Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
2º QUESTÃO. A figura ilustra 2 instantes em que o pistão de uma máquina térmica ocupa duas posições (tempos) de volumes extremos. No primeiro tempo mostrado, há uma compressão máxima do gás dentro do cilindro, o qual exerce uma pressão p sobre as paredes do cilindro a uma temperatura T. No segundo tempo mostrado, o volume ocupado pelo gás é máximo, 3 vezes maior que o anterior, exercendo uma pressão 3 vezes menor que p, a uma temperatura 2 vezes maior que T. Durante a expansão volumétrica, a rápida abertura de uma válvula de escape permitiu a liberação de certa quantidade de gás para a fonte fria. A relação entre o número 1(n ) de mols do gás que havia no interior do cilindro no primeiro tempo e o número 2(n ) de mols do gás que permaneceu no cilindro no segundo tempo, 1 2n n , é igual a

A) 12.
B) 3.
C) 4.
D) 2,5.
E) 2.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para resolver essa questão, vamos aplicar a Lei dos Gases Ideais, que é expressa pela equação \( PV = nRT \), onde: - \( P \) é a pressão, - \( V \) é o volume, - \( n \) é o número de mols, - \( R \) é a constante dos gases, - \( T \) é a temperatura. No primeiro estado, temos: - Pressão: \( P \) - Volume: \( V \) - Temperatura: \( T \) No segundo estado, temos: - Pressão: \( \frac{P}{3} \) (3 vezes menor que \( P \)) - Volume: \( 3V \) (3 vezes maior que \( V \)) - Temperatura: \( 2T \) (2 vezes maior que \( T \)) Agora, vamos aplicar a equação dos gases ideais para os dois estados. 1. Para o primeiro estado: \[ P \cdot V = n_1 \cdot R \cdot T \] 2. Para o segundo estado: \[ \frac{P}{3} \cdot 3V = n_2 \cdot R \cdot 2T \] Simplificando a equação do segundo estado: \[ P \cdot V = n_2 \cdot R \cdot 2T \] Agora, igualando as duas expressões para \( PV \): \[ n_1 \cdot R \cdot T = n_2 \cdot R \cdot 2T \] Cancelando \( R \) e \( T \) (considerando que \( T \) não é zero): \[ n_1 = 2n_2 \] Isso significa que a relação entre \( n_1 \) e \( n_2 \) é: \[ \frac{n_1}{n_2} = 2 \] Portanto, a relação entre o número de mols do gás que havia no interior do cilindro no primeiro tempo e o número de mols que permaneceu no cilindro no segundo tempo é igual a 2. A alternativa correta é: E) 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a situação descrita, podemos utilizar a Lei de Boyle (P1*V1 = P2*V2) e a Lei de Charles (V1/T1 = V2/T2) para resolver o problema. No primeiro tempo: - Volume V1 - Pressão P - Temperatura T No segundo tempo: - Volume 3V1 - Pressão P/3 - Temperatura 2T Como a quantidade de gás é a mesma em ambos os tempos, podemos usar a equação dos gases ideais (n*R*T = P*V) para relacionar as quantidades de mols de gás nos dois tempos. Assim, temos: n1*R*T1 = P*V1 n2*R*T2 = (P/3)*(3V1) Dividindo as duas equações, temos: (n1/n2) = (P*V1)/(P/3 * 3V1) = 3 Portanto, a relação entre o número de mols de gás no primeiro tempo e no segundo tempo é 3. Assim, a alternativa correta é: B) 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4º QUESTÃO. Em um cilindro isolado termicamente por um pistão de peso desprezível encontra-se m 30 g= de água a uma temperatura de 0 C. A área do pistão é 2S 512 cm ,= a pressão externa é p 1atm.= Determine a que altura, aproximadamente, eleva-se o pistão, se o aquecedor elétrico, que se encontra no cilindro, desprende Q 24.200 J.= Dados: Despreze a variação do volume de água; 1cal 4,2 J;= R 0,082 atm L mol K;=   2H OM 18 g mol;= águac 1,0 cal g C;=  vaporL 540 cal g.=

A) 1,6 cm
B) 8,0 cm
C) 17,0 cm
D) 25,0 cm
E) 32,0 cm

6º QUESTÃO. No circuito esquematizado, a corrente i através da resistência R é dada por:

A) 2 2 1 1 R V RV R R R R RR − + +
B) 2 1 1 2 R V RV R R R R RR − + +
C) 1 2 2 1 RV R V RR R R R R + + +
D) 1 2 2 1 RV R V RR R R R R RR − + +
E) 1 1 2 2 RV R V R R R R RR + + +

8º QUESTÃO. No circuito abaixo, todos os resistores valem 2  . Sabendo que a corrente no resistor em destaque vale 2 A , o valor da tensão fornecida pela bateria vale:

A) 24 V
B) 28 V
C) 36 V
D) 44 V
E) 52 V

9º QUESTÃO. Suponha que um resistor R seja dependente da corrente que o atravessa, tal que a sua resistência elétrica é dada por ( )2R i= + . Esse resistor é ligado no circuito elétrico abaixo. Assinale a alternativa que corresponde à corrente i que circula no resistor R.

A) 2 Ai =
B) 1 Ai =
C) 105 5 A 2 i − =
D) 105 5 A 2 i + =
E) 105 5 Ai = −

11º QUESTÃO. Considere a situação descrita na figura abaixo, onde um corpo ???? de massa ???? e carga +???? está comprimindo, de uma distância ????, uma mola de constante elástica ????. Na região agem um campo gravitacional ???? e um campo elétrico ????, conforme a figura. No instante ???? = 0, o corpo é solto e passa a descrever a trajetória até o ponto ????, a partir do qual passa a estar somente sob a ação do campo gravitacional. Assinale a alternativa que corresponde ao valor de x para que o valor da altura máxima atingida seja igual a ℎ1/2.

A) √(2(2????????(ℎ1+ℎ2)−????????????1))/????
B) √(2(2????????ℎ1−????????????1))/????
C) √(2(2????????(ℎ1+ℎ2)−????????????1))/2????
D) 1/2√(2????????ℎ1−????????????1)/????
E) √(2????????ℎ1−????????????1)/????

12º QUESTÃO. Uma carga pontual, ????, é colocada em um dos vértices de um cubo. Calcule o fluxo de campo elétrico através do cubo.

A) ????/2????0
B) ????/4????0
C) ????/8????0
D) ????/????0
E) ????/6????0

Mais conteúdos dessa disciplina