Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito à questão racial dentro dessa discussão, pode-se considerar que a pós-modernidade, a despeito da multiplicidade de identidades que pode comportar e de sua característica híbrida, fluida, incontrolável, descentrada e polissêmica, não se coaduna com a ausência de identidade, mas com a supremacia de uma identidade eurocêntrica ocidental sobre as demais. Considerando-se que as identidades têm um caráter duplo, dependentes tanto da forma como os indivíduos se auto-identificam como da forma como os outros, externos ao grupo os identificam, os negros encontram na segunda forma uma forma de representação social negativa que influencia e marca sua identidade.
I. A construção da identidade se realiza de forma dialética, a partir da relação do eu com o outro, das noções de pertencimento e diferença.
II. As diferenças e desigualdades entre as pessoas são constituições naturais dos seres humanos, reproduzidas pela cultura.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A construção da identidade se realiza de forma dialética, a partir da relação do eu com o outro, das noções de pertencimento e diferença. Esta afirmação está alinhada com teorias sociológicas e filosóficas sobre a construção da identidade, considerando a influência do outro e das relações sociais nesse processo. Portanto, a afirmativa I é verdadeira. II. As diferenças e desigualdades entre as pessoas são constituições naturais dos seres humanos, reproduzidas pela cultura. Esta afirmativa está incorreta, pois as diferenças e desigualdades entre as pessoas não são constituições naturais dos seres humanos, mas sim construções sociais e culturais que podem ser questionadas e transformadas. Portanto, a afirmativa II é falsa. Com base na análise, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base na definição acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os papeis e as identidades desempenhados dentro de um jogo apenas fazem sentido enquanto são desempenhados no próprio jogo
PORQUE
II. O espaço e o sentido do jogo não podem ser compreendidos fora do seu próprio contexto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Os papeis e as identidades desempenhados dentro de um jogo apenas fazem sentido enquanto são desempenhados no próprio jogo
II. O espaço e o sentido do jogo não podem ser compreendidos fora do seu próprio contexto.
● As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Considerando os fragmentos acima, assinale a alternativa correta.
Nas sociedades atuais, os meios digitais e de comunicação de massa são importantes meios de sociabilidade e de formação da identidade.
Nas sociedades atuais, os meios digitais e de comunicação de massa são importantes meios de sociabilidade e de formação da identidade.
Nas sociedades contemporâneas, as identidades são mais rígidas e menos permeáveis à interferência externa.
Nas sociedades atuais, as identidades e a cultura ficam mais restritas à vida privada.
Na era contemporânea, os meios digitais e de comunicação perdem importância na formação da identidade diante da força do Estado.
Nas sociedades globais e capitalistas, as identidades nacionais e localizadas tornam-se mais fortes.

A partir das informações apresentadas, avalie as informações a seguir
II. A obra de arte suscita várias questões, entre as quais a relação entre os temores e as incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19 em sua escala mundial.
III. A obra reflete uma das funções sociais da arte e do artista, a saber, a função de intérpretes do momento histórico em que vivem.
I, apenas.
II e III apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

Considerando o trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A indústria cultural produz manifestações artísticas com conteúdos únicos e exclusivos
II. as diferenças entre um produto e outro não são reais, mas possuem um caráter classificador voltado à facilitação do seu consumo.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Segundo o fragmento acima, sobre a produção da arte e do artista é correto o que se afirma em:
O campo da arte é o campo da experimentação, da liberdade e do olhar original sobre as vivências humanas.
O campo da produção artística deve ser limitado pela moral de uma época para que a produção não constranja o expectador.
O elemento essencial da criação artística são as proposições morais da sociedade que devem conduzir e orientar a obra.
O campo da arte é o campo da experimentação, da liberdade e do olhar original sobre as vivências humanas.
O limite de toda produção artística é definido pelos campos da economia e da política.
A arte é uma representação social e deve, portanto, corresponder às expectativas do público.

