Logo Passei Direto
Buscar
O processo de independência dos EUA atendeu aos interesses dos colonos contra a exploração da metrópole e foi influenciado pelos ideais do Iluminismo. Um dos fatores que desencadearam o processo de independência foram as chamadas "Leis Intoleráveis", medidas repressoras aos protestos que se seguiram na tentativa da Inglaterra de recuperar os gastos com a Guerra dos Sete Anos à custa de suas colônias. Reagindo a essas medidas impopulares, os colonos convocaram o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:

a) O Primeiro Congresso assumiu um caráter separatista.
b) O Segundo Congresso teve a intenção de conciliação.
c) No Primeiro Congresso, as diferentes colônias se uniram.
d) No Segundo Congresso excluiu-se a possibilidade de redigir uma Declaração de independência.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, realizado em 1774, teve como principal objetivo a união das colônias americanas em oposição às medidas repressoras impostas pela metrópole britânica. Não tinha um caráter separatista, mas sim de resistência e busca por soluções em conjunto. Já o Segundo Congresso Continental, realizado em 1775, teve um papel mais ativo na condução do processo de independência, chegando inclusive a redigir a Declaração de Independência em 1776. Portanto, a alternativa correta é: d) No Segundo Congresso excluiu-se a possibilidade de redigir uma Declaração de independência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Guerra do Paraguai, travada entre o Paraguai e os países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1864 e 1870, foi um conflito com consequências catastróficas, principalmente para o Paraguai. A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai foi o conflito que resultou em muitos mortos, ficando atrás somente da Guerra Civil Americana (1861-1865). Um dos principais interessados no combate foi o ditador paraguaio Francisco Solano López. Sobre as motivações de Solano López no princípio da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:

a) Para os historiadores contemporâneos, Solano López buscava praticar uma política expansionista, na qual o país pretendia anexar territórios fundamentais para o seu desenvolvimento localizados na Argentina, no Brasil e Paraguai.
b) Solano López buscava impedir a influência inglesa no seu país através de acordos com os países vizinhos como Brasil, Argentina e Uruguai. Esses acordos foram essenciais para o desenvolvimento do país.
c) Solano López desejava expandir o território paraguaio, afinal vivia um momento de prosperidade econômica, o que exigia a expansão de seu mercado consumidor. Essa expansão implicava a invasão de terras do Uruguai, Argentina e Brasil, daí o porquê da formação da Tríplice Aliança.
d) Solano López desejava encontrar uma saída para o oceano com o propósito de exportar produtos industrializados produzidos no Paraguai para a Inglaterra e importar matéria-prima dos países europeus.

Mais conteúdos dessa disciplina