Logo Passei Direto
Buscar
Questão 7/10 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o fragmento de texto:
“O ato de civilizar era visto como uma tentativa de impor à cidade padrões urbanos e comportamentais similares às capitais europeias, especialmente Paris. Foi essa a perspectiva da reforma urbana de 1904, projetada pelo prefeito Pereira Passos [para o Rio de Janeiro]. A reorganização do espaço urbano teve o objetivo de consolidar a inserção do Brasil no modelo capitalista internacional, facilitar a circulação de mercadorias [...] e construir espaços simbólicos que afirmassem os valores de uma elite cosmopolita. Era o sonho da Belle Époque tropical.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto, ele está disponível em: SIMAS, Luiz Antonio. Dos arredores da Praça XI aos terreiros de Osvaldo Cruz: uma cidade de pequenas Áfricas. Revista do Programa Avançado de Cultura contemporânea, ano 11, n. 1, 2016.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 1 (Vídeo 4, Tema 3: O país moderniza-se?) sobre o processo de modernização autoritária na Primeira República no Brasil, assinale a afirmativa correta:
A A modernização autoritária tinha como objetivo central a preservação do legado da miscigenação; por isso, considerava a herança africana no Brasil o caminho para alcançar a civilização.
B A chamada modernização autoritária se caracterizava pela imposição de um projeto civilizatório que alijava as classes populares e visava a disciplinarização dos corpos.
A
B
C
D
E
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao fragmento de texto e ao contexto da modernização autoritária na Primeira República no Brasil. A) A modernização autoritária tinha como objetivo central a preservação do legado da miscigenação; por isso, considerava a herança africana no Brasil o caminho para alcançar a civilização. - Esta afirmativa não reflete a realidade da modernização autoritária, que muitas vezes marginalizava a herança africana. B) A chamada modernização autoritária se caracterizava pela imposição de um projeto civilizatório que alijava as classes populares e visava a disciplinarização dos corpos. - Esta afirmativa está correta, pois a modernização autoritária realmente buscava impor um projeto civilizatório que excluía as classes populares e buscava disciplinar a sociedade. Portanto, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando o fragmento de texto fornecido e os conteúdos sobre o processo de modernização autoritária na Primeira República no Brasil, podemos identificar que a modernização autoritária se caracterizava pela imposição de um projeto civilizatório que alijava as classes populares e visava a disciplinarização dos corpos. Portanto, a afirmativa correta é: B) A chamada modernização autoritária se caracterizava pela imposição de um projeto civilizatório que alijava as classes populares e visava a disciplinarização dos corpos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - História e Historiografia do Brasil República. Considere a informação: “A repressão foi acentuada nessa fase mais autoritária do governo Dutra, em consonância com o clima internacional de bipolarização da guerra fria e com as perspectivas de controle sobre sindicatos do empresariado brasileiro que, embora afinado com o discurso liberal de abertura econômica e menor interferência estatal, manteve-se firme na defesa da estrutura sindical oficial, conservada intacta pela Constituição de 1946.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Marcelo Badaró, Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009. p. 81. Tendo em vista a informação e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre a repressão durante o governo Dutra, assinale a afirmativa que apresenta algumas de suas medidas repressivas: A Intervenções em sindicatos, suspensão de eleições sindicais, proibição de comícios e diversos decretos contra grupos de esquerda. Você assinalou essa alternativa (A) B Censura absoluta nas manifestações culturais e fim, a todo custo, da imprensa operária. C Estabelecimento de um sistema bipartidário no Brasil: um vinculado ao presidente militar, outro de oposição. D Fim do direito a reuniões políticas em universidades, grêmios estudantis e fechamento da União Nacional dos Estudantes. E Perseguição às ligas camponesas, criminalizando a pauta da reforma agrária.

A Intervenções em sindicatos, suspensão de eleições sindicais, proibição de comícios e diversos decretos contra grupos de esquerda.
B Censura absoluta nas manifestações culturais e fim, a todo custo, da imprensa operária.
C Estabelecimento de um sistema bipartidário no Brasil: um vinculado ao presidente militar, outro de oposição.
D Fim do direito a reuniões políticas em universidades, grêmios estudantis e fechamento da União Nacional dos Estudantes.
E Perseguição às ligas camponesas, criminalizando a pauta da reforma agrária.

