Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Analise a tirinha a seguir:

Os processos que ocorrem em cada um dos quadrinhos da tirinha, respectivamente, são:

a) fenômenos físicos, fusão e vaporização.
b) fenômenos químicos, fusão e vaporização.
c) fenômenos químicos, liquefação e evaporação.
d) fenômenos físicos, condensação e evaporação.
e) fenômenos químicos, sublimação e vaporização.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder corretamente a essa questão, é necessário analisar os processos que ocorrem em cada quadrinho da tirinha mencionada. Como não tenho acesso à tirinha, vou explicar os conceitos de cada alternativa para que você possa identificar a correta. a) Fenômenos físicos, fusão e vaporização - A fusão é um fenômeno físico (mudança de estado sólido para líquido) e a vaporização também é um fenômeno físico (mudança de líquido para gás). b) Fenômenos químicos, fusão e vaporização - A fusão não é um fenômeno químico, mas sim físico. c) Fenômenos químicos, liquefação e evaporação - A liquefação é um fenômeno físico (mudança de gás para líquido) e a evaporação também é física. d) Fenômenos físicos, condensação e evaporação - A condensação é um fenômeno físico (mudança de gás para líquido) e a evaporação é um fenômeno físico. e) Fenômenos químicos, sublimação e vaporização - A sublimação (mudança de sólido para gás) e a vaporização são fenômenos físicos. Com base nessa análise, se a tirinha envolve mudanças de estado físico, a alternativa correta seria a) fenômenos físicos, fusão e vaporização. Se houver processos químicos, você deve escolher a alternativa que melhor se encaixa. Portanto, a resposta correta depende do que está representado na tirinha. Se você puder identificar os processos, escolha a alternativa que melhor se alinha a eles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando os processos que ocorrem em cada quadrinho da tirinha, podemos identificar: 1. No primeiro quadrinho, vemos a queima do papel, que é um processo de transformação da matéria, indicando um fenômeno químico. 2. No segundo quadrinho, ocorre a fusão do gelo, que é a passagem do estado sólido para o líquido, caracterizando um fenômeno físico. 3. No terceiro quadrinho, observamos a chaleira liberando vapor, indicando a vaporização da água, que é um fenômeno físico. Dessa forma, os processos que ocorrem em cada um dos quadrinhos da tirinha, respectivamente, são: b) fenômenos químicos, fusão e vaporização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

