Logo Passei Direto
Buscar
15) Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta. (Exame OAB/CESPE UnB. 2008.2)

a) O agente que preconceituosamente se refere a alguém como velho surdo, ciente da idade e deficiência da pessoa, comete uma das modalidades do crime de racismo.
b) O agente que atribui a alguém a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputação, comete o crime de calúnia.
c) O agente que imputa a alguém a conduta de mulherengo, no intuito de ofender sua reputação, comete o crime de injúria.
d) O agente que designa alguém como ladrão, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamação.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) O agente que preconceituosamente se refere a alguém como velho surdo, ciente da idade e deficiência da pessoa, comete uma das modalidades do crime de racismo. - Esta afirmação está incorreta, pois o crime de racismo está relacionado à discriminação racial, não a características individuais como idade ou deficiência. b) O agente que atribui a alguém a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputação, comete o crime de calúnia. - Esta afirmação está correta, pois a calúnia é a imputação falsa de um crime a alguém. c) O agente que imputa a alguém a conduta de mulherengo, no intuito de ofender sua reputação, comete o crime de injúria. - Esta afirmação está incorreta, pois a imputação de conduta negativa que ofenda a reputação de alguém configura difamação, não injúria. d) O agente que designa alguém como ladrão, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamação. - Esta afirmação está correta, pois difamação é a imputação de fato ofensivo à reputação de alguém. Portanto, a opção correta é: d) O agente que designa alguém como ladrão, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

11) Com relação à aplicação das medidas de segurança aos inimputáveis, o nosso Código Penal adotou o sistema:
a) vicariante, aplicando-se somente medida de segurança;
b) duplo binário, aplicando-se pena e a medida de segurança ao mesmo tempo;
c) duplo binário, aplicando-se primeiro a medida de segurança e, em seguida, a pena;
d) vicariante, aplicando-se a pena ou medida de segurança;
e) duplo binário, primeiro a pena e depois medida de segurança.

12) A suspensão condicional da pena é providência que evita a prisão de condenados a penas de duração curta, sendo certo que sua concessão depende do atendimento de certos requisitos. Neste tema, o que se entende por sursis humanitário?
a) É aquele concedido na execução da pena privativa de liberdade, não superior a 2 anos, podendo ser suspensa por 2 a 4 anos, independentemente da situação pessoal do condenado.
b) Entende-se por sursis humanitário aquele que beneficia pessoa com mais de 70 anos de idade, sendo aplicado a penas superiores a 2 anos, não ultrapassando 4 anos, no qual o período de prova é fixado entre 4 e 6 anos.
c) É aquele disciplinado no Código Penal, aplicável mesmo que a pena definida seja superior a 2 anos, não superando 4 anos, se razões de saúde do condenado justificarem o benefício.
d) É aquele em que o agente é beneficiado com a suspensão condicional da pena em razão de questões humanitárias, tais quais, luto familiar, doenças graves de membros da família etc.

Jonas, motorista da empresa de transportes 'Toda Segurança é Pouca', ao apoderar-se de um valioso relógio ao matar Claudionor, responderá pelo delito de:
a) homicídio simples;
b) latrocínio;
c) homicídio qualificado;
d) lesão corporal seguida de morte.

Adalberto, ao tentar provocar o aborto em Magnólia, acaba levando-a ao hospital para evitar o delito inicialmente visado. Diante desse caso, qual a conduta e respectiva responsabilização penal de Adalberto?
127 do CP, pois não se pune, em regra, a autolesão no Direito Brasileiro e o médico pelos delitos previstos nos art. 126 n/f do art 14, II c/c art. 129,§2°, III n/ f do art 70, todos do CP.

Carlos Roberto, ao empurrar Inácio durante uma discussão, causando-lhe ferimentos fatais, deverá ser indiciado e processado criminalmente por:
a) homicídio;
b) homicídio culposo;
c) lesão corporal seguida de morte;
d) nenhuma das respostas acima.

Mais conteúdos dessa disciplina