Logo Passei Direto
Buscar

Geologia

Colégio Objetivo
08 - (PUC RS) Muitas catástrofes naturais abalam a humanidade, como terremotos, vulcanismos e maremotos. No Brasil, a ausência desses fenômenos é explicada pela:

a) existência de terrenos cristalinos antigos localizados nos limites de placas tectônicas.
b) ausência de rochas vulcânicas basálticas, indispensáveis na ocorrência de vulcões.
c) localização, distante de dorsais oceânicos e das bordas das placas tectônicas.
d) grande massa continental, que evita o escape do magma, mesmo estando em áreas de subducção.
e) localização na Placa Sul-Americana, que não se movimenta desde a era Mesozóica.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender a geologia do Brasil e a tectônica de placas. O Brasil está localizado no centro da Placa Sul-Americana, longe das bordas das placas tectônicas, onde ocorrem a maioria dos terremotos e vulcanismos. Vamos analisar as alternativas: a) Existência de terrenos cristalinos antigos localizados nos limites de placas tectônicas - Embora o Brasil tenha terrenos cristalinos, isso não explica a ausência de fenômenos naturais, pois eles estão longe das bordas. b) Ausência de rochas vulcânicas basálticas, indispensáveis na ocorrência de vulcões - O Brasil possui algumas rochas vulcânicas, mas a ausência de vulcões não se deve apenas a isso. c) Localização, distante de dorsais oceânicos e das bordas das placas tectônicas - Esta opção é correta, pois a localização do Brasil no centro da Placa Sul-Americana realmente explica a ausência de terremotos e vulcanismos. d) Grande massa continental, que evita o escape do magma, mesmo estando em áreas de subducção - O Brasil não está em uma área de subducção, então essa opção não se aplica. e) Localização na Placa Sul-Americana, que não se movimenta desde a era Mesozóica - Essa afirmação não é precisa, pois a Placa Sul-Americana se movimenta, mas de forma muito lenta e estável. Portanto, a alternativa correta é: c) localização, distante de dorsais oceânicos e das bordas das placas tectônicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas na questão, podemos identificar que a ausência de catástrofes naturais como terremotos, vulcanismos e maremotos no Brasil é explicada pela localização geográfica do país. Dentre as opções apresentadas: a) Existência de terrenos cristalinos antigos localizados nos limites de placas tectônicas - Esta opção não explica diretamente a ausência de catástrofes naturais no Brasil. b) Ausência de rochas vulcânicas basálticas, indispensáveis na ocorrência de vulcões - Embora seja um fator relevante, não é a explicação principal para a ausência de terremotos e maremotos. c) Localização, distante de dorsais oceânicos e das bordas das placas tectônicas - Esta opção corretamente explica a ausência de catástrofes naturais no Brasil, pois o país está localizado longe das regiões de intensa atividade sísmica e vulcânica. d) Grande massa continental, que evita o escape do magma, mesmo estando em áreas de subducção - Este fator não é o principal responsável pela ausência de terremotos e maremotos no Brasil. e) Localização na Placa Sul-Americana, que não se movimenta desde a era Mesozóica - Esta opção não explica adequadamente a ausência de catástrofes naturais no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: c) localização, distante de dorsais oceânicos e das bordas das placas tectônicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

02 - (CESJF MG) A forma de relevo predominante na Região Sul do Brasil

a) Planícies e pequenas coxilhas.
b) Serras e vales profundos.
c) Planaltos e pequenas coxilhas.
d) Montanhas e depressões periféricas.
e) Planaltos e Vales em formas de U.

Mais conteúdos dessa disciplina