AULA 01: MATÉRIA E SEPARAÇÃO DE MISTURAS
1 - A QUÍMICA COMO CIÊNCIA
A ciência costuma ser dividida em áreas, de acordo com o que é o seu foco de estudo. Assim, a Biologia estuda a vida, a Historia os fatos do mundo inteiro, bem como suas interações com o Homem, o Português as formas de comunicação, bem como as variantes linguisticas, e a Química estuda a matéria, isto é, tudo aquilo que possui massa e volume. Então, o foco de estudo da Química é tudo aquilo que vos cerca, inclusive você estudante. Mas ja foi citado acima, que a ciência que estuda os seres vivos é a Biologia, porém veremos a diante que todos nós somos matéria, e que somos compostos por partículas bem pequenas, chamadas de átomos. Assim, somos, também, por vezes, foco de estudo da Química. Nas palavras do cientista Carl Sagan : “Somos todos poeiras das estrelas” Então, prepare-se para o estudo de uma ciência extremamente rica em detalhes, para que possamos entender melhor o universo em que vivemos.
2 - CLASSIFICAÇÕES MACROSCÓPICAS DA MATÉRIA - ESTUDO MACROSCOPICO Como ja mencionado, a Química estuda a matéria. Assim sendo, é justo começarmos nossos estudos de química discutindo um pouco sobre a matéria.
3.1 - QUANTO AO ESTADO FÍSICO A matéria pode ser sólida, líquida ou gasosa.
3.1.1 - O ESTADO SÓLIDO Uma característica marcante do estado solido é a sua pouca fluidez, isto é, flui, se move muito pouco. Repare no esquema acima, que no estado sólido, as partículas se encontram bem ordenadas, “presas” umas as outras, sendo assim, com pouco grau de movimento. Isto explica sua baixa fluidez, o fato de sólidos terem volume e formas bem fixas etc.
3.1.2 - O ESTADO LÍQUIDO Ja o estado liquido apresenta uma melhor fluidez, tanto que assumem a forma do recipiente que os contêm. Por exemplo, ao colocarmos um copo de agua em um copo, a agua assume o formato do copo. Fluem melhor que os sólidos.
3.1.3 - O ESTADO GASOSO O estado gasoso apresenta ainda uma maior fluidez, tendo em vista que as partículas apresentam um grau de movimento bastante elevado, como se não estivessem presas umas as outras como no estado sólido. Assim, os gases não possuem um volume fixo, mas sim o volume do recipiente que os contêm, podendo assim ter volume variável.
3.1.4 - MUDANÇAS DE ESTADO O fato da matéria se apresentar no estado solido, por exemplo, não garante que ela sera para sempre um sólido. A própria água no estado sólido, gelo, pode sofrer transformações em seu estado físico. Assim, a matéria pode sofrer mudanças de estado físico. Estas transformações acontecem com absorção ou liberação de calor. Por exemplo, para promover a vaporização da água liquida, ela deve ser aquecida. Para promover a solidificação ela deve ser resfriada.
3.2 - QUANTO A COMPOSIÇÃO Não é novidade que a matéria é formada por substâncias. Assim, ela pode ser formada por uma única substância ou por várias substâncias. Então, é comum classificarmos a matéria em relação ao número de substâncias que a forma.
3.2.1 - SUBSTÂNCIA PURA O nome é bastante sugestivo, e refere-se a matéria formada por uma única substância. Exemplo: água + gelo
3.2.2 - MISTURAS Refere-se a matéria formada por mais de uma substância. Exemplo: Água + óleo de cozinha
3.3 - QUANTO AO NÚMERO DE FASES Chamamos de fase, qualquer porção uniforme da matéria. Assim, classificamos a matéria, também, em HOMOGÊNEA ou HETEROGÊNEA.
a) Homogênea: apresenta uma única fase, sendo assim, impossível de fazer qualquer distinção a olho nú. Exemplo: considere uma mistura formada por água e uma pitada de açúcar.
b) Heterogênea: apresenta mais de uma fase, podendo facilmente distingui-las a olho nú.
3.4 - QUANTO AO NUMERO DE ELEMENTOS QUÍMICOS: Rapidamente, elementos químicos são os tipos de atomos encontrados na natureza ou produzidos artificialmente. Assim, existem substancias formadas por um unico elemento, e substancias formadas por mais de um elemento químico.
a) Substancias simples: sao substancias formadas por um único elemento químico. Exemplo: H2 , N2 , O2 , He.
b) Substancias Compostas: sao substancias formadas por mais de um elemento químico. Exemplo: H2O , H2SO4 , C6H12O6 .
2 - PROPRIEDADES DA MATÉRIA
2.1 - PROPRIEDADES GERAIS: Sao propriedades comuns a toda a matéria, ou seja, toda a matéria, não interessa como seja a sua composição, terão em comum, estas propriedades. São elas: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.
2.2 - PROPRIEDADES ESPECIFICAS: Estas são as propriedades mais importantes, pois ajuda a distinguir e classificar a materia, como veremos adiante. Se dividem em propriedades físicas, organolepticas e funcionais.
a) Propriedades Fisicas As mais importantes sao o ponto de fusão, ponto de ebulição, e densidade. Neste momento daremos mais atenção a densidade, ponto de fusão e ebulição veremos mais adiante. Assim, definimos densidade como uma razão entre a massa e volume: A densidade ajuda a explicar muitas coisas, como por exemplo, o porquê de uma moeda afundar no mar e um navio que é muito mais pesado flutuar. Geralmente a unidade para a densidade é g/cm3 , e são valores tabelados, isto é ja fizeram o calculo da densidade para um grande numero de substancias. Porem precisamos decorar o valor de pelo menos uma destas substancias, que é a agua. Sua densidade vale 1g/cm3.
b) Propriedades Organolépticas Sao propriedades que perceb

Fenômenos químicos x fenômenos físicos: Até aqui demos uma olhada em fenômenos físicos, isto é mudanças de estados físicos. Porém, outro tipo de mudança esta bem presente na natureza, e ate mesmo em seu dia a dia, como o surgimento da ferrugem, onde antes existia apenas ferro metálico, ou o queimar de um papel pelo fogo, onde ocorre a formação de gases. Este tipo de transformação chamamos de fenômenos químicos. Diferente de uma transformação física, uma transformação química muda muito mais que simplesmente o estado fisico, muda a composição da matéria, ou seja, produz novas substâncias que antes não existiam. Exemplos: Vejamos a combustão do etanol: O etanol, de fórmula C2H6O, é transformado em novas substancias, no caso o dióxido de carbono e água. A transformação acima é chamada de REAÇÃO QUÍMICA.

Métodos físicos: Separar misturas homogêneas é um pouco mais difícil, se comparadas as misturas heterogêneas, e, por isso, os métodos mecânicos não são suficientes. Como separar uma mistura homogênea de água e sal de cozinha com os métodos apresentados até aqui? Assim, é necessário estudarmos novos métodos. a - Evaporação; b - Destilação Simples.

Marque a opção que apresenta apenas substâncias compostas.

a) 2 2 8H , O , S .
b) 2 3 2I , O , H O.
c) 3CO, He, NH .
d) 2 2 2H O, N , C .l
e) 2 2NO , H O, NaC .l

Todos os materiais utilizados para as pinturas, citados no texto, são

a) substâncias compostas puras.
b) de origem animal.
c) misturas de substâncias compostas.
d) de origem vegetal.
e) misturas de substâncias simples.

Mais conteúdos dessa disciplina