Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

História

Outros
O século XX é marcado por uma profunda renovação historiográfica que se desdobraram em pesquisas e políticas públicas inovadoras no que se refere ao ensino de História. Isso exposto, afirma-se:
I- Os Parâmetros Curriculares Nacionais em História representaram um avanço em relação às demandas de grupos sociais minoritários, incluindo uma abordagem cultural mais ampla.
II- O movimento da Nova História propôs uma reformulação curricular do ensino em História na qual a história política ganhou um papel secundário, se comparada com os estudos culturais e das mentalidades.
III- O processo de ensino-aprendizado em História preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais rompeu com a ênfase cronológica, típica da história tradicional e enfatizou a concepção crítica do processo histórico.
IV- A perspectiva multicultural presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, influenciada pelas novas discussões historiográficas sobre os temas da História, carrega em si o perigo do relativismo, motivo de ampla discussão entre os historiadores.
(A) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
(B) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
(C) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
(D) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
(E) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- Os Parâmetros Curriculares Nacionais em História representaram um avanço em relação às demandas de grupos sociais minoritários, incluindo uma abordagem cultural mais ampla. Verdadeiro, os PCNs em História buscaram contemplar uma abordagem mais inclusiva e culturalmente diversa, atendendo às demandas de grupos minoritários. II- O movimento da Nova História propôs uma reformulação curricular do ensino em História na qual a história política ganhou um papel secundário, se comparada com os estudos culturais e das mentalidades. Verdadeiro, a Nova História trouxe uma abordagem mais ampla e diversificada para o ensino de História, dando menos ênfase à história política em comparação com os estudos culturais e das mentalidades. III- O processo de ensino-aprendizado em História preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais rompeu com a ênfase cronológica, típica da história tradicional e enfatizou a concepção crítica do processo histórico. Verdadeiro, os PCNs em História buscaram romper com a abordagem puramente cronológica da história tradicional, promovendo uma visão mais crítica e contextualizada do processo histórico. IV- A perspectiva multicultural presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, influenciada pelas novas discussões historiográficas sobre os temas da História, carrega em si o perigo do relativismo, motivo de ampla discussão entre os historiadores. Verdadeiro, a perspectiva multicultural nos PCNs trouxe discussões importantes sobre relativismo e diversidade cultural, gerando debates entre os historiadores. Portanto, considerando que todas as afirmativas estão corretas, a alternativa correta é: (D) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da história da península arábica e o surgimento e expansão do islamismo para a África, assinale V, às afirmacoes verdadeiras, e, F, às afirmativas, que são falsas:
( ) A expansão do islamismo no território africano foi um projeto religioso que se efetivou através da conquista da costa oriental pelo mar – Somália até Moçambique – e a conquista por terra da região norte do continente africano – Egito até Magreb, chegando a alcançar também parte da floresta equatorial.
( ) A intensa peregrinação para Meca iniciou-se a partir do desenvolvimento do islão que a transformou no principal santuário para os muçulmanos sob a atuação dos califas.
( ) Apesar de sucessivas vitórias no processo de conquista da África que tornou marcante a presença dos árabes muçulmanos nas regiões conquistadas, houve movimentos de resistência, com destaque para os berberes.
( ) No período anterior ao advento do islamismo, já havia um fluxo comercial intenso entre África e os árabes, predominando o monopólio arábico nessas relações mercantis, principalmente os comerciantes do Iêmen.
( ) O monoteísmo é um dos pilares do islamismo e foi amplamente combatido pelos comerciantes de Meca devido às questões religiosas e também econômicas, o que levou Maomé a se refugiar em território africano.
(A) F – F – V – F – F.
(B) V – F – V – V – F.
(C) V – V – F – V – F.
(D) F – V – F – V – F.
(E) V – V – V – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina