Buscar

HISTORIA DA AMERICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Francisco de Assis da Silva (1918526)
	Disciplina:
	História da América (HIS26)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:662495) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	34407109
Parte superior do formulário
	1.
	Diante das "leis intoleráveis", os colonos britânicos na América do Norte se reuniram no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, que tinha o objetivo de estabelecer a liberdade nas colônias. Reivindicando liberdade comercial e mais flexibilidade nas relações econômicas com a metrópole, os colonos deixaram claro que essa era a única saída para a paz com a Inglaterra. É evidente a influência de uma ideologia. Os colonos sofreram por causa de qual ideologia?
	
	a) Iluminismo.
	
	b) Anarquismo.
	
	c) Socialismo.
	
	d) Comunismo.
	 
	 
	2.
	Em 1815, no Congresso de Viena, é estabelecida a Santa Aliança, uma coligação de monarcas europeus que colocam o princípio do Legitimismo acima do princípio dos Direitos dos Povos. Apenas oito anos depois o Congresso norte-americano promulga a Doutrina Monroe em reação às pretensões europeias de manterem suas colônias nas Américas. Essa doutrina viria a ser o pilar que guiaria as relações dos EUA com o resto do mundo dali para frente. Quanto à Doutrina Monroe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por essa doutrina, o continente só poderia ser recolonizado com a aprovação dos EUA.
(    ) A partir da Doutrina Monroe, os EUA interveem nos negócios internos da Europa.
(    ) Por essa doutrina, os EUA proíbem a intervenção europeia nos países das Américas.
(    ) A Doutrina Monroe só tinha validade para os países que já eram independentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - F - V.
	3.
	A América Espanhola apresenta a particularidade de ter como resultado de seu processo de independência a fragmentação de seu território. Embora a independência da região sul-americana sob controle espanhol tenha se dado em paralelo com o processo de independência brasileiro, aqui se logrou a integridade do território emancipado, enquanto que lá observamos a divisão em diferentes países da área outrora sob domínio colonial. Devemos a esse quadro a especificidade do processo de independência dessa região e a influência de interesses de nações estrangeiras nela. Sobre as causas da fragmentação da América Espanhola, analise as seguintes sentenças:
I- As tentativas brasileiras de conquistar territórios na região acabou por dividi-la.
II-  Era ausente na região um tipo de produção que pudesse integrar os mercados.
III- As fortes divergências em torno da libertação dos escravos dividiu a elite local.
IV-  Os interesses comerciais da Inglaterra são uma das causas dessa fragmentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	No início do século XIX, o Paraguai reunia características únicas para uma nação sul-americana. Por sua condição, a nação paraguaia ameaçava tanto as elites dos países recém-independentes da região, como também da Inglaterra. Ao final da guerra, o Paraguai estava arrasado, tendo perdido 40% do seu território e tendo que assumir os custos da guerra através do pagamento de indenizações. Com relação ao Paraguai de Solano Lopez antes da guerra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I- O país tinha uma enorme divida externa com nação inglesa.
II- O país realizara uma Reforma Agrária doando terras do Estado.
III- O governo paraguaio custeava a educação de todos cidadãos.
IV- Seus latifúndios eram prósperos devido ao trabalho escravo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	A Guerra do Paraguai, travada entre o Paraguai e os países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1864 e 1870, foi um conflito com consequências catastróficas, principalmente para o Paraguai. A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai foi o conflito que resultou em muitos mortos, ficando atrás somente da Guerra Civil Americana (1861-1865). Um dos principais interessados no combate foi o ditador paraguaio Francisco Solano López. Sobre as motivações de Solano López no princípio da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RINKE, Stefan. História da América Latina: das culturas pré-colombianas até o presente. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
	
	a) Para os historiadores contemporâneos, Solano López buscava praticar uma política expansionista, na qual o país pretendia anexar territórios fundamentais para o seu desenvolvimento localizados na Argentina, no Brasil e Paraguai.
	
	b) Solano López buscava impedir a influência inglesa no seu país através de acordos com os países vizinhos como Brasil, Argentina e Uruguai. Esses acordos foram essenciais para o desenvolvimento do país.
	
	c) Solano López desejava expandir o território paraguaio, afinal vivia um momento de prosperidade econômica, o que exigia a expansão de seu mercado consumidor. Essa expansão implicava a invasão de terras do Uruguai, Argentina e Brasil, daí o porquê da formação da Tríplice Aliança.
	
	d) Solano López desejava encontrar uma saída para o oceano com o propósito de exportar produtos industrializados produzidos no Paraguai para a Inglaterra e importar matéria-prima dos países europeus.
	6.
	O processo de independência dos EUA atendeu aos interesses dos colonos contra a exploração da metrópole e foi influenciado pelos ideais do Iluminismo. Um dos fatores que desencadearam o processo de independência foram as chamadas "Leis Intoleráveis", medidas repressoras aos protestos que se seguiram na tentativa da Inglaterra de recuperar os gastos com a Guerra dos Sete Anos à custa de suas colônias. Reagindo a essas medidas impopulares, os colonos convocaram o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O Primeiro Congresso assumiu um caráter separatista.
	
	b) O Segundo Congresso teve a intenção de conciliação.
	
	c) No Primeiro Congresso, as diferentes colônias se uniram.
	
