Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Pode-se afirmar sobre a situação clínica acima que o paciente apresenta um quadro de:

doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pois é tabagista e manifestou características típicas da doença: dispneia aos pequenos esforços, tosse crônica e produtiva.
asma, pois é fumante de longa data, além de apresentar tosse e dispneia aos moderados esforços, que são manifestações típicas desta doença.
asma, pois apresenta tosse produtiva, e as vias respiratórias ficam dilatadas, provocando a dispneia aos pequenos esforços, manifestações típicas da doença.
DPOC, pois apresenta hiperresponsividade brônquica, devido à presença de tosse crônica produtiva, características típicas da doença.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Com base nas características apresentadas, é mais indicativo de um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), devido à associação com o tabagismo, dispneia aos pequenos esforços e tosse crônica produtiva, sintomas típicos dessa condição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma reunião do grupo de idosos, a Equipe de Saúde da Família (ESF) realiza uma roda de conversa sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e hábitos de vida saudável. Após a conversa, a ESF realiza a aferição da pressão arterial (PA) de todos os idosos. Os estudantes de Medicina acompanham a ESF durante toda a atividade e o médico solicita que um dos estudantes realize a aferição da PA de um dos idosos, identificando o valor de 150 x 90 mmHg. Sobre a situação descrita e como os estudantes devem proceder, assinale a alternativa correta:

(alternativa A) Antes de iniciar o procedimento, o estudante deve indagar o paciente sobre estar de bexiga cheia, não podendo o paciente ter fumado, ingerido bebida alcóolica ou praticado exercício nos últimos 10 minutos.
(alternativa B) O manguito do esfigmomanômetro deve ser posicionado no nível do coração, podendo estar por cima das roupas que garroteiam o braço, e a palma da mão deve estar voltada para cima com o antebraço apoiado, as pernas descruzadas e os pés apoiados no chão. Os valores pressóricos de normalidade da pressão arterial variam de 120-139 mmHg para pressão arterial sistólica (PAS) e 80-89 mmHg para PAD. Assim, a PA 150 x 90 mmHg pode ser considerada alterada, e são recomendadas novas medidas para fechar o diagnóstico de HAS.
(alternativa D) A aferição da PA deve ser realizada em duas etapas: A primeira pela palpação do pulso radial. A segunda medida é realizada com o auxílio

A febre reumática é uma das complicações da infecção faríngea estreptocócica, com baixa incidência nos países desenvolvidos quando comparados ao Brasil, mostrando que está diretamente associada a fatores ambientais e socioeconômicos. Pode ocasionar, como uma de suas manifestações, doença reumática cardíaca. No coração, as lesões iniciais surgem nas valvas cardíacas sob a forma aparente de pequenas verrugas ao longo da linha de fechamento, podendo posteriormente, as valvas tornarem-se espessadas e deformadas, resultando em estenose ou insuficiência das valvas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a fisiopatologia da lesão mencionada acima.

(alternativa A) A faringite promove a migração de células T e anticorpos, atraídos pela adesão da bactéria Streptococcus pyogenes do Grupo A no tecido cardíaco, gerando as pequenas verrugas nas valvas cardíacas.
(alternativa B) Hipercoagulabilidade hereditária com formação de trombose venosa profunda (TVP) e liberação de trombo da perna esquerda para as veias pulmonares.
(alternativa C) A lesão valvar cardíaca ocorre por ativação de células T CD4+ em resposta à presença da bactéria Streptococcus β-hemolítico do Grupo A no tecido cardíaco, sob a forma de pequenas verrugas.
(alternativa D) A insuficiência das valvas ocorre por reação inflamatória no endotélio desta região, devido ao processo autoimune, facilitada pela infiltração de células T em todos os pacientes com faringite estreptocócica.

Mais conteúdos dessa disciplina