Logo Passei Direto
Buscar
Diná é pedagoga em uma escola de EJA em Salgueiro (PE) e tem notado que os docentes consideram a avaliação mediadora um exercício complexo para ser executado, pois avaliam que a relação intensa que o método demanda não seria exequível. Isso em especial por conta das condições materiais, do alto número de estudantes por turma, carga horária reduzida das disciplinas, tempo de atendimento escasso entre professor-aluno e questões afins. Sendo assim, qual alternativa correta pode sugerir algumas possibilidades de saída para a pedagoga Diná?
A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa.
Diná deve fortalecer com os docente a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no “[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber” (HOFFMANN, 1994, p. 57).
A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas vale dizer, a palavra final deve ser sempre da pedagoga.
Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora.
A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, afinal, o que deve ser mediado são os conteúdos que essa última instância coloca para os professores e estudantes.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: 1. A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa. - FALSO. A avaliação mediadora é uma abordagem que busca promover o aprendizado e não deve ser considerada ultrapassada. 2. Diná deve fortalecer com os docentes a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no “[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber” (HOFFMANN, 1994, p. 57). - VERDADEIRO. Essa afirmativa está alinhada com a proposta de avaliação mediadora. 3. A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas vale dizer, a palavra final deve ser sempre da pedagoga. - FALSO. A avaliação mediadora deve ser um processo colaborativo, e a palavra final não deve ser apenas da pedagoga, mas sim um consenso entre todos os envolvidos. 4. Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora. - FALSO. A punição não é uma abordagem construtiva e não contribui para um ambiente de aprendizado positivo. 5. A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, afinal, o que deve ser mediado são os conteúdos que essa última instância coloca para os professores e estudantes. - VERDADEIRO. Essa afirmativa é válida, pois a avaliação mediadora pode ajudar a alinhar os conteúdos entre a escola e a secretaria de educação. Agora, vamos ver quais alternativas estão corretas: - a) I, II e III estão corretas. - FALSO (I e III estão incorretas). - b) II, III e IV estão corretas. - FALSO (III e IV estão incorretas). - c) III, IV e V estão corretas. - FALSO (III e IV estão incorretas). - d) I, IV e V estão corretas. - FALSO (I e IV estão incorretas). - e) II, IV e V estão corretas. - FALSO (IV está incorreta). A única afirmativa correta é a II e a V. Portanto, não há uma alternativa correta entre as opções apresentadas. Você pode precisar revisar as opções ou a formulação da pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: I. A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa. Falso, a avaliação mediadora é uma abordagem contemporânea que busca promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento dos estudantes, não sendo ultrapassada. II. Diná deve fortalecer com os docentes a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no processo de construção de conhecimento. Verdadeiro, essa ação é fundamental para promover uma relação de parceria e colaboração entre os professores e os estudantes. III. A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas a palavra final deve ser sempre da pedagoga. Verdadeiro, a avaliação mediadora envolve um diálogo constante e uma construção conjunta com os estudantes, porém é importante que haja uma coordenação e direcionamento por parte da pedagoga. IV. Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora. Falso, a punição não é uma abordagem adequada para promover a colaboração e o desenvolvimento dos professores e dos estudantes. V. A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, mediando os conteúdos propostos pela secretaria. Verdadeiro, a avaliação mediadora pode ser um elo importante entre a escola e a secretaria de educação, garantindo a mediação dos conteúdos propostos. Com base na análise, as afirmativas corretas são II, III e V. Portanto, a alternativa correta é: e) II, IV e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cada concepção de aprendizagem é esperada uma concepção correspondente de como deve ser a avaliação. Para Hoffmann, opõe-se à concepção de aprendizagem, entendida como “modificação de um comportamento que alguém que ensina produz em alguém que aprende”, a concepção de avaliação que significa:
o processo que revela como e o que o aluno aprendeu, como ele mudou o seu jeito de pensar, alcançando as expectativas previamente traçadas.
o controle frouxo exercido sobre o aluno de nada adianta no processo avaliativo do mesmo.
o controle permanentemente exercido sobre o aluno no intuito de ele chegar a demonstrar comportamentos definidos como ideais para o professor.
a ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.
um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação a metas educativas estabelecidas previamente.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina