Logo Passei Direto
Buscar
"Cada um dos quatro paradigmas - funcionalista, interpretativista, humanista radical e estruturalista radical - reflete uma rede de escolas de pensamento relacionadas, diferenciadas na abordagem e na perspectiva, mas compartilhando suposições comuns fundamentais sobre a natureza da realidade de que tratam" (Morgan, 2005, p.61). Com base neste trecho, avalie as afirmativas:
I. O paradigma funcionalista é baseado na suposição de que a sociedade tem existência concreta e real, e um caráter sistêmico orientado para produzir um sistema social ordenado e regulado.
II. O paradigma interpretativista é baseado na visão de que o mundo social possui uma situação ontológica duvidosa e de que o que se passa como realidade social não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos.
III. O paradigma estruturalista radical, enfatiza como a realidade é socialmente construída e sustentada, mas vincula sua análise ao interesse no que pode ser descrito como patologia da consciência, por meio da qual os seres humanos se tornam aprisionados nos limites de realidade que eles mesmos criam e sustentam.
IV. O paradigma humanista radical está preocupado em entender essas tensões intrínsecas e o modo como os que possuem o poder na sociedade procuram se manter nessa posição por meio de diversos modos de dominação.
É (são) correta(s):
I, II e III, apenas
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas

User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O paradigma funcionalista é baseado na suposição de que a sociedade tem existência concreta e real, e um caráter sistêmico orientado para produzir um sistema social ordenado e regulado. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o funcionalismo vê a sociedade como um sistema que funciona de maneira integrada. II. O paradigma interpretativista é baseado na visão de que o mundo social possui uma situação ontológica duvidosa e de que o que se passa como realidade social não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o interpretativismo enfatiza a construção social da realidade. III. O paradigma estruturalista radical enfatiza como a realidade é socialmente construída e sustentada, mas vincula sua análise ao interesse no que pode ser descrito como patologia da consciência, por meio da qual os seres humanos se tornam aprisionados nos limites de realidade que eles mesmos criam e sustentam. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o estruturalismo radical analisa como as estruturas sociais limitam a percepção da realidade. IV. O paradigma humanista radical está preocupado em entender essas tensões intrínsecas e o modo como os que possuem o poder na sociedade procuram se manter nessa posição por meio de diversos modos de dominação. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o humanismo radical analisa as relações de poder e dominação. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: nenhuma das opções apresentadas. Se precisar de mais ajuda, estou à disposição!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O paradigma funcionalista é baseado na suposição de que a sociedade tem existência concreta e real, e um caráter sistêmico orientado para produzir um sistema social ordenado e regulado. Verdadeiro, essa afirmativa está correta ao descrever a base do paradigma funcionalista. II. O paradigma interpretativista é baseado na visão de que o mundo social possui uma situação ontológica duvidosa e de que o que se passa como realidade social não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta ao descrever a base do paradigma interpretativista. III. O paradigma estruturalista radical enfatiza como a realidade é socialmente construída e sustentada, mas vincula sua análise ao interesse no que pode ser descrito como patologia da consciência, por meio da qual os seres humanos se tornam aprisionados nos limites de realidade que eles mesmos criam e sustentam. Verdadeiro, essa afirmativa está correta ao descrever o paradigma estruturalista radical. IV. O paradigma humanista radical está preocupado em entender essas tensões intrínsecas e o modo como os que possuem o poder na sociedade procuram se manter nessa posição por meio de diversos modos de dominação. Falso, essa afirmativa não descreve corretamente o paradigma humanista radical, que está mais relacionado ao desenvolvimento do potencial humano, à liberdade e à autonomia. Portanto, os itens corretos são I, II e III. A alternativa que contém todos os itens corretos é: I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ideia básica da Escola Clássica da Administração é a de que o trabalhador deveria realizar o maior número de tarefas possíveis, de modo a reduzir a divisão excessiva do trabalho, uma vez que essa seria a causa da lentidão e da fadiga. Está correto apenas o que se afirma em:
II e IV
III, IV e V
I, II e IV

Mais conteúdos dessa disciplina