Uma religião não se limita às questões doutrinárias ou aos rituais que são praticados no espaço religioso. Ela traz consigo uma dimensão ética que orienta a vida e o comportamento dos indivíduos que dela fazem parte. Jovem médico adventista realiza trabalho voluntário no Amazonas [...] Thiago Stange é um jovem médico, formado pela Universidade Adventista Del Plata há 2 anos, e decidiu separar alguns dias do mês de julho deste ano [reportagem de 2015] para ajudar outras pessoas que necessitam de amparo [...]. Junto com outros voluntários da Universidade Adventista de Loma Linda, nos Estados Unidos, Thiago esteve envolvido no projeto Salva Vidas Amazônia. O programa, que é mantido por um grupo de membros da Igreja Adventista, concentrou suas atividades próximo de Coari, município com aproximadamente 67 mil habitantes. Para chegar na cidade, são necessários mais de três dias viajando em um barco, em um trajeto de 460 quilômetros desde Manaus. Thiago esteve por 13 dias na região, atuando em feiras de saúde, consultas médicas e odontológicas.[...] JOVEM médico adventista realiza trabalho voluntário no Amazonas.Notícias Adventistas, set. 2015. Disponível em:https://noticias.adventistas.org/pt/noticia/projetos-sociais/jovem-medico-adventista-realiza-trabalho-voluntario-no-amazonas/. Acesso em: 11 abr. 2021. Considerando a experiência relatada e as reflexões e conteúdos trazidos no nosso material, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A experiência religiosa tem uma perspectiva ética, visto que aquilo que é vivenciado pelo indivíduo tem implicações em sua vida cotidiana.
II. A religião tem uma função social e isso não pode ser confundido com uma postura proselitista de buscar a conversão de uma sociedade, mas pode ser entendido como uma responsabilidade social coerente com os princípios de cada religião.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Os discursos e referenciais religiosos trazem contradições, sobretudo na relação com as mulheres e com a população LGBT. Um episódio emblemático que utilizou do discurso religioso para a opressão aconteceu com a jovem paquistanesa Malala. Quem é Malala, a paquistanesa que tomou um tiro porque queria estudar e agora viaja o mundo. Em 15 de janeiro de 2009, o Talibã proibiu 50 mil garotas que viviam em Suat, região de vales e cachoeiras no Paquistão, de estudar. Na mesma época, o jornal The New York Times publicou um documentário sobre uma estudiosa menina de 11 anos que sonhava em ser médica e prometia não se calar diante das imposições do grupo terrorista. Três anos mais tarde, Malala foi atingida por uma bala da cabeça, disparada por militantes do Talibã, enquanto voltava da escola. Ela sobreviveu ao atentado e sua história ganhou o mundo nos anos seguintes, transformando-a na voz internacional em defesa da educação de meninas no mundo e na mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos. [...] No Brasil, a proporção de meninos e meninas na escola atualmente é equilibrada. Mas em muitos países, essa é uma questão urgente. Conflitos locais, casamentos prematuros, trabalho infantil e custos elevados impedem mais de 130 milhões de garotas de irem à escola. Muitas delas, no Paquistão. Mas Malala nasceu em uma família diferente. Seu pai, Ziauddin Yousafzai, é ativista da educação e era dono de uma rede de escola no vale Suat, onde Malala e seus irmãos estudaram durante a infância. QUEM é Malala, a paquistanesa que tomou um tiro porque queria estudar e agora viaja o mundo. UOL, jul. 2018. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/07/06/quem-e-malala-a-paquistanesa-que-tomou-um-tiro-porque-queria-estudar-e-agora-viaja-o-mundo.htm. Acesso em: 16 abr. 2021. A história de Malala é referência da luta de mulheres por seus direitos e dos limites que a religião pode ter. Tendo como base a relação entre religião e questões sociais, analise as afirmações a seguir:
As religiões muitas vezes legitimam iniciativas de opressão e discriminações.
Sociedades teocráticas têm a característica comum de exclusão de mulheres dos espaços políticos.
No Brasil as mulheres conquistaram direitos, mesmo que eles ainda não tenham se consolidado.
A falta de acesso das mulheres à educação formal é um artifício histórico utilizado para a legitimação do poder patriarcal.
A discriminação da mulher é um problema superado em países democráticos.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
F, V, V, V, V.
V, V, F, V, V.
V, V, V, F, V.

Segundo o pensamento do autor, é possível afirmar que o sagrado Escolha uma opção: ● é uma experiência que revela que todas as religiões revelam o mesmo Deus. ● se manifesta apenas no espaço religioso. ● independe das condições históricas. ● é uma criação humana. ● é uma experiência historicamente circunstanciada.

a) é uma experiência que revela que todas as religiões revelam o mesmo Deus.
b) se manifesta apenas no espaço religioso.
c) independe das condições históricas.
d) é uma criação humana.
e) é uma experiência historicamente circunstanciada.

Mais conteúdos dessa disciplina