Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

ESTÁCIO
São Tipologias de fraudes em licitações, EXCETO: a. Parcelamento da licitação. b. Emergências indevidas para contratação por dispensa. c. Elaboração de editais que restringem a competitividade. d. Execução de certames sem a publicidade do edital.
User badge image
Diego Albuquerque

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a. Parcelamento da licitação - O parcelamento da licitação é uma prática fraudulenta comum, onde a licitação é dividida em partes menores para favorecer determinados concorrentes. Portanto, esta é uma tipologia de fraude em licitações. b. Emergências indevidas para contratação por dispensa - Criar situações de emergência falsas para justificar a dispensa de licitação é uma forma de fraude em licitações. c. Elaboração de editais que restringem a competitividade - Esta prática também é considerada uma tipologia de fraude em licitações, pois prejudica a concorrência justa. d. Execução de certames sem a publicidade do edital - Realizar certames sem a devida publicidade do edital é uma prática que vai contra a transparência e a competitividade necessárias em processos licitatórios. Portanto, a opção que NÃO representa uma tipologia de fraude em licitações é: a. Parcelamento da licitação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa INCORRETA com relação às fases de um processo de auditoria:
a. Durante a fase de execução, se a equipe entender que questões de auditoria precisam ser realinhadas ou acrescentadas, não se deve retroagir e modificar a matriz de planejamento para atualizar a fase de planejamento.
b. Planejamento é a etapa na qual é definida a estratégia e a programação dos trabalhos de auditoria, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, determinando os prazos, as equipes de profissionais e outros recursos necessários para que os trabalhos sejam eficientes, eficazes e efetivos, e realizados com qualidade, no menor tempo e com o menor custo possível.
c. A fase de execução é o momento ideal para identificarmos a cadeia de responsabilidades do achado de auditoria.
d. Com a fase de planejamento bem definida, uma execução bem direcionada, a expectativa será de um relatório objetivo, com qualidade, com apontamentos relevantes e concluído de forma mais célere.

Com relação aos regimes de execução contratual previstos no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), assinale a alternativa correta:
a. A Lei do RDC estabelece a aplicação preferencial do regime de preço unitário.
b. Recomenda-se a licitação de obras rodoviárias pelo regime de preço global em qualquer circunstância, independentemente do grau de maturidade e desenvolvimento dos projetos de engenharia.
c. Pode-se dizer que a Lei do RDC elencou a contratação integrada como um regime preferencial de execução, cuja utilização pelo gestor prescinde de qualquer justificativa técnica ou econômica.
d. A contratação integrada compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.

Com relação à contratação Integrada assinale a alternativa INCORRETA:
a. Na contratação integrada não se aplica a vedação se o autor do projeto básico participar da execução da obra.
b. O uso da contratação integrada não pode ser associado à utilização de mecanismos de remuneração variável.
c. Pode-se afirmar, então, que a contratação integrada é equivalente a uma contratação simultânea dos projetos básico/executivo e de uma posterior execução da obra no regime de empreitada integral.
d. Na contratação integrada, a vedação legal ao aditamento não impede a alteração do projeto, significando apenas que a alteração constituirá obrigação exclusiva do particular contratado assumir a responsabilidade técnica e os encargos econômicos relativos à revisão do projeto por ele elaborado.

A respeito dos Estudos Técnicos Preliminares, de acordo com a legislação vigente e com o Manual de Auditoria de Obras Públicas do IBRAOP, avalie os itens abaixo e aponte a assertiva correta:
a. Os estudos preliminares englobam o programa de necessidades, os estudos de viabilidade e o anteprojeto.
b. Esboços do projeto arquitetônico são elementos suficientes para subsidiar os estudos técnicos preliminares de uma licitação de obra de engenharia.
c. O programa de necessidade e os estudos de viabilidade técnica são elaborados com base no projeto básico, de modo a comprovar as soluções nele adotadas.
d. O objetivo dos estudos de viabilidade é justificar a execução de uma ação. Desse modo, sua conclusão sempre é favorável à realização do empreendimento.

A respeito dos Estudos Técnicos Preliminares, de acordo com a legislação vigente e com a norma PROC IBR GER 001/2015, avalie os itens abaixo e aponte a assertiva correta:
a. A elaboração dos estudos técnicos preliminares visa descrever com clareza um problema ou necessidade e avaliar possibilidades de solução sob o enfoque técnico, econômico, social e ambiental, de modo a auxiliar o gestor na tomada de decisões.
b. As restrições legais com relação ao Código de Obras e Uso do Solo Municipal devem começar a ser listadas e avaliadas na elaboração do projeto básico.
c. O levantamento topográfico, ensaios geotécnicos, projeto estruturas e detalhamento de armaduras são elaborados no âmbito do projeto básico.
d. A verificação das restrições e procedimentos para ligação junto às concessionárias dos serviços públicos devem ser realizadas durante a execução do contrato.

Marque a resposta verdadeira quanto ao Projeto Básico:
a. É na fase de projeto básico que serão escolhidas as opções com a melhor relação custo-benefício das possibilidades de projetos.
b. Deve haver projeto básico mesmo em casos de dispensa por emergência.
c. A licitação sempre se fundamenta no projeto básico.
d. O Projeto Básico deve sempre assegurar o devido tratamento dos impactos ambientais.

Em que fase do projeto deve ser assegurada a viabilidade do empreendimento?
a. Projeto Básico.
b. Estudos Técnicos Preliminares.
c. Projeto Executivo.
d. Anteprojeto.

Marque a resposta verdadeira quanto as licitações:
a. Em hipótese alguma não pode restringir a competitividade no processo licitatório.
b. A prestação de garantia para a comprovação da capacidade financeira das licitantes é limitada em 5% do valor estimado do contrato.
c. É cláusula restritiva exigência de Certidão de Acervo Técnico (CAT) no nome das empresas.
d. Para grandes empreendimentos faz-se necessário exigir, como condição de habilitação das empresas licitantes, que a visita técnica seja realizada por um engenheiro, com CREA local.

A respeito dos regimes de execução previstos na legislação vigente, para obras e serviços de engenharia, avalie as assertivas e indique a correta.
Escolha uma opção:
a. Para licitação de obras e serviços de engenharia, a legislação prevê a contratação integrada como um dos regimes a ser adotado preferencialmente.
b. A falta de orçamento detalhado anexo ao edital, inclusive para contratação integrada, fere o princípio da legalidade.
c. A empreitada por preço global é indicada quando o contratante não domina o escopo a ser contratado.
d. Ao se adotar o regime de contratação integrada, é permitida a realização da obra ou do serviço sem projeto executivo.

Mais conteúdos dessa disciplina