Questão 3/10 - História e Historiografia do Brasil República. Leia o excerto de texto: “O 'Plano de Ação Imediata' aprovado nesse encontro previa, além das demandas econômicas já presentes na plataforma da nova direção da CNTI, uma 'campanha de esforços pelas reformas de base', que seria o norte da atuação política do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) nos dois anos seguintes.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Marcelo Badaró, Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009. p. 93. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre as pautas dos movimentos sociais durante o governo João Goulart, assinale a afirmativa correta: A A luta por “reformas de base” demonstrava a autonomia dos movimentos sociais, visto que reivindicavam algo que entrava em conflito com interesses governamentais. B A ameaça de um golpe militar coagia os movimentos sindicais a reivindicar o mínimo possível, encontrando a zona de conforto na luta por “reformas de base”. C As ligações históricas entre os diversos setores do movimento sindical e o Estado indicavam uma conciliação entre eles, o que podia ser percebido na luta por “reformas de base”. Você assinalou essa alternativa (C) D Apesar da defesa das reformas de base, os trabalhadores e, sobretudo, os camponeses eram contrários à reforma agrária, pois prejudicaria a estrutura fundiária do país. E Os movimentos sociais entendiam a pauta por “reformas de base” como forma de criar as condições para aplicar um golpe comunista no país.

A A luta por “reformas de base” demonstrava a autonomia dos movimentos sociais, visto que reivindicavam algo que entrava em conflito com interesses governamentais.
B A ameaça de um golpe militar coagia os movimentos sindicais a reivindicar o mínimo possível, encontrando a zona de conforto na luta por “reformas de base”.
C As ligações históricas entre os diversos setores do movimento sindical e o Estado indicavam uma conciliação entre eles, o que podia ser percebido na luta por “reformas de base”.
D Apesar da defesa das reformas de base, os trabalhadores e, sobretudo, os camponeses eram contrários à reforma agrária, pois prejudicaria a estrutura fundiária do país.
E Os movimentos sociais entendiam a pauta por “reformas de base” como forma de criar as condições para aplicar um golpe comunista no país.

Questão 1/10 - História e Historiografia do Brasil República Considere a informação: “A repressão foi acentuada nessa fase mais autoritária do governo Dutra, em consonância com o clima internacional de bipolarização da guerra fria e com as perspectivas de controle sobre sindicatos do empresariado brasileiro que, embora afinado com o discurso liberal de abertura econômica e menor interferência estatal, manteve-se firme na defesa da estrutura sindical oficial, conservada intacta pela Constituição de 1946.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Marcelo Badaró, Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009. p. 81. Tendo em vista a informação e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre a repressão durante o governo Dutra, assinale a afirmativa que apresenta algumas de suas medidas repressivas: A Intervenções em sindicatos, suspensão de eleições sindicais, proibição de comícios e diversos decretos contra grupos de esquerda. Você assinalou essa alternativa (A) B Censura absoluta nas manifestações culturais e fim, a todo custo, da imprensa operária. C Estabelecimento de um sistema bipartidário no Brasil: um vinculado ao presidente militar, outro de oposição. D Fim do direito a reuniões políticas em universidades, grêmios estudantis e fechamento da União Nacional dos Estudantes. E Perseguição às ligas camponesas, criminalizando a pauta da reforma agrária.

A Intervenções em sindicatos, suspensão de eleições sindicais, proibição de comícios e diversos decretos contra grupos de esquerda.
B Censura absoluta nas manifestações culturais e fim, a todo custo, da imprensa operária.
C Estabelecimento de um sistema bipartidário no Brasil: um vinculado ao presidente militar, outro de oposição.
D Fim do direito a reuniões políticas em universidades, grêmios estudantis e fechamento da União Nacional dos Estudantes.
E Perseguição às ligas camponesas, criminalizando a pauta da reforma agrária.

Mais conteúdos dessa disciplina