurônios.
Aceitando como verdadeiro o resultado da pesquisa, avalie os itens e marque a alternativa correta:
A O filho de um pai grupo sanguíneo A (IAi) e de uma mãe grupo sanguíneo B (IBi) poderá ter 50% menos risco de se contaminar com a covid-19. B A filha de um pai grupo sanguíneo AB (IAIB) e de uma mãe grupo sanguíneo A (IAi) poderá ter 75% menos de risco de contaminação com a covid-19. C O filho de um pai grupo sanguíneo O (ii) e de uma mãe grupo sanguíneo A (IAi) pode ser 50% mais vulnerável à infeção provocada pela covid-19. D O filho de um pai grupo sanguíneo O (ii) e de uma mãe grupo sanguíneo A (IAi) poderá ser 25% mais vulnerável à infeção provocada pela covid-19. E A filha de um pai grupo sanguíneo A (IAi) e de uma mãe grupo sanguíneo A (IAIA) poderá ser 75% mais vulnerável ao coronavírus.
Sobre as informações desse texto, pode-se afirmar que
A o SARS-CoV-2 é um vírus cujo RNA genômico tem sequência de bases nitrogenadas complementar à dos RNAm formados. B o genoma do SARS-CoV-2 é constituído pelo mesmo tipo de ácido nucleico do vírus causador da catapora. C a presença do conjunto de proteínas N, S, E e M classifica o SARS-CoV-2 como um vírus não envelopado. D o RNA genômico do SARS-CoV-2 tem a mesma sequência de bases nitrogenadas que os RNAm por ele produzidos. E o SARS-CoV-2 contém uma cadeia simples de RNA associada à transcriptase reversa.
Muitas vacinas contra o Sars-CoV-2 foram e ainda estão sendo desenvolvidas.
A Vacina inativada, pois carrega estruturas virais na sua composição. B Vacina de vetor viral, pois carrega dois pedaços do Sars-CoV-2. C Vacina genética, pois carrega uma proteína que reconhece o material genético viral. D Vacina de subunidade, pois carrega fragmentos de proteínas virais.
O grande número de casos de indivíduos infectados pelo coronavírus aumenta os riscos de surgimento de novas variantes no Brasil.
Isso ocorre porque: A mutações ocorrem ao acaso e quanto maior o número de vírus em replicação maior o risco do seu surgimento. B a reprodução entre os vírus ocorre com troca de material genético permitindo a recombinação dos vírus já existentes. C o uso de medicamentos preconizados no tratamento precoce aumenta a taxa de mutação viral. D a população brasileira possui alta miscigenação, o que aumenta a necessidade do vírus sofrer mutações. E o aumento da vacinação no Brasil promoverá um maior acúmulo de mutações virais.