Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a nova visão acerca do atendimento educacional de pessoas com deficiência e crianças com necessidades educacionais especiais que a última LDBEN (9394/96) trouxe em seu texto, NÃO é afirmado/a no documento: A definição da Educação Especial como modalidade de ensino integrante do sistema educacional. A garantia de um profissional específico para acompanhar e ensinar, separadamente, cada aluno/a com necessidades educacionais especiais, não comprometendo assim a dinâmica e organização normal da classe. A flexibilização da organização escolar para atender às necessidades educacionais especiais das pessoas com deficiência e com superdotação. A atenção à qualificação dos professores especializados e comuns para a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais. A obrigatoriedade do atendimento de pessoas com deficiência em instituições privadas e públicas.
User badge image
Miih Pereira

ano passado

User badge image
Miih Pereira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A nova visão da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre o atendimento educacional de pessoas com deficiência e crianças com necessidades educacionais especiais não afirma a "garantia de um profissional específico para acompanhar e ensinar, separadamente, cada aluno/a com necessidades educacionais especiais, não comprometendo assim a dinâmica e organização normal da classe". A LDBEN enfatiza a inclusão e a flexibilização da organização escolar, promovendo a formação de professores e a integração dos alunos, ao invés de um atendimento segregado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A última LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trouxe uma nova visão acerca do atendimento educacional de pessoas com deficiência e crianças com necessidades educacionais especiais. No entanto, não é afirmado no documento que deve haver um profissional específico para acompanhar e ensinar, separadamente, cada aluno/a com necessidades educacionais especiais, não comprometendo assim a dinâmica e organização normal da classe. A abordagem inclusiva preconizada pela LDBEN busca a integração e a valorização da diversidade no ambiente escolar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Acerca da relação entre afetividade e aprendizagem, NÃO É CORRETO dizer que:
A afetividade está presente em todas as etapas do trabalho pedagógico, pois é o vínculo entre professor e aluno que sustenta o início da aprendizagem.
O professor é obrigado a amar igualmente a todos os seus alunos, como se fossem seus filhos, pois sem amor não há aprendizagem.
A afetividade permeia todo o processo de aprendizagem, dado que essa ocorre a partir de interações sociais.
Uma postura agressiva da parte do professor pode interferir nas estruturas mentais da criança, atuando sobre sua autoestima e até fazendo com que ela se creia incapaz de aprender algo.
Para que ocorra a aprendizagem, é necessário que se estabeleça um vínculo afetivo entre professor e aluno, de modo que a criança aprenda com aquele em que ela deposita confiança.
A afetividade que permeia a relação pedagógica não tem que ver, necessariamente, com o sentimento do amor (principalmente um amor materno/paterno), mas sim com o fato de que as mediações feitas pelo professor durante as aulas devem ser permeadas por atitudes de acolhimento, simpatia, respeito, compreensão e valorização do outro.

Diante da situação de não aprendizagem no contexto escolar, é correto afirmar que o psicopedagogo tem como função:
I – Promover a aprendizagem do sujeito considerando a influência da família e da escola e, paralelamente a isso, agir de maneira a permitir maior integração entre ambas as instituições.
II – Tratar as dificuldades e os transtornos de aprendizagem do aluno de maneira independente, ou seja, sem tomar conhecimento das ações da escola e do contexto familiar da criança.
III – Em sua atuação na escola, ele atua preventivamente junto ao professor com aconselhamentos metodológicos e orienta a família, propiciando um maior entrosamento entre os dois contextos.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Apenas a I está correta.
I e III estão corretas.

Leia as afirmacoes abaixo e identifique a resposta correta:
I – A aprendizagem saudável é aquela na qual o sujeito interage, pensa, reage diante do objeto do conhecimento e daquilo que lhe é proposto.
II – Para propiciá-la, é importante que a afetividade se estabeleça como um vínculo entre a construção do conhecimento e a aprendizagem, tornando esta última um processo desafiador para o sujeito.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Ambas as asserções são falsas.
As duas asserções são verdadeiras, mas a relação entre elas é falsa.
As duas asserções são verdadeiras e a relação entre elas também é verdadeira.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.

Complete as lacunas com os termos adequados:
A construção do sujeito, no sentido geral, remete-se diretamente ao desenvolvimento de aspectos físicos, (I) ________________, afetivos, emocionais e (II) ______________; sendo que eles não evoluem todos de maneira (III) _______________, isto é, no mesmo ritmo e sintonia.
I – cognitivos, II – familiares, III – saudável.
I – sociais, II – culturais, III – correta.
I – cognitivos, II – sociais, III – simultânea.
I – sociais, II – familiares, III – educada.
I – políticos, II – sentimentais, III – agradável.

