Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Sobre tais novas pressões europeias e seus efeitos, assinale a alternativa correta:

a. Em boicote à Lei da Hospedagem, que os forçava a abrigar os agentes do tesouro inglês e fornecer-lhes alimento, os colonos promoveram bloqueios de mercadorias vindas da Grã-Bretanha, ocasionando um prejuízo de mais de 600 mil libras para a Inglaterra.
b. Desde 1733, não havia maneiras de os impostos sobre os produtos se perderem na ineficiência das alfândegas inglesas nas colônias. As normas de 1764 introduziram por acidente formas de burlar a coleta de impostos mediante a falsificação de papéis de crédito.
c. A regra foi fonte de grande indignação entre os habitantes das colônias, uma vez que a determinação da Grã-Bretanha instituiu a instalação de um tribunal originado na Irlanda que tinha alçada em relação a possessões inglesas no próprio continente americano.
d. A resposta dos colonos veio na forma de um escrito que buscava demonstrar por que a norma tributária negava um preceito habitual na Grã-Bretanha; nesta, para que alguém fosse taxado, o indivíduo deveria ter votado num representante que julgou e aprovou este imposto.
e. Já a partir de 1765, percebeu-se uma maior obstinação contra as normas inglesas, especialmente por conta da chamada “Lei do Selo”, que exigia que metade dos documentos públicos fossem taxados. Representantes das autoridades britânicas foram hostilizados.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as pressões europeias e seus efeitos nas colônias americanas: a) Em boicote à Lei da Hospedagem, que os forçava a abrigar os agentes do tesouro inglês e fornecer-lhes alimento, os colonos promoveram bloqueios de mercadorias vindas da Grã-Bretanha, ocasionando um prejuízo de mais de 600 mil libras para a Inglaterra. - Esta alternativa menciona um boicote, mas a Lei da Hospedagem não é a principal causa de boicotes conhecidos, como os que ocorreram em relação à Lei do Selo. b) Desde 1733, não havia maneiras de os impostos sobre os produtos se perderem na ineficiência das alfândegas inglesas nas colônias. As normas de 1764 introduziram por acidente formas de burlar a coleta de impostos mediante a falsificação de papéis de crédito. - Esta alternativa parece confusa e não reflete corretamente os eventos históricos. c) A regra foi fonte de grande indignação entre os habitantes das colônias, uma vez que a determinação da Grã-Bretanha instituiu a instalação de um tribunal originado na Irlanda que tinha alçada em relação a possessões inglesas no próprio continente americano. - Esta alternativa não é precisa em relação aos tribunais e à indignação dos colonos. d) A resposta dos colonos veio na forma de um escrito que buscava demonstrar por que a norma tributária negava um preceito habitual na Grã-Bretanha; nesta, para que alguém fosse taxado, o indivíduo deveria ter votado num representante que julgou e aprovou este imposto. - Esta alternativa reflete a ideia de "sem representação, sem tributação", que foi um ponto central nas reclamações coloniais. e) Já a partir de 1765, percebeu-se uma maior obstinação contra as normas inglesas, especialmente por conta da chamada “Lei do Selo”, que exigia que metade dos documentos públicos fossem taxados. Representantes das autoridades britânicas foram hostilizados. - Embora a Lei do Selo tenha gerado resistência, a afirmação de que "metade dos documentos públicos" eram taxados não é precisa. Após a análise, a alternativa que melhor representa a indignação dos colonos e a resposta a normas tributárias é a d) A resposta dos colonos veio na forma de um escrito que buscava demonstrar por que a norma tributária negava um preceito habitual na Grã-Bretanha; nesta, para que alguém fosse taxado, o indivíduo deveria ter votado num representante que julgou e aprovou este imposto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, a alternativa correta é: d. A resposta dos colonos veio na forma de um escrito que buscava demonstrar por que a norma tributária negava um preceito habitual na Grã-Bretanha; nesta, para que alguém fosse taxado, o indivíduo deveria ter votado num representante que julgou e aprovou este imposto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a chamada “Convenção Nacional” e as consequências da fragmentação política em seu contexto, assinale a alternativa correta:
Após o fracasso girondino em salvar o rei de sua condenação e execução almejada pelos radicais, Luís XVI foi guilhotinado, o que acirrou o conflito com as nações externas. Isso suscitou a implementação do “Comitê de Salvação Pública”, cuja finalidade era a proteção contra tropas invasoras e o controle de revoltas no meio rural contra o governo insurgente.

