Logo Passei Direto
Buscar
Uma fração nitrogênio não proteico sérico se dá pela formação de todos os compostos nitrogenados, exceto proteínas. O rim possui papel fundamental na eliminação da maioria desses compostos do organismo. Uma vez formado a dosagem destas substâncias na rotina laboratorial faz parte do estudo do “status” ou avaliação da função renal do paciente

e. Ureia, Creatinina e Ácido úrico
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A fração de nitrogênio não proteico sérico é composta por todos os compostos nitrogenados, exceto proteínas. O rim desempenha um papel fundamental na eliminação da maioria desses compostos do organismo. A dosagem de substâncias como ureia, creatinina e ácido úrico na rotina laboratorial é essencial para avaliar o "status" ou a função renal do paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mediante o contexto, analise as asserções sobre as lipoproteínas.
Assinale a sequência correta marcando V (verdadeiro) e F (Falso).
( ) VLDL - Os triacilgliceróis produzidos no fígado são distribuídos para outros tecidos do corpo (principalmente músculo e tecido adiposo) pelas VLDLs, estas mesmas têm também um pouco de colesterol e de ésteres de colesterol em sua estrutura. Após serem liberadas pelo fígado, ganham as apolipoproteínas e as HDLs circulantes.
( ) IDL - São formadas quando triacilglicerídeos são quebrados e removidos das VLDLs. Essas lipoproteínas são direcionadas da corrente sanguínea para o fígado, onde a ligação das apolipoproteínas ao na superfície do hepatócito faz com que esse complexo seja endocitado pela célula.
( ) LDL- Essa lipoproteína é responsável pelo transporte de colesterol para os diferentes tecidos extra-hepáticos. LDLs são internalizadas pelas células dos diferentes tecidos através de seu receptor de LDL nos tecidos por endocitose, sendo esta predominantemente no fígado.
( ) HDL – Faz o transporte reverso, ou seja, do tecido periférico para o tecido hepático para metabolização. Quando o HDL sai do intestino e do fígado pobre em colesterol, e vai adquirindo essa molécula enquanto está na circulação sanguínea. Portanto, ele tem a função de capturar moléculas de colesterol que estejam livres na circulação, o que pode fazer esterificados esses colesteróis pela ação da LCAT.

a. V, V, V e V

Exames realizados na Bioquímica Clínica são fundamentais para o entendimento e análise dos resultados e procedimentos das dosagens obtidas. No laboratório são divididos os processos em 3 fases:
a) Fase pré-analítica;
b) Fase analítica;
c) Fase pós-analítica (MOTTA, 2009).
Assinale a alternativa correta em relação às afirmações sobre as fases dos processos laboratoriais.

d. Fase pré-analítica: esta fase é corresponde a avaliar o pedido

Assinale a alternativa correta em relação às afirmações sobre as fases dos processos laboratoriais.

I) O paciente deverá ser orientado, o material que deverá ser analisado é coletado, manipulado e conservado para posterior análise. Nessa fase ocorre maior incidência de erros referentes aos laboratórios.

II) Fase analítica: os aparelhos utilizados são automatizados, garantindo um maior percentual de acertos. Isso diminui os erros, que geralmente acontecem por aparelhos descalibrados e/ou reagentes vencidos.

III) Fase pós-analítica: laudos são os principais erros ocorridos nesta fase, principalmente por erros de digitação, não informação de interferentes no exame, erros de exames etc.

e. IV está correta

Mais conteúdos dessa disciplina