Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 23 (FUNCAB) - Plano Municipal de Saúde, Plano Diretor de Regionalização, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, Programação Anual de Saúde, Relatório de Gestão e Termo de Compromisso de Gestão, de acordo com a Portaria GM/MS nº 2.751, de 11 de novembro de 2009, são considerados:

A) elementos constituintes do planejamento da saúde.
B) instrumentos de programação em saúde.
C) instrumentos de planejamento regional do SUS.
D) instrumentos da Programação Pactuada e Integrada.
E) instrumentos do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), do Pacto pela Saúde e da Administração Pública.
User badge image
ExpressãoComunicativa

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) elementos constituintes do planejamento da saúde - Os elementos listados são instrumentos de planejamento e gestão da saúde, não apenas elementos constituintes do planejamento. B) instrumentos de programação em saúde - Os instrumentos mencionados são utilizados para programar ações e recursos na área da saúde. C) instrumentos de planejamento regional do SUS - Embora alguns desses instrumentos possam ser utilizados em planejamento regional, não são exclusivamente voltados para essa finalidade. D) instrumentos da Programação Pactuada e Integrada - Os instrumentos listados não se referem especificamente à Programação Pactuada e Integrada. E) instrumentos do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), do Pacto pela Saúde e da Administração Pública - Os instrumentos mencionados estão relacionados ao planejamento e gestão da saúde, mas não abrangem necessariamente todos esses aspectos. Assim, considerando que os instrumentos mencionados são utilizados para planejamento e gestão da saúde, a opção correta é: B) instrumentos de programação em saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 7 (FUNCAB) - No Pacto pela Saúde como princípios orientadores do processo de regulação, estabeleceram-se: A) cada prestador de serviço responde a vários gestores. B) a regulação dos prestadores de serviços deve ser preferencialmente do município, conforme desenho da rede da assistência pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), observando o termo de compromisso de gestão do pacto. C) a regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor federal, expressa na coordenação do processo de construção da programação pactuada e integrada da atenção em saúde, do processo de regionalização e do desenho das redes de atenção. D) a operação dos complexos reguladores, no que se refere à referência intermunicipal, deve ser pactuada com a Coordenação de Atenção Básica. E) a regulação dos prestadores tem um modelo único para o país, sendo vedada a cada CIB a opção por outro modelo, mesmo que melhor se adapte à realidade do estado e dos municípios envolvidos.

A) cada prestador de serviço responde a vários gestores.
B) a regulação dos prestadores de serviços deve ser preferencialmente do município, conforme desenho da rede da assistência pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), observando o termo de compromisso de gestão do pacto.
C) a regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor federal, expressa na coordenação do processo de construção da programação pactuada e integrada da atenção em saúde, do processo de regionalização e do desenho das redes de atenção.
D) a operação dos complexos reguladores, no que se refere à referência intermunicipal, deve ser pactuada com a Coordenação de Atenção Básica.
E) a regulação dos prestadores tem um modelo único para o país, sendo vedada a cada CIB a opção por outro modelo, mesmo que melhor se adapte à realidade do estado e dos municípios envolvidos.

QUESTÃO 8 (FUNCAB) - A Política Nacional de Atenção Básica estabeleceu a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), estabelecendo: I. a Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. II. os municípios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis pelo cumprimento dos princípios da Atenção Básica, pela organização e execução das ações em seu território. III. o cadastramento das Unidades Básicas de Saúde será feito pelos gestores municipais e do Distrito Federal em consonância com as normas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. IV. as atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica deverão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas. As atividades acima descritas foram definidas por

I. a Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.
II. os municípios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis pelo cumprimento dos princípios da Atenção Básica, pela organização e execução das ações em seu território.
III. o cadastramento das Unidades Básicas de Saúde será feito pelos gestores municipais e do Distrito Federal em consonância com as normas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
IV. as atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica deverão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.

Mais conteúdos dessa disciplina