Logo Passei Direto
Buscar
No modelo de Mediação Estruturada de Coogler, para criar uma atmosfera na qual se bloqueiam as estratégias competitivas e se fomenta e reforça a conduta cooperativa, a chave está:

a. Na definição clara dos temas.
b. Na definição clara de regras e normas. CORRETA. O modelo pressupõe que isto bloqueará as pautas competitivas.
c. Na legitimação do mediador.
d. Na utilização adequada do tempo.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A resposta correta é a opção b. Na definição clara de regras e normas. No modelo de Mediação Estruturada de Coogler, a definição clara de regras e normas é fundamental para bloquear as estratégias competitivas e fomentar a conduta cooperativa entre as partes envolvidas. Isso ajuda a criar um ambiente propício para a resolução de conflitos de forma colaborativa e eficaz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia atentamente a situação abaixo:
Durante a sessão de mediação, Arturo comenta com o mediador que não quer saber da mediação porque não é o responsável pelo que ocorreu, indicando que é a outra parte, Esther, que é a culpada de tudo.
A seguir, leia as ações da pessoa mediadora:
ATUAÇÃO 1. O mediador diz a Arturo: “bom, foi você que disse isso, mas talvez se investigássemos mais profundamente descobriríamos que é diferente de como você está contando”.
ATUAÇÃO 2. O mediador diz a Arturo: “na mediação, tratamos de maneira distinta o conceito de responsabilidade. Não como sinônimo de culpa, mas em referência a estar imerso, por qualquer causa, em uma determinada situação, sem entrar no mérito se alguém é culpado de algo”.
ATUAÇÃO 3. O mediador diz a Arturo: “a responsabilidade é um tema que não vamos tratar aqui. Eu tenho a minha opinião, mas eu a guardo para mim. Quando terminarmos o processo, poderei dizê-la a você”.
ATUAÇÃO 4. O mediador diz a Arturo: “Parece que Esther é a culpada de tudo, já que você se mostra muito abalado com a situação. Quem sabe eu poderia me reunir com ela para ver se posso convencê-la a se desculpar”.
Qual das intervenções acima é a mais correta, considerando a situação apresentada?

a. Atuação 1.
b. Atuação 2.
c. Atuação 3.
d. Atuação 4.

Qual das afirmações seguintes é a correta?

a. O mediador deve ter a sua própria teoria da mudança.
b. A mudança ocorre apenas na psicoterapia.
c. É o acordo que produz a mudança. CORRETA. O acordo deve preceder a mudança.
d. A mudança na mediação é só uma teoria.

De acordo com Kessler (1978) e Folberg eTaylor (1984), os encontros privados com as partes:

a. Não são recomendados em nenhum caso, porque afetam a neutralidade do mediador.
b. Podem ser realizados quando o conflito é muito elevado, ainda que sempre com a intenção de facilitar a continuidade da gestão conjunta. CORRETA. O objetivo é sempre facilitar o processo.
c. São recomendados em caso de violência e maltrato para que o agressor possa reconhecer os fatos.
d. Só devem ser realizados quando o conflito não for muito intenso, para não gerar desconfiança entre as partes.

Em seu papel facilitador, a pessoa mediadora:

a. Promove que as partes recuperem a capacidade para utilizar seus próprios recursos na abordagem do conflito. CORRETA. Esta é uma das funções essenciais desta facilitação.
b. Reduz os esforços das partes para encontrar uma solução, oferecendo alternativas viáveis.
c. Oferece informação legal e psicológica que evite esforços desnecessários aos participantes.
d. Fala com os advogados para que entendam o acordo de mediação.

Na mediação notamos, como mediadores, que uma das partes tem uma agenda oculta e que, portanto, tudo o que diz tem um propósito que não é o que ele/ela diz. Como mediadores, qual seria a intervenção mais adequada?

a. A mediação é como um quebra-cabeças em que todos os temas devem estar sobre a mesa. Isto deve ser advertido às pessoas que participam para que isto não ocorra.
b. O mediador deve saber até onde pode chegar. As partes são donas do processo e decidem quais temas querem e, sobretudo, quais temas não querem tratar no processo. O mediador poderia, se considerar imprescindível, induzir o aparecimento de um tema, mas sempre respeitando o campo da voluntariedade e da confidencialidade do processo. CORRETA. O mediador respeitará a agenda oculta e ajudará, se achar necessário, o aparecimento de um tema, mas respeitando os grandes princípios da mediação.
c. A alternativa B é a correta, salvo que o mediador não pode induzir o aparecimento de um tema que não quer ser exposto pelas pessoas que estão

Mais conteúdos dessa disciplina