Logo Passei Direto
Buscar
O Ministério da Saúde tem reafirmado o HumanizaSUS como política que atravessa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde. Esta política aposta na indissociabilidade entre
política de saúde e educação em saúde.
atenção à saúde e gestão dos serviços de saúde.
gestão dos serviços de saúde e política de saúde.
educação em saúde e atenção à saúde
a) política de saúde e educação em saúde.
b) atenção à saúde e gestão dos serviços de saúde.
c) gestão dos serviços de saúde e política de saúde.
d) educação em saúde e atenção à saúde
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas em relação à política do HumanizaSUS, que busca a humanização e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), podemos identificar que a política aposta na indissociabilidade entre diferentes áreas. Dentre as opções fornecidas: a) política de saúde e educação em saúde - Essa opção destaca a importância da relação entre a política de saúde e a educação em saúde, o que está alinhado com os princípios do HumanizaSUS. b) atenção à saúde e gestão dos serviços de saúde - Embora importantes, esses elementos não são o foco principal da política de humanização do SUS. c) gestão dos serviços de saúde e política de saúde - A gestão dos serviços de saúde é relevante, mas não é o principal enfoque da política do HumanizaSUS. d) educação em saúde e atenção à saúde - Essa opção também destaca uma relação importante, porém, a opção a) é mais abrangente e se encaixa melhor na proposta do HumanizaSUS. Portanto, a alternativa correta é: a) política de saúde e educação em saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n. 529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

a) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.
b) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.
c) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.
d) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.
e) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e Inter profissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.

(Residência/Sírio-Libanês/2021) A participação do Sistema Único de Saúde no enfrentamento dos quatro principais grupos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes, está estabelecida
a) em Políticas Públicas destinadas a modificar seus determinantes e fatores de risco em comum, como tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade.
b) no Programa Academia da Saúde, Programa de Aceleração do Crescimento, Programa Nacional de Calçadas Saudáveis, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa Saúde Toda Hora, todos com gestão exclusiva do Ministério da Saúde.
c) na distribuição gratuita de medicamentos, prevenção e assistência dos pacientes por médicos especialistas em DCNT, para os quais não há território definido ou população adstrita.
d) parcialmente incorreta, pois não existem hospitais especializados em cuidados prolongados, mas apenas unidades de internação dentro de hospitais gerais.
e) totalmente incorreta, pois são ações e serviços de alto custo incompatíveis com o orçamento do SUS.

Mais conteúdos dessa disciplina