Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Código Penal, constitui crime a falsificação de documento público. Nesse contexto, consideram-se documentos públicos, para fins penais, os documentos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
a) O título emitido ao portador.
b) As ações de sociedade comercial.
c) O testamento particular.
d) O instrumento particular de mandato.
e) Os livros mercantis.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, é importante lembrar que o Código Penal considera crime a falsificação de documento público. Documentos públicos são aqueles previstos no artigo 297 do Código Penal, e é fundamental conhecer quais são considerados documentos públicos para fins penais. Analisando as opções apresentadas: a) O título emitido ao portador - Não se enquadra como documento público, pois se refere a um título de crédito. b) As ações de sociedade comercial - Também não são consideradas documentos públicos, pois são documentos privados relacionados a sociedades comerciais. c) O testamento particular - É considerado documento público, pois é um ato solene que deve ser lavrado em cartório. d) O instrumento particular de mandato - Não é considerado documento público, pois é um documento particular que não necessita de registro em cartório. e) Os livros mercantis - São considerados documentos públicos, pois são exigidos por lei para registro de atividades comerciais. Portanto, a opção que não se enquadra como documento público para fins penais é: a) O título emitido ao portador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Falsificar, fabricando-os ou alterando-o talão, recibo, guia, alvará ou qualquer outro documento relativo a arrecadação de rendas públicas ou a depósito ou caução por que o poder público seja responsável, trata-se do crime de

a) Falsificação do selo ou sinal público
b) Falsificação de papéis públicos.
c) Falsificação de documento público.
d) Falsificação de documento particular
e) Falsidade material de atestado ou certidão

Estabelece o Decreto-Lei nº 2.848/40 que a conduta típica descrita como “Falsificar, fabricando-os ou alterando-os bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela União, por Estado ou por Município”, incorre na pena de

a) detenção de um ano a quatro anos, e multa.
b) reclusão de três anos a seis anos, e multa.
c) detenção de dois anos a seis anos, e multa.
d) detenção de três anos a oito anos, e multa.
e) reclusão de dois a oito anos, e multa.

Dispõe o Decreto-Lei nº 2.848/40 que quem usa ou restitui à circulação, embora recibo de boa-fé, qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu § 2º, depois de conhecer a falsidade ou alteração, incorre na pena de

a) reclusão de 2 (dois) meses a 6 (seis) meses, ou multa.
b) detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
c) reclusão de 3 (três) meses a 9 (nove) meses, ou multa.
d) detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
e) reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ou multa.

A ação incriminada no art. 293 do Código Penal é a de falsificar papéis públicos. Diante dessa afirmativa, pergunta-se: como, nos termos da lei, essa falsificação pode ser feita?

a) A falsificação somente pode ser feita tendo como objeto os papéis públicos, uma vez que tanto no art. 293 do CP quanto em qualquer outro artigo de lei que trate sobre a matéria, não há previsão legal para a hipótese de falsificação de documento particular.
b) Pela fabricação ou alteração do papel público.
c) Exclusivamente por meio da imitação fraudulenta do papel público.
d) Exclusivamente por meio da contrafação do papel público.
e) Exclusivamente por meio da modificação do papel público.

De acordo com o Código Penal, em relação a Falsificação de papéis públicos, assinale a alternativa CORRETA que impõe como Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa:

a) Cautela de penhor, caderneta de depósito de caixa econômica ou de outro estabelecimento mantido por entidade de direito público.
b) Papel de crédito público que não seja moeda de curso legal.
c) Selo destinado a controle tributário, papel selado ou qualquer papel de emissão legal destinado à arrecadação de tributo.
d) Suprimir, em qualquer desses papéis, quando legítimos, com o fim de torná-los novamente utilizáveis, carimbo ou sinal indicativo de sua inutilização.
e) Bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela União, por Estado ou por Município.

No caso dos crimes de falsidade de títulos e outros papéis públicos, se o autor do ilícito for funcionário público e praticar o crime prevalecendo-se do cargo, terá sua pena

a) aumentada de metade.
b) aumentada de sexta parte.
c) diminuída de sexta parte.
d) diminuída de metade.

Mais conteúdos dessa disciplina