Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos princípios que devem nortear a elaboração do orçamento, analise: I. A Constituição Federal brasileira adota explicitamente o princípio da exclusividade na elaboração da lei orçamentária anual, entretanto, ressalva os casos de autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito. II. O artigo 5º da Lei no 4.320/64, ao estabelecer que a lei orçamentária não consigne dotações globais destinadas a atender indiferentemente a diversos tipos de despes
I. A Constituição Federal brasileira adota explicitamente o princípio da exclusividade na elaboração da lei orçamentária anual, entretanto, ressalva os casos de autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito.
II. O artigo 5º da Lei no 4.320/64, ao estabelecer que a lei orçamentária não consigne dotações globais destinadas a atender indiferentemente a diversos tipos de despes
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Você mencionou que a questão possui múltiplas alternativas, mas parece que a descrição da pergunta está incompleta. Infelizmente, não consigo visualizar todas as opções de resposta. Por favor, você poderia criar uma nova pergunta com a descrição completa para que eu possa te ajudar adequadamente?

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1) (ESAF – AFC/STN –2008) Constitui evidência do princípio da unidade orçamentária:

a) um orçamento que contenha todas as receitas e todas as despesas.
b) um único orçamento é examinado, aprovado e homologado e ainda a existência de um caixa único e uma única contabilidade.
c) a existência de um orçamento que abranja tanto a área fiscal como a área previdenciária e o investimento das estatais.
d) uma lei orçamentária anual que não contenha matéria estranha ao orçamento.
e) um orçamento que abranja os Três Poderes da União.

NÃO se trata de princípio constitucional financeiro, mas de princípio constitucional tributário, o princípio da:

(A) anterioridade.
(B) universalidade.
(C) unidade.
(D) publicidade.
(E) não-vinculação dos impostos

No Brasil, para que o controle orçamentário se tornasse mais eficaz, ao longo dos anos, tornou-se necessário estabelecer alguns princípios que orientassem a elaboração e a execução do orçamento. Assim, foram estabelecidos os chamados “Princípios Orçamentários”, que visam estabelecer regras para elaboração e controle do Orçamento. No tocante aos Princípios Orçamentários, indique a opção correta.

a) O orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Poder deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro.
b) O princípio da exclusividade veda a inclusão, na lei orçamentária anual, de autorização para aumento da alíquota de contribuição social, mesmo respeitando-se o prazo de vigência previsto na Constituição.
c) A vinculação de receitas de taxas a fundos legalmente constituídos é incompatível com o princípio da não-afetação, definido na Constituição Federal.
d) O princípio da especificação estabelece que a lei orçamentária anual deverá especificar a margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
e) O princípio do equilíbrio é constitucionalmente fixado e garante que o montante das receitas correntes será igual ao total das despesas correntes.

A vinculação de receitas de impostos a órgão, fundo, ou despesa é defesa, salvo quanto à repartição do produto da arrecadação do seguinte tributo:

(A) IPTU.
(B) ISS.
(C) IOF.
(D) II.
(E) CIDE.

A respeito do orçamento público, a Constituição Federal consagra o princípio da não-vinculação de receitas de impostos a órgãos, fundos ou despesas com várias ressalvas onde admite-se vinculação de receita. Dentre tais ressalvas constitucionais cita-se a (A) repartição do produto da arrecadação dos impostos sobre importação e sobre exportação de produtos. (B) destinação de recursos para as ações e serviços públicos relacionados com a segurança pública. (C) destinação de recursos para realização de atividades relacionadas com a segurança nacional. (D) destinação de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária. (E) prestação de garantias às operações de crédito em geral, exceto por antecipação de receita.

A) repartição do produto da arrecadação dos impostos sobre importação e sobre exportação de produtos.
B) destinação de recursos para as ações e serviços públicos relacionados com a segurança pública.
C) destinação de recursos para realização de atividades relacionadas com a segurança nacional.
D) destinação de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária.
E) prestação de garantias às operações de crédito em geral, exceto por antecipação de receita.