a. Com a ascensão política dos representantes da facção da Planície (Jacobinos), que foram auxiliados por diferentes movimentos populares e pela perda de influência dos girondinos moderados, houve a criação do chamado “Comitê de Segurança Geral”, o qual julgava os opositores da revolução em procedimentos sumários que não requeriam testemunhas diretas.
b. Após o fracasso girondino em salvar o rei de sua condenação e execução almejada pelos radicais, Luís XVI foi guilhotinado, o que acirrou o conflito com as nações externas. Isso suscitou a implementação do “Comitê de Salvação Pública”, cuja finalidade era a proteção contra tropas invasoras e o controle de revoltas no meio rural contra o governo insurgente.
c. Dentro da fragmentação de posicionamentos da associação republicana, os girondinos se situavam à direita, integravam a aristocracia e o alto clero e não haviam tido nenhuma atuação no processo de insurreição. Porém, visavam trazê-lo ao fim o quanto antes, pois temiam que a mobilização do povo liderada pelos sans-culotte se sobrepujasse aos interesses da burguesia.
d. Quando eleita, a Convenção Nacional declarou definitivamente a República em 1792, rompendo com as fases anteriores da Revolução. Mais tarde, durante o “Terror”, Robespierre radicalizaria ainda mais os seus ideais e estabeleceria um novo calendário. Este passaria a ter apenas dez meses, todos com novos nomes, e ignoraria completamente as estações do ano.
e. A esquerda da Convenção Nacional era constituída por representantes de origem burguesa que estavam convencidos de que o êxito da Revolução dependia do apoio ao movimento popular e da atenção prestada a suas aspirações, e não da radicalização política para avançar projetos sociais transformadores, nem da implementação de atitudes políticas extraordinárias.

É correto o que se diz em:
I – A obra “O Espírito das Leis”, de Montesquieu, exerceu uma grande influência sobre as diretrizes propostas pelos governantes simpatizantes do Iluminismo no século XVIII. Suas novas práticas que flexibilizavam o plantio e equilibravam o poder de barganha dos proprietários de terra com relação aos seus subordinados foram adotadas no Novo Mundo.
II – Frederico II, rei da Prússia, era filósofo, interessava-se pelo debate de ideias e incentivava e protegia as artes. Logo, para a sua corte convergiram filósofos, literatos e artistas que estavam em crise. Impulsionando o melhoramento de localidades prussianas ainda retrógradas, seu reinado de mais de quarenta anos teve como enfoque central a prosperidade financeira.
III – Catarina II, rainha da Áustria, tinha amizade com pensadores iluministas e produziu vários trabalhos eruditos. Apoiando-se em políticas que tinham por base a erudição e a lógica, atuou como um agente modernizador em sua nação, produzindo transformações como a edificação de um grande parque industrial de minas e metalurgia de ferro e cobre na região dos Urais.
IV – A França era o único país do Sacro Império Romano-Germânico que se achava à frente de todo o processo de modernização consequente das novas tendências adotadas pelos monarcas. Em relação a ela, a Grã-Bretanha mostrava um grande atraso, semelhante em gravidade ao da Rússia, que ainda operava segundo um sistema feudal retrógrado e opressivo.
a. II, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III e IV, apenas.

