Logo Passei Direto
Buscar
2 Os arquivos se desenvolveram após a Revolução Francesa ao ganharem muita visibilidade, pois muitas instituições, que evoluíram gradativamente desde os tempos feudais, foram destruídas, o que, de certa forma, favoreceu significativas mudanças na história arquivística. Sobre o contexto histórico dos arquivos, assinale a alternativa CORRETA:

a) (X) As instituições arquivísticas, como atualmente concebidas, se distanciaram muito do modelo de arquivo do Arquivo Nacional da França, apesar do reconhecimento de sua importância histórica.
b) ( ) As políticas de acesso aos documentos e às informações foram impulsionadas pela evolução tecnológica observada nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, com a reconfiguração de diversos processos e o levantamento de novos questionamentos.
c) ( ) As dificuldades de implantação do programa de gestão de documentos estão relacionadas ao papel histórico dos arquivos nacionais. Essas instituições eram reconhecidas por uma atuação mais passiva de custódia dos documentos.
d) ( ) O aumento do volume documental, após a Segunda Guerra Mundial, foi um dos motivos para a elaboração dos princípios e conceitos arquivísticos utilizados atualmente na intervenção na realidade documental das organizações.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o contexto histórico dos arquivos: a) (X) As instituições arquivísticas, como atualmente concebidas, se distanciaram muito do modelo de arquivo do Arquivo Nacional da França, apesar do reconhecimento de sua importância histórica. - Esta afirmação é verdadeira, pois as instituições arquivísticas evoluíram e se diversificaram ao longo do tempo, distanciando-se do modelo francês. b) ( ) As políticas de acesso aos documentos e às informações foram impulsionadas pela evolução tecnológica observada nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, com a reconfiguração de diversos processos e o levantamento de novos questionamentos. - Embora a evolução tecnológica tenha impactado as políticas de acesso, essa afirmação não se relaciona diretamente ao contexto histórico dos arquivos após a Revolução Francesa. c) ( ) As dificuldades de implantação do programa de gestão de documentos estão relacionadas ao papel histórico dos arquivos nacionais. Essas instituições eram reconhecidas por uma atuação mais passiva de custódia dos documentos. - Essa afirmação é um tanto imprecisa, pois os arquivos nacionais têm buscado uma atuação mais ativa na gestão de documentos. d) ( ) O aumento do volume documental, após a Segunda Guerra Mundial, foi um dos motivos para a elaboração dos princípios e conceitos arquivísticos utilizados atualmente na intervenção na realidade documental das organizações. - Embora o aumento do volume documental tenha influenciado a arquivística, essa afirmação não se relaciona diretamente ao contexto histórico mencionado na pergunta. Após essa análise, a alternativa correta é a) (X) As instituições arquivísticas, como atualmente concebidas, se distanciaram muito do modelo de arquivo do Arquivo Nacional da França, apesar do reconhecimento de sua importância histórica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra a) As instituições arquivísticas, como atualmente concebidas, se distanciaram muito do modelