Logo Passei Direto
Buscar
Em 1815, no Congresso de Viena, é estabelecida a Santa Aliança, uma coligação de monarcas europeus que colocam o princípio do Legitimismo acima do princípio dos Direitos dos Povos. Apenas oito anos depois o Congresso norte-americano promulga a Doutrina Monroe em reação às pretensões europeias de manterem suas colônias nas Américas. Essa doutrina viria a ser o pilar que guiaria as relações dos EUA com o resto do mundo dali para frente. Quanto à Doutrina Monroe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Por essa doutrina, o continente só poderia ser recolonizado com a aprovação dos EUA.
( ) A partir da Doutrina Monroe, os EUA interveem nos negócios internos da Europa.
( ) Por essa doutrina, os EUA proíbem a intervenção europeia nos países das Américas.
( ) A Doutrina Monroe só tinha validade para os países que já eram independentes.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre a Doutrina Monroe: ( ) Por essa doutrina, o continente só poderia ser recolonizado com a aprovação dos EUA. Falso. A Doutrina Monroe não trata de recolonização, mas sim de não intervenção europeia nos países das Américas. ( ) A partir da Doutrina Monroe, os EUA interveem nos negócios internos da Europa. Falso. A Doutrina Monroe não prevê intervenção dos EUA nos assuntos internos da Europa, mas sim proíbe a intervenção europeia nas Américas. ( ) Por essa doutrina, os EUA proíbem a intervenção europeia nos países das Américas. Verdadeiro. A Doutrina Monroe estabelece que qualquer intervenção europeia nas Américas seria considerada uma afronta aos EUA. ( ) A Doutrina Monroe só tinha validade para os países que já eram independentes. Verdadeiro. A Doutrina Monroe visava proteger os países independentes das Américas de possíveis intervenções europeias. Portanto, a sequência correta é: c) F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Guerra do Paraguai, travada entre o Paraguai e os países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1864 e 1870, foi um conflito com consequências catastróficas, principalmente para o Paraguai. A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai foi o conflito que resultou em muitos mortos, ficando atrás somente da Guerra Civil Americana (1861-1865). Um dos principais interessados no combate foi o ditador paraguaio Francisco Solano López. Sobre as motivações de Solano López no princípio da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:

a) Para os historiadores contemporâneos, Solano López buscava praticar uma política expansionista, na qual o país pretendia anexar territórios fundamentais para o seu desenvolvimento localizados na Argentina, no Brasil e Paraguai.
b) Solano López buscava impedir a influência inglesa no seu país através de acordos com os países vizinhos como Brasil, Argentina e Uruguai. Esses acordos foram essenciais para o desenvolvimento do país.
c) Solano López desejava expandir o território paraguaio, afinal vivia um momento de prosperidade econômica, o que exigia a expansão de seu mercado consumidor. Essa expansão implicava a invasão de terras do Uruguai, Argentina e Brasil, daí o porquê da formação da Tríplice Aliança.
d) Solano López desejava encontrar uma saída para o oceano com o propósito de exportar produtos industrializados produzidos no Paraguai para a Inglaterra e importar matéria-prima dos países europeus.

Mais conteúdos dessa disciplina