Sobre a Reforma Luterana e sua mensagem, assinale a alternativa correta:
a. Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
b. A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
c. Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.
d. Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e exigiram igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
e. Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.
a. Lutero foi formalmente excomungado da Igreja em 1521 com a bula “Decet Romanum Pontificem”, expedida por Leão X, em virtude das declarações de sua obra “Sobre a Autoridade Secular”, as quais eram uma afronta direta à autoridade política da Igreja.
b. A vida de Lutero foi marcada por uma produção literária de grandes proporções, tendo sido ele o responsável por traduzir a própria Bíblia Sagrada para o Alemão em 1534, um fato inédito, visto que muitos leigos não conseguiam lê-la por não conhecerem o latim.
c. Na Dieta de Wörms, Lutero reafirmou seus posicionamentos, fez sua autodefesa e a encerrou com os dizeres: “Que Deus me ajude. Amém.” Tendo mantido o ascetismo e o celibato característicos de seu estilo de vida monástico, morreu em Eisleben em 1546.
d. Foi necessário que se passassem 15 anos até que os monarcas da Dinamarca, Suécia, Noruega e Transilvânia aderissem todos à reforma e exigiram igrejas luteranas pautadas sobre os princípios fundamentais da justificação pela fé e do sacerdócio universal.
e. Impossibilitada de forçar Lutero a comparecer em Roma para o seu julgamento, a Igreja presidiu com o consentimento de Frederico III uma reunião (Dieta) em Leipzig, na Alemanha, contando com a presença de representantes do clero e da nobreza, como os Habsburgos.

Sobre o impacto histórico exercido pelos mercadores burgueses, assinale a alternativa correta:
a. Os burgueses passaram a exercer uma pequena influência política no interior das cidades, buscando atender à crescente demanda econômica em uma árdua disputa com a Igreja pelo controle da escolha de funcionários para cargos públicos, uma vez que esta os condenava pela prática da usura e pela obtenção de lucros com as guildas comerciais.
b. Inicialmente, a relação entre os senhores feudais (classes de mercadores) e os burgueses foi de mútuo benefício: enquanto os senhores feudais ofereciam aos burgueses alguns privilégios para comercializar no feudo/cidade sob seu domínio, proteção em caso de furtos e impostos mais brandos ou até nulos, as feiras dos burgueses rendiam muito para os senhores feudais.
c. Concomitante às atividades comerciais das feiras, deu-se a ampliação das cidades, e muitos camponeses viam nelas uma oportunidade de libertação de suas obrigações para com seus senhores feudais. Logo, houve um processo de êxodo rural no qual essa camada da sociedade apinhava as cidades de modo a comprar sua liberdade após um ano de estadia.
d. O valor da moeda passou a ser muito maior do que o da posse de terra, pois o dinheiro agora permeava mais do que antes as relações sociais. Logo, os senhores feudais acharam-se obrigados a vender parte
a. Os burgueses passaram a exercer uma pequena influência política no interior das cidades, buscando atender à crescente demanda econômica em uma árdua disputa com a Igreja pelo controle da escolha de funcionários para cargos públicos, uma vez que esta os condenava pela prática da usura e pela obtenção de lucros com as guildas comerciais.
b. Inicialmente, a relação entre os senhores feudais (classes de mercadores) e os burgueses foi de mútuo benefício: enquanto os senhores feudais ofereciam aos burgueses alguns privilégios para comercializar no feudo/cidade sob seu domínio, proteção em caso de furtos e impostos mais brandos ou até nulos, as feiras dos burgueses rendiam muito para os senhores feudais.
c. Concomitante às atividades comerciais das feiras, deu-se a ampliação das cidades, e muitos camponeses viam nelas uma oportunidade de libertação de suas obrigações para com seus senhores feudais. Logo, houve um processo de êxodo rural no qual essa camada da sociedade apinhava as cidades de modo a comprar sua liberdade após um ano de estadia.
d. O valor da moeda passou a ser muito maior do que o da posse de terra, pois o dinheiro agora permeava mais do que antes as relações sociais. Logo, os senhores feudais acharam-se obrigados a vender parte

