Logo Passei Direto
Buscar
Com base na situação descrita e na Lei nº 10.257/2001, é correto afirmar que
A o imóvel em questão não é passível de usucapião especial em razão da sua metragem, superior a 250 metros quadrados.
B a substituição processual das famílias pela associação de moradores em questão poderá ocorrer ainda que a associação não esteja regularmente constituída, quando explicitamente autorizada pelos representados.
C a proposição da ação de reintegração de posse pela empresa tem por resultado sobrestar o andamento da ação de usucapião até o término do julgamento da ação possessória.
D apesar da existência de mercado informal de transferência da posse de frações do terreno ocupado por diferentes famílias, estas podem, para fins da contagem de prazo da usucapião, acrescentar sua posse à de seus antecessores, contanto que ambas sejam contínuas.
E a decisão do juiz foi incorreta, pois, caso se tratasse de hipótese de provimento da ação, cada família deveria receber seu próprio título, individualizado, abrindo-se tantas matrículas de imóvel quanto o número de famílias existentes, cada título equivalendo à desigual dimensão de terreno ocupada por cada família.
A
B
C
D
E
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas na descrição da questão, podemos identificar que a alternativa correta é a letra D. Isso porque, de acordo com a Lei nº 10.257/2001, mesmo que haja um mercado informal de transferência da posse de frações do terreno ocupado por diferentes famílias, essas famílias podem acrescentar sua posse à de seus antecessores para efeitos de contagem de prazo da usucapião, desde que ambas as posses sejam contínuas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 770 Lei n 961098 Lei de Direitos Autorais Código de Ética e Disciplina Resolução 522013
O campo de atuação dos arquitetos e urbanistas é notoriamente amplo e complexo. Desde a formação até a definição do nicho de atuação, esses profissionais têm de lidar com distintas áreas do conhecimento humano, a partir de uma visão integrada para sanar os mais variados tipos de problemas interdisciplinares. Se, por um lado, a técnica permite superar os limites impostos pela natureza, a dimensão artística da profissão implica uma aproximação aos sentimentos e às sensações humanas. Assim como outros profissionais que constroem objetos concretos ou produtos intelectuais, o trabalho de arquitetos e urbanistas está diretamente associado à Lei de Direitos Autorais. Acerca dessa relação entre a arquitetura e o urbanismo e a Lei de Direitos Autorais, assinale a alternativa correta.

A Os direitos autorais constituem uma jurisdição relativa à moralidade, transmissível para os descendentes dos autores, e ao patrimônio dos autores, não transmissível para os descendentes destes.
B Em razão da prescrição prevista em Lei, nenhum tipo de direito autoral tem caráter perpétuo.
C Os direitos autorais patrimoniais são aqueles transmissíveis na forma de herança e, portanto, inalienáveis.
D O registro do direito autoral de obra produzida em coautoria deverá ser igualmente dividido entre os autores
E Os direitos autorais morais não são transmissíveis, mas são perpétuos.

Mais conteúdos dessa disciplina