Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 22 (FUNCAB) - De acordo com Portaria nº 2.048, de 03 de setembro de 2009, ficam mantidas, até a assinatura do Termo de Compromisso de Gestão constante nas diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde 2006, as mesmas prerrogativas e responsabilidades dos Municípios e Estados que estão habilitados na:

A) Gestão Plena da Atenção Básica, conforme estabelecido na Norma Operacional Básica – NOB SUS 01/96 e na Norma Operacional da Assistência à Saúde –NOASSUS01/2002.
B) Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada, conforme estabelecido na Norma Operacional Básica – NOB SUS 01/96 e na Norma Operacional da Assistência à Saúde –NOASSUS01/2002.
C) Gestão Plena do Sistema, conforme estabelecido na Norma Operacional Básica –NOBSUS 01/96 e na Norma Operacional da Assistência à Saúde –NOASSUS 01/2002.
D) Gestão Plena do Sistema, conforme estabelecido na Norma Operacional Básica –NOBSUS 01/93 e na Norma Operacional Básica –NOBSUS 01/96.
E) Lei 8.080/90 e na Lei 8.142/90.
User badge image
ExpressãoComunicativa

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) Gestão Plena da Atenção Básica - Não corresponde exatamente ao que é mencionado na Portaria nº 2.048/2009. B) Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada - Também não corresponde ao que é mencionado na Portaria. C) Gestão Plena do Sistema - Não está de acordo com as informações da Portaria. D) Gestão Plena do Sistema - A Norma Operacional Básica citada é de 1993, o que não condiz com a Portaria de 2009. E) Lei 8.080/90 e na Lei 8.142/90 - Embora mencione leis importantes para o sistema de saúde, não corresponde diretamente ao que é solicitado na questão. A resposta correta, de acordo com a Portaria nº 2.048/2009, é a opção: A) Gestão Plena da Atenção Básica, conforme estabelecido na Norma Operacional Básica – NOB SUS 01/96 e na Norma Operacional da Assistência à Saúde –NOASSUS01/2002.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 7 (FUNCAB) - No Pacto pela Saúde como princípios orientadores do processo de regulação, estabeleceram-se: A) cada prestador de serviço responde a vários gestores. B) a regulação dos prestadores de serviços deve ser preferencialmente do município, conforme desenho da rede da assistência pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), observando o termo de compromisso de gestão do pacto. C) a regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor federal, expressa na coordenação do processo de construção da programação pactuada e integrada da atenção em saúde, do processo de regionalização e do desenho das redes de atenção. D) a operação dos complexos reguladores, no que se refere à referência intermunicipal, deve ser pactuada com a Coordenação de Atenção Básica. E) a regulação dos prestadores tem um modelo único para o país, sendo vedada a cada CIB a opção por outro modelo, mesmo que melhor se adapte à realidade do estado e dos municípios envolvidos.

A) cada prestador de serviço responde a vários gestores.
B) a regulação dos prestadores de serviços deve ser preferencialmente do município, conforme desenho da rede da assistência pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), observando o termo de compromisso de gestão do pacto.
C) a regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor federal, expressa na coordenação do processo de construção da programação pactuada e integrada da atenção em saúde, do processo de regionalização e do desenho das redes de atenção.
D) a operação dos complexos reguladores, no que se refere à referência intermunicipal, deve ser pactuada com a Coordenação de Atenção Básica.
E) a regulação dos prestadores tem um modelo único para o país, sendo vedada a cada CIB a opção por outro modelo, mesmo que melhor se adapte à realidade do estado e dos municípios envolvidos.

QUESTÃO 8 (FUNCAB) - A Política Nacional de Atenção Básica estabeleceu a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), estabelecendo: I. a Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. II. os municípios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis pelo cumprimento dos princípios da Atenção Básica, pela organização e execução das ações em seu território. III. o cadastramento das Unidades Básicas de Saúde será feito pelos gestores municipais e do Distrito Federal em consonância com as normas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. IV. as atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica deverão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas. As atividades acima descritas foram definidas por

I. a Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.
II. os municípios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis pelo cumprimento dos princípios da Atenção Básica, pela organização e execução das ações em seu território.
III. o cadastramento das Unidades Básicas de Saúde será feito pelos gestores municipais e do Distrito Federal em consonância com as normas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
IV. as atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica deverão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.

Mais conteúdos dessa disciplina