Sobre essa figura histórica, assinale a alternativa correta:
Montesquieu sugere em sua obra que é necessária a recusa do pressuposto de que a apropriação das normas que regem distintas populações é relativa, e não legítima ou ilegítima.
a. Montesquieu sugere em sua obra que é necessária a recusa do pressuposto de que a apropriação das normas que regem distintas populações é relativa, e não legítima ou ilegítima.
b. Montesquieu não era um insurgente político, mas sim a favor de um regime parlamentarista que dividisse o poder com o rei, fazendo-o o ramo Executivo e o parlamento, o Judiciário.
c. Montesquieu via as particularidades das diferentes populações e das condições dos períodos e locais onde foram constituídas as suas normas sociais pela ótica da Moral filosófica.
d. Montesquieu cria que cada povo e cada época tinha o seu “espírito” em particular, evidenciado nas relações sociais e na única variável de suas análises – a forma de governo.
e. Montesquieu teve uma visão inaugural que surpreendeu a sua realidade social, pois fez da realidade política e dos fatos sociais um novo objeto de estudo autônomo a ser observado.
a) Montesquieu sugere em sua obra que é necessária a recusa do pressuposto de que a apropriação das normas que regem distintas populações é relativa, e não legítima ou ilegítima.
b) Montesquieu não era um insurgente político, mas sim a favor de um regime parlamentarista que dividisse o poder com o rei, fazendo-o o ramo Executivo e o parlamento, o Judiciário.
c) Montesquieu via as particularidades das diferentes populações e das condições dos períodos e locais onde foram constituídas as suas normas sociais pela ótica da Moral filosófica.
d) Montesquieu cria que cada povo e cada época tinha o seu “espírito” em particular, evidenciado nas relações sociais e na única variável de suas análises – a forma de governo.
e) Montesquieu teve uma visão inaugural que surpreendeu a sua realidade social, pois fez da realidade política e dos fatos sociais um novo objeto de estudo autônomo a ser observado.

Sobre este edito, sua relevância histórica e seus efeitos, leia atentamente as seguintes assertivas:
Nas terras afetadas pelo edito, a oportunidade de ganho que antes era explorada pelos caçadores de peles e pelos que plantavam fumo passou a ser aproveitada pelos indígenas, que se utilizaram do decreto real para competir economicamente com os próprios colonos.
O editor forçou os colonos a cederem as propriedades que haviam acumulado em seu avanço para o oeste nas terras indígenas e restituí-las aos seus líderes, pagando também uma multa à Coroa com base no valor excedente de todo o lucro obtido até então.
A declaração do editor foi feita após o episódio no qual a autoridade britânica teve de frear duramente uma revolta indígena ocasionada por conflitos dos residentes das colônias, os quais visavam estender seus territórios em locais habitados pelos nativos norte-americanos.
O editor feriu os interesses dos colonos pela expansão e exploração dos recursos naturais e representou
I – Nas terras afetadas pelo edito, a oportunidade de ganho que antes era explorada pelos caçadores de peles e pelos que plantavam fumo passou a ser aproveitada pelos indígenas, que se utilizaram do decreto real para competir economicamente com os próprios colonos.
II – O editor forçou os colonos a cederem as propriedades que haviam acumulado em seu avanço para o oeste nas terras indígenas e restituí-las aos seus líderes, pagando também uma multa à Coroa com base no valor excedente de todo o lucro obtido até então.
III – A declaração do editor foi feita após o episódio no qual a autoridade britânica teve de frear duramente uma revolta indígena ocasionada por conflitos dos residentes das colônias, os quais visavam estender seus territórios em locais habitados pelos nativos norte-americanos.
IV – O editor feriu os interesses dos colonos pela expansão e exploração dos recursos naturais e representou

Mais conteúdos dessa disciplina