A partir dessas imagens, podemos afirmar que, em relação à construção do conhecimento:
I – O professor precisa cuidar para que todos os seus alunos aprendam da mesma forma, no mesmo ritmo, de acordo com os mesmos métodos e sob a mesma abordagem dos conteúdos.
II – As crianças que não se adequam ao padrão de ensino estabelecido são exatamente aquelas crianças que padecem de transtornos e que possuem dificuldades de aprendizagem, afinal, seus desvios mentais e emocionais as impedem de acompanhar a turma, construindo o conhecimento corretamente, ou seja: de modo gradual, seriado e sincronizado com os colegas. Essas crianças precisam de tratamento psicopedagógico.
III – É preciso que o professor repense suas práticas de ensino, propiciando que o aluno saia de uma posição de passividade e interaja com o meio e com os objetos, construindo o conhecimento.
IV – Ensino é o mesmo que transmissão de conhecimento, por isso não há outra maneira de promover a aprendizagem que não seja por meio de uma ação padronizadora. Quando o professor falha nisso, surgem alunos dispersos e inadequados.
todas estão incorretas.
apenas a II está correta.
apenas a III está correta.
apenas a I está correta.
apenas a IV está correta.

Leia as asserções abaixo e identifique a resposta correta:
I – As intervenções psicopedagógicas devem ser variadas e coordenadas com a família e a escola.
II – Deve-se levar em consideração o ritmo de ensino e o ritmo de aprendizagem do aluno, oportunizando adaptações curriculares que permitam avanços no desempenho escolar e aprendizado de crianças e jovens.
Ambas as asserções estão incorretas.
A asserção I está correta, mas a asserção II está incorreta.
A asserção I está incorreta e a asserção II está correta.
As asserções estão corretas, mas a relação está incorreta.
As asserções estão corretas, bem como a relação estabelecida entre elas.

Considerando a historinha do Calvin e a discussão sobre as dificuldades e os transtornos de aprendizagem, bem como a importância da afetividade e da autoestima, é correto afirmar que:
As intervenções psicopedagógicas devem ser voltadas para o aumento de autoestima do aluno e ao investimento em suas potencialidades, para que, assim, ele possa se encorajar a superar obstáculos em relação à sua aprendizagem.
O psicopedagogo deve trabalhar apenas com o que é de interesse imediato do sujeito.
O psicopedagogo não tem o que fazer, isto é, não tem como intervir junto à criança ou ao jovem quando esse é desanimado e não acredita em seu próprio potencial.
As intervenções do psicopedagogo devem ser focadas naquilo que o sujeito não sabe e não naquilo que ele já domina; caso contrário, a criança ou o jovem não poderá avançar em sua aprendizagem.
O psicopedagogo deve adaptar o currículo e impor uma metodologia adequada para que o professor aja corretamente em sala de aula.

Leia as asserções abaixo e identifique a resposta correta:
I – Os distúrbios ou transtornos de aprendizagem relacionam-se a diversos fatores – sejam de ordem emocional, social, pedagógica ou orgânica – e podem ocorrer desde os estágios iniciais do desenvolvimento.
II – As deficiências caracterizam-se por uma perda – duradoura ou temporária – na estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica.
Ambas as asserções são corretas, mas a relação entre elas é falsa.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
As asserções são corretas, assim como a relação entre elas.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Ambas as asserções são falsas.

Notamos na tirinha que Charlie Brown apresenta uma baixa autoestima. Sobre essa temática da autoestima associada à aprendizagem, analise as afirmativas abaixo quanto à sua veracidade (Verdadeira ou Falsa):
I – A autoestima relaciona-se diretamente com a dimensão afetiva que permeia o processo de aprendizagem.
II – A autoestima liga-se à formação do autoconceito no sujeito, isto é, o conjunto de crenças e representações que ele possui sobre si.
III – A afetividade e os aspectos emocionais não têm a ver com uma noção de autoestima, afinal essa última é algo subjetivo e a aprendizagem se dá pela interação com o outro.
IV – As crianças pequenas não possuem um autoconceito de si mesmas, apenas os adultos constroem imagens e ideias acerca de si. Daí que a autoestima não tem conexão alguma com a aprendizagem ou com a relação pedagógica.
Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Falsa.
Verdadeira, Verdadeira, Verdadeira, Falsa.
Verdadeira, Verdadeira, Falsa, Falsa.
Falsa, Falsa, Verdadeira, Verdadeira.
Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Falsa.

Acerca da relação que os alunos, as famílias e a própria escola costumam estabelecer com as ideias de sucesso e fracasso, analise as afirmativas abaixo:
I – O sucesso escolar é visto pela criança como associado ao seu desempenho como pessoa, isto é, ser um bom aluno é para ela expressão do sucesso pessoal.
II – Para os pais, o sucesso da criança na escola seria como um atestado social que confirma o êxito dos pais na educação de seus filhos.
III – O fracasso na aprendizagem é identificado e relacionado ao indivíduo, à sua família e ao seu meio social.
apenas o II está correto.
todos estão incorretos.
apenas o III está correto.
apenas o I está correto.
todos estão corretos.

Mais conteúdos dessa disciplina