	d) No Segundo Congresso excluiu-se a possibilidade de redigir uma Declaração de independência.
	7.
	"Entre 1740 e 1974, o planeta teve 13 bilhões de habitantes e assistiu a 366 guerras de grande dimensão, ao custo de 85 milhões de mortos. O resultado dessas guerras parece ter sido um prêmio à agressão, pois em dois terços delas o agressor saiu-se vencedor e, quanto à duração, 67% terminaram em prazo inferior a quatros anos. A Guerra do Paraguai faz parte, portanto, da minoria, pois o agressor, o lado paraguaio, foi derrotado, e a luta se estendeu por cinco anos. Foi o conflito externo de maior repercussão para os países envolvidos, quer quanto à mobilização e perda de homens, quer quanto aos aspectos políticos e financeiros".
FONTE: DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: Nova história da Guerra do Paraguai. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
"A independência do Uruguai havia sido viabilizada pela interferência britânica, após três anos de guerra (1825-28) entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata pela posse desse território, que fora anexado por D. João VI ao império luso-brasileiro".
FONTE: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
A Guerra do Paraguai (1864-1870) teve como um dos seus principais motivos internos a disputa pela Bacia do Rio da Prata. Contudo, é apresentada outra motivação para o Brasil ingressar no conflito. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As pilhagens em fazendas e estâncias nas fronteiras gaúchas cometidas por proprietários rurais uruguaios.b) A apreensão do vapor brasileiro Marquês de Olinda, então no Uruguai, pela prestigiada marinha de guerra uruguaia.
	
	c) O Brasil possuía uma posição econômica desconfortável dentro do continente e via na guerra a única alternativa para a ascensão.
	
	d) O interesse da Inglaterra em negociar com os países latino-americanos, e a concorrência realizada pelo Brasil.
	8.
	"Doente, desejando a paz, pois a continuação da guerra era motivada agora apenas por uma política de destruição, Caxias retirou-se do comando. Foi substituído pelo conde d'Eu, marido da princesa Isabel, herdeira do trono imperial. Após vários combates, as tropas brasileiras derrotaram um último e pequeno exército de paraguaios, formado por velhos, meninos e enfermos. Solano López foi afinal cercado em seu acampamento e morto por soldados brasileiros, a 12 de março de 1870".
FONTE: FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2015.
A situação do Paraguai após a guerra é um dos assuntos mais debatidos entre os historiadores, tanto no Brasil como em outros países latino-americanos. Estudos revisionistas recentes buscam reforçar a culpabilidade de Solano López e, em consequência, afirmar a postura da Tríplice Aliança no conflito, com maior enfoque na participação brasileira no conflito. Não obstante, é preciso analisar diferentes fontes e constantemente lembrar uma das principais premissas do historiador, a parcialidade. Tendo em vista a questão do desfecho da Guerra do Paraguai e as principais características que identificam a situação do Paraguai no final do conflito, analise as afirmativas a seguir:
I- A guerra transformou-se em um genocídio para os paraguaios, principalmente de homens adultos, tendo em vista que as tropas da Tríplice Aliança não faziam prisioneiros.
II- O Paraguai ficou obrigado a pagar uma grande indenização aos países vencedores. No início da década de 1940, Getúlio Vargas perdoa a dívida referente ao Brasil.
III- O Paraguai ficou economicamente fragilizado, passando a depender de empréstimos estrangeiros, se destacando os provindos da Inglaterra.
IV- A guerra trouxe sofrimento, crise econômica e moral aos paraguaios. A derrota, no entanto, não acarretou em perdas territoriais ao país.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Memórias do concreto: vozes na construção de Itaipu. Cascavel: Edunioeste: 2002. Disponível em: <http://www.unioeste.br/editora/pdf/maria_ribeiro_itaipu_thesis.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2017.
	
	a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	A independência das treze colônias inglesas na América do Norte sofreu forte influência do movimento Iluminista europeu. Eles pregavam a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre todos. No começo de 1776, ano da independência, o iluminista Thomas Paine incita os americanos acerca da necessidade de se tornarem independentes. Com relação ao ideal de liberdade política após a independência americana, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Realizou-se porque os negros foram libertos.
	
	b) Não se realizou devido à adoção da monarquia parlamentarista.
	
	c) Não se realizou, índios e negros permaneceram excluídos.
	
	d) Realizou-se plenamente nos preceitos da constituição.
	10.
	"A América espanhola pertencera a uma mesma metrópole. Suas elites possuíam uma mesma religião, uma mesma língua e uma mesma cultura. Era também significativo o ideário americanista entre importantes parcelas das elites criollas hispano-americanas. Nada disso sobrepôs-se à força das tendências centrífugas dos diversos blocos geoeconômicos. A América espanhola explodiu em uma constelação de dezesseis Estados republicanos independentes".
Analisando o fragmento de texto de Mário Maestri, pode-se perceber que o processo de independência da América espanhola se distingue, essencialmente, em um ponto em relação à independência da América portuguesa: a fragmentação de seu território.
Sobre os motivos da fragmentação da América espanhola após a sua independência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) A atuação da Inglaterra, que se favoreceria com uma América fragmentada, principalmente em questões de influência e conquista de novos mercados consumidores.
(    ) Todos os habitantes da América espanhola eram membros de uma mesma sociedade e possuíam uma mesma língua. Contudo, o ideal de fragmentar para melhor governar prevaleceu.
(    ) O atraso político, visto como fruto da não consolidação de uma produção capitalista suficientemente organizada, e que pudesse resultar em uma união política através da integração de mercados.
(    ) As lutas pela independência foram marcadas pela disputa de diferentes grupos pertencentes a uma mesma oligarquia, mas com interesses e localizadas em regiões diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MAESTRI, Mário. A escravidão e a gênese do Estado nacional brasileiro. In: ANDRADE, Manuel Correia de et al. Além do apenas moderno: Brasil séculos XIX e XX. Brasília: CNPq; Recife, Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangano, 2001.
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) V - V - V - F.
Parte inferior do formulário