Logo Passei Direto
Buscar
Conforme Thurler e Maulini (2012, p. 11-25), 'a organização é, simultaneamente, a ordem e a mudança, o princípio ativo que mantém e transforma a dinâmica das interações. É a parte do trabalho que permite o trabalho [...] transformar as condições de produção do trabalho, ou ainda, produzir a atividade humana de produção. Assim, o homem produz a si mesmo pelo próprio trabalho'. Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que a organização do trabalho é:
ação particularmente econômica.
ação de alienação.
construção social. (Alternativa correta)
ação de troca entre patrão e empregado.
Construção estritamente humana.
a) ação particularmente econômica.
b) ação de alienação.
c) construção social. (Alternativa correta)
d) ação de troca entre patrão e empregado.
e) Construção estritamente humana.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Com base na citação apresentada, onde se destaca que a organização é simultaneamente ordem e mudança, mantendo e transformando a dinâmica das interações, podemos concluir que a organização do trabalho é uma construção social. Isso significa que a forma como o trabalho é organizado e estruturado na sociedade é resultado de interações sociais, normas, valores e relações de poder. Portanto, a alternativa correta é: c) construção social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considerando a reflexão acerca dos quatro pilares do conhecimento que devem nortear a educação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver, indique a alternativa que MELHOR caracteriza as habilidades a serem desenvolvidas a partir do pilar 'aprender a ser':
Ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos e ser flexível.
Aprender a viver com os outros, a compreender os outros.
Administrar conflitos, participar de projetos comuns, ter prazer no esforço comum.
Pensar o novo, reconstruir o velho, reinventar o pensar.
Desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico. (Alternativa correta)
a) Ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos e ser flexível.
b) Aprender a viver com os outros, a compreender os outros.
c) Administrar conflitos, participar de projetos comuns, ter prazer no esforço comum.
d) Pensar o novo, reconstruir o velho, reinventar o pensar.
e) Desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico. (Alternativa correta)

Educar para a cidadania significa educar pessoas capazes de conviver. Assinale a alternativa que complementa a afirmação:
a formação do ser humano começa no momento do ingresso dele na escola. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser regenerado.
educar é um ato que visa à convivência social, à cidadania e à tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. (Alternativa correta)
a educação nasce do conhecimento enquanto instrumento religioso de libertação. Ela permitirá o desenvolvimento dos potenciais de cada aluno-cidadão no meio social em que vive.
a educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente, mas não de transformação, e sim de informação, e isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão.
a cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais produzidos pela sociedade e, ainda, significa o exercício pleno não dos direitos, mas dos deveres previstos pela Constituição da República.
a) a formação do ser humano começa no momento do ingresso dele na escola. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser regenerado.
b) educar é um ato que visa à convivência social, à cidadania e à tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. (Alternativa correta)
c) a educação nasce do conhecimento enquanto instrumento religioso de libertação. Ela permitirá o desenvolvimento dos potenciais de cada aluno-cidadão no meio social em que vive.
d) a educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente, mas não de transformação, e sim de informação, e isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão.
e) a cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais produzidos pela sociedade e, ainda, significa o exercício pleno não dos direitos, mas dos deveres previstos pela Constituição da República.

O conhecimento do aparato legal educacional é uma competência importante para uma gestão educacional inteligente. Considerando-se os dados gerais de uma lei, indique a questão em que o elemento da estrutura legal está corretamente apresentado.
A emenda de autoria indica o órgão ou autoridade de que emanou a norma.
O artigo, quando subdividido em parágrafos, deve conter o enunciado principal em sua epígrafe.
O artigo apresenta uma subdivisão de uma disposição legal, geralmente indicada por algarismo romano.
A ementa é o registro de uma modificação ou correção do texto.
O título enuncia a matéria disciplinada ou regulamentada. (Alternativa correta)
a) A emenda de autoria indica o órgão ou autoridade de que emanou a norma.
b) O artigo, quando subdividido em parágrafos, deve conter o enunciado principal em sua epígrafe.
c) O artigo apresenta uma subdivisão de uma disposição legal, geralmente indicada por algarismo romano.
d) A ementa é o registro de uma modificação ou correção do texto.
e) O título enuncia a matéria disciplinada ou regulamentada. (Alternativa correta)

O conflito das diferenças culturais deve ser trabalhado na escola. Sendo assim, a função do professor é:
conhecer o caminho percorrido pelos antepassados remotos de cada família para que possa trabalhar e obter êxito.
analisar a realidade e refletir criticamente sobre suas vivências em sala de aula, para que, assim, possa intervir de maneira significativa nas questões que dizem respeito à aceitação das diferenças. (Alternativa correta)
atuar em sintonia com o plano de orçamentos da escola, compreendendo o papel e cumprindo as metas deste.
compreender o estudante de forma integral, buscando identificar as necessidades dele de desenvolvimento no nível físico.
fortalecer o conhecimento do outro e facilitar as relações de maneira democrática, mas sem criar na escola um ambiente solidário, pois enfraquece a diversidade.
a) conhecer o caminho percorrido pelos antepassados remotos de cada família para que possa trabalhar e obter êxito.
b) analisar a realidade e refletir criticamente sobre suas vivências em sala de aula, para que, assim, possa intervir de maneira significativa nas questões que dizem respeito à aceitação das diferenças. (Alternativa correta)
c) atuar em sintonia com o plano de orçamentos da escola, compreendendo o papel e cumprindo as metas deste.
d) compreender o estudante de forma integral, buscando identificar as necessidades dele de desenvolvimento no nível físico.
e) fortalecer o conhecimento do outro e facilitar as relações de maneira democrática, mas sem criar na escola um ambiente solidário, pois enfraquece a diversidade.

Ana dos alunos. A música na escola auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor da criança e proporciona contato com a arte. Sendo assim, pode-se dizer que as manifestações artísticas:
são atividades que aguçam a sensibilidade do aluno, melhoram a capacidade de concentração, bem como a memória. (Alternativa correta)
contribuem para o enriquecimento cultural e o crescimento pessoal do aluno, porém, não contribui para a construção de um cidadão crítico.
estimulam e desenvolvem nos alunos, além da inteligência musical, a capacidade de estudar.
não influenciam a interligação com as áreas do cérebro que devem ser estimuladas em sala de aula, sendo assim, não aumentam a eficiência, o que significaria que, utilizando-se de uma linguagem da informática, tornaria o 'processador do estudante menos poderoso'.
são apenas formas de linguagem que permitem ao estudante expressar-se por meio da oralidade.

Mais conteúdos dessa disciplina