Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Outros
/22 Sobre o sentido do debate racial, analise as proposições abaixo e, a pós, se lecione a alternativa que contém os itens corretos. I. A raça é um termo que mudou de sentido ao longo da história. Verdadeiro II. Os modelos do passado que traziam a “raça” p resa ao conteúdo biológico, hierarquizando indivíduos e grupos sociais, dão conta da realidade contemporânea. Falso III. Ainda hoje, a raça atua como demarcador entre grupos sociais. Verda deiro IV. Se a raça ainda é pensada como atributo que evoca diferenças entre grupos, não pode mais ser conceituada em termos racistas: atributos físicos que pretendem evidenciar diferenças de ordem moral entre sujeitos. São corretas apenas as proposições: I. Somente as proposições I, II e III estão corretas II. Somente as proposições I, II e IV estão corretas III. Somente as proposições I, III e IV estão corretas IV. Somente as proposições II, III e IV estão corretas

I. Somente as proposições I, II e III estão corretas
II. Somente as proposições I, II e IV estão corretas
III. Somente as proposições I, III e IV estão corretas
IV. Somente as proposições II, III e IV estão corretas
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada proposição: I. A raça é um termo que mudou de sentido ao longo da história. Verdadeiro. A concepção de raça e seu significado têm evoluído ao longo do tempo, refletindo mudanças sociais e culturais. II. Os modelos do passado que traziam a “raça” presa ao conteúdo biológico, hierarquizando indivíduos e grupos sociais, dão conta da realidade contemporânea. Falso. A ideia de raça como algo biologicamente determinado e hierarquizado não condiz com a compreensão contemporânea da diversidade humana. III. Ainda hoje, a raça atua como demarcador entre grupos sociais. Verdadeiro. A noção de raça ainda é utilizada para diferenciar e demarcar grupos sociais em diversas sociedades. IV. Se a raça ainda é pensada como atributo que evoca diferenças entre grupos, não pode mais ser conceituada em termos racistas: atributos físicos que pretendem evidenciar diferenças de ordem moral entre sujeitos. Falso. A associação de raça com diferenças morais ou hierarquias é um dos aspectos do racismo estrutural que ainda persiste em muitas sociedades. Com base nas análises, as proposições corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém esses itens é: I. Somente as proposições I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Q/25 “De um lado encontram-se os defensores das cotas que argumentam a favor de políticas de ação afirmativa, dizendo que cotas são medidas corretivas e provisórias de inclusão social. (...) De outro, temos os contrários que elencam diversos fatores, dentre eles que as cotas corrompem o princípio do mérito acadêmico, requisito para ingresso na universidade.” MENEZES. Em relação ao acesso dos negros ao ensino superior é correto afirmar: I. Esta é uma questão resolvida pela política de cotas no ensino superior, que conseguiu dar igualdade de acesso aos negros no ensino superior. II. A política de cotas para acesso ao ensino superior criou mais desigualdades. III. O acesso ao ensino superior, em que pese a política de cotas raciais, ainda é muito desigual entre brancos e não brancos. Você acertou! p. 132. IV. As universidades sempre foram espaços democráticos de acesso, baseadas no mérito, e a política de cotas criou injustiças no seu sistema de acesso. V. Com as cotas o ensino superior de ixou de se r um meio de acesso da população à elite do país.

I. Esta é uma questão resolvida pela política de cotas no ensino superior, que conseguiu dar igualdade de acesso aos negros no ensino superior.
II. A política de cotas para acesso ao ensino superior criou mais desigualdades.
III. O acesso ao ensino superior, em que pese a política de cotas raciais, ainda é muito desigual entre brancos e não brancos.
IV. As universidades sempre foram espaços democráticos de acesso, baseadas no mérito, e a política de cotas criou injustiças no seu sistema de acesso.
V. Com as cotas o ensino superior deixou de ser um meio de acesso da população à elite do país.

Mais conteúdos dessa disciplina