Logo Passei Direto
Buscar
O Código de Processo Penal elenca um conjunto de regras que regulamentam a produção das provas no âmbito do processo criminal. No tocante às perícias em geral, as normas estão previstas nos artigos 158 a 184 da lei em comento. Quanto ao exame de corpo de delito, nos crimes
A) que deixam vestígios, quando estes desaparecerem, a prova testemunhal não poderá suprir-lhe a falta.
B) que deixam vestígios, esse exame só pode ser realizado durante o dia.
C) de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar apenas por determinação da autoridade judicial.
D) que deixam vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.
E) que deixam vestígios, será indispensável que as perícias sejam realizadas por dois peritos oficiais.
a) A) que deixam vestígios, quando estes desaparecerem, a prova testemunhal não poderá suprir-lhe a falta.
b) B) que deixam vestígios, esse exame só pode ser realizado durante o dia.
c) C) de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar apenas por determinação da autoridade judicial.
d) D) que deixam vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.
e) E) que deixam vestígios, será indispensável que as perícias sejam realizadas por dois peritos oficiais.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o que diz o Código de Processo Penal sobre o exame de corpo de delito. a) A) que deixam vestígios, quando estes desaparecerem, a prova testemunhal não poderá suprir-lhe a falta. - Esta afirmação é verdadeira, pois a prova testemunhal não pode substituir o exame de corpo de delito. b) B) que deixam vestígios, esse exame só pode ser realizado durante o dia. - Não é verdade, pois o exame de corpo de delito pode ser realizado a qualquer hora, desde que necessário. c) C) de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar apenas por determinação da autoridade judicial. - Isso não é correto, pois o exame complementar pode ser solicitado em outras situações, não apenas por determinação judicial. d) D) que deixam vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. - Esta afirmação está correta, pois o exame de corpo de delito é indispensável e a confissão não substitui a necessidade do exame. e) E) que deixam vestígios, será indispensável que as perícias sejam realizadas por dois peritos oficiais. - Não é uma exigência geral, pois a perícia pode ser realizada por um único perito, salvo em casos específicos. Após essa análise, a alternativa correta é: d) que deixam vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas em relação ao exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestígios, a alternativa correta é: D) que deixam vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. Essa alternativa está de acordo com o que é previsto nos artigos 158 a 184 do Código de Processo Penal, que regulamentam as perícias em geral. O exame de corpo de delito é fundamental para a comprovação de crimes que deixam vestígios, sendo indispensável para a produção de provas no processo criminal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Polícia é uma instituição de direito público, destinada a manter e a recobrar, junto à sociedade e na medida dos recursos de que dispõe, a paz pública e a segurança dos cidadãos. Entre outras medidas, a Polícia Judiciária utiliza-se do inquérito policial para a concretização de uma das fases da persecução penal, tornando-o, apesar de prescindível, um procedimento inquisitorial de grande relevância para a atividade investigativa. Com base nessas informações, acerca do inquérito policial, assinale a alternativa correta.
A) A autoridade policial pode arquivar autos de inquérito policial, conforme o Código de Processo Penal.
B) A ausência do relatório vicia o inquérito policial, pois é parte integrante e imprescindível para a constituição dos elementos de indiciamento.
C) A condução da linha investigativa, por meio da intervenção nos atos de produção da prova pelo advogado, afeta a discricionariedade da autoridade policial.
D) A autoridade policial é titular da opinio delicti, portanto, o indiciamento delimita os termos da acusação.
E) O inquérito policial é disponível, portanto, conforme o Código de Processo Penal, a autoridade policial pode arquivá-lo por iniciativa própria.
a) A) A autoridade policial pode arquivar autos de inquérito policial, conforme o Código de Processo Penal.
b) B) A ausência do relatório vicia o inquérito policial, pois é parte integrante e imprescindível para a constituição dos elementos de indiciamento.
c) C) A condução da linha investigativa, por meio da intervenção nos atos de produção da prova pelo advogado, afeta a discricionariedade da autoridade policial.
d) D) A autoridade policial é titular da opinio delicti, portanto, o indiciamento delimita os termos da acusação.
e) E) O inquérito policial é disponível, portanto, conforme o Código de Processo Penal, a autoridade policial pode arquivá-lo por iniciativa própria.

Mais conteúdos dessa disciplina