Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Qual a provável etiologia do quadro clínico?

(alternativa A) Estenose aórtica.
(alternativa B) Insuficiência aórtica.
(alternativa C) Estenose mitral.
(alternativa D) Insuficiência mitral.
(alternativa A) (CORRETA) A febre reumática constitui uma causa muito frequente de estenose aórtica. Os principais sintomas são angina, síncope e insuficiência cardíaca (ortopneia, dispneia paroxística noturna, edema de membros inferiores e dispneia). Ao exame físico, o paciente apresenta um sopro sistólico em foco aórtico, que se irradia para carótidas. O pulso arterial desses pacientes apresenta uma elevação lenta e prolongada, chamado de pulsus parvus et tardus. Ictus impulsivo ou desviado são sinais de falência do ventrículo, quando já houve dilatação do ventrículo esquerdo.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A descrição do quadro clínico apresentado sugere uma possível etiologia relacionada à febre reumática, que é uma causa frequente de estenose aórtica. Os sintomas descritos, como angina, síncope e insuficiência cardíaca, juntamente com o sopro sistólico em foco aórtico, são indicativos dessa condição. Portanto, a provável etiologia do quadro clínico descrito é a) Estenose aórtica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma reunião do grupo de idosos, a Equipe de Saúde da Família (ESF) realiza uma roda de conversa sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e hábitos de vida saudável. Após a conversa, a ESF realiza a aferição da pressão arterial (PA) de todos os idosos. Os estudantes de Medicina acompanham a ESF durante toda a atividade e o médico solicita que um dos estudantes realize a aferição da PA de um dos idosos, identificando o valor de 150 x 90 mmHg. Sobre a situação descrita e como os estudantes devem proceder, assinale a alternativa correta:

(alternativa A) Antes de iniciar o procedimento, o estudante deve indagar o paciente sobre estar de bexiga cheia, não podendo o paciente ter fumado, ingerido bebida alcóolica ou praticado exercício nos últimos 10 minutos.
(alternativa B) O manguito do esfigmomanômetro deve ser posicionado no nível do coração, podendo estar por cima das roupas que garroteiam o braço, e a palma da mão deve estar voltada para cima com o antebraço apoiado, as pernas descruzadas e os pés apoiados no chão. Os valores pressóricos de normalidade da pressão arterial variam de 120-139 mmHg para pressão arterial sistólica (PAS) e 80-89 mmHg para PAD. Assim, a PA 150 x 90 mmHg pode ser considerada alterada, e são recomendadas novas medidas para fechar o diagnóstico de HAS.
(alternativa D) A aferição da PA deve ser realizada em duas etapas: A primeira pela palpação do pulso radial. A segunda medida é realizada com o auxílio

A febre reumática é uma das complicações da infecção faríngea estreptocócica, com baixa incidência nos países desenvolvidos quando comparados ao Brasil, mostrando que está diretamente associada a fatores ambientais e socioeconômicos. Pode ocasionar, como uma de suas manifestações, doença reumática cardíaca. No coração, as lesões iniciais surgem nas valvas cardíacas sob a forma aparente de pequenas verrugas ao longo da linha de fechamento, podendo posteriormente, as valvas tornarem-se espessadas e deformadas, resultando em estenose ou insuficiência das valvas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a fisiopatologia da lesão mencionada acima.

(alternativa A) A faringite promove a migração de células T e anticorpos, atraídos pela adesão da bactéria Streptococcus pyogenes do Grupo A no tecido cardíaco, gerando as pequenas verrugas nas valvas cardíacas.
(alternativa B) Hipercoagulabilidade hereditária com formação de trombose venosa profunda (TVP) e liberação de trombo da perna esquerda para as veias pulmonares.
(alternativa C) A lesão valvar cardíaca ocorre por ativação de células T CD4+ em resposta à presença da bactéria Streptococcus β-hemolítico do Grupo A no tecido cardíaco, sob a forma de pequenas verrugas.
(alternativa D) A insuficiência das valvas ocorre por reação inflamatória no endotélio desta região, devido ao processo autoimune, facilitada pela infiltração de células T em todos os pacientes com faringite estreptocócica.

Mais conteúdos dessa disciplina