Está correto o que consta APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II e III. (E) IV.
I) Correto. As exceções ao princípio da exclusividade são autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, mesmo que por antecipação de receita.
II) Errado. A não consignação de dotações globais para indiferentes despesas não contraria nenhum princípio. A consignação de dotações globais para indiferentes despesas contraria o princípio da especificação.
III) Errado. O examinador trata do Artigo 167 da CF/88: § 2º - Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos plementares. (C) O princípio da anualidade não implica que o orçamento coincida com o ano civil. (D) O princípio da universalidade admite exceções no tocante à fixação das despesas. (E) O princípio orçamentário da unidade não está previsto na Lei no 4.320/64.
a) Errada. Já vimos que há exceções ao princípio da não-afetação de receitas.
b) Correta. Autorização para abertura de créditos suplementares é uma das exceções ao princípio da exclusividade. A outra é autorização para operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária.
c) Errada. O princípio da anualidade ou periodicidade determina que o orçamento coincida com o ano civil.
d) Errada. Não há exceções ao princípio da universalidade.
e) Errada. O princípio da unidade tem previsão na Lei 4320/64: Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade
a) Errada. Já vimos que há exceções ao princípio da não-afetação de receitas.
b) Correta. Autorização para abertura de créditos suplementares é uma das exceções ao princípio da exclusividade. A outra é autorização para operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária.
c) Errada. O princípio da anualidade ou periodicidade determina que o orçamento coincida com o ano civil.
d) Errada. Não há exceções ao princípio da universalidade.
e) Errada. O princípio da unidade tem previsão na Lei 4320/64: Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade

A respeito dos Princípios de Direito Financeiro, assinale a afirmativa incorreta.
(A) O princípio da unidade orçamentária, expressamente previsto na Constituição de 1988, significa que o orçamento, para ser mais eficaz, deverá ser elaborado em um documento legal único.
(B) Com base no princípio da legalidade, a Constituição de 1988 disciplina o aspecto formal em que deve ser pautado o sistema orçamentário, reservando ao Poder Executivo a competência privativa para encaminhar o projeto de lei orçamentária anual.
(C) A vedação quanto à transposição, ao remanejamento ou à transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa, é considerado pela doutrina como princípio da proibição de estorno.
(D) A Constituição de 1988 veda, com as devidas ressalvas, a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.
(E) A afirmativa de que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa exterioriza o princípio da exclusividade orçamentária.
a) É a incorreta. Parte significativa da doutrina entende que o Princípio da Unidade está na CF/88, quando em seu artigo 165 determina: § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá: I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
b) Correta. A CF disciplina o aspecto formal do Orçamento com base na Lei, como neste artigo: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Ainda, conforme a alternativa afirma, reserva ao Poder
c) Incorreta. O princípio da proibição de estorno não se refere à transposição, remanejamento ou transferência de recursos, mas sim à impossibilidade de cancelamento de dotações orçamentárias.
d) Correta. A vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa é vedada pela Constituição, exceto nos casos previstos.
e) Correta. O princípio da exclusividade orçamentária determina que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.

(FCC – Procurador de Contas – TCE/RR – 2008) A Constituição Federal, quando se refere ao orçamento público, veda a:
(B) realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.
(A) vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, sem qualquer ressalva.
(C) concessão ou utilização de créditos limitados.
(D) transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem autorização do Ministro da Fazenda.
(E) instituição de fundos de qualquer natureza, sem autorização expressa do Chefe do Poder Executivo.

(CESPE – Analista Judiciário – Administrativo - TRE/GO – 2008) Entre os princípios orçamentários, há o denominado princípio da unidade. Assinale a opção correspondente à definição correta desse princípio.
D Cada ente federativo deve aprovar uma única lei orçamentária.
A Todas as receitas e despesas públicas devem ser incluídas na lei orçamentária.
B Todas as receitas e despesas públicas devem ser consignadas pelos seus valores brutos, vedadas as deduções de qualquer natureza.
C Os conceitos e critérios de elaboração da lei orçamentária devem ser uniformes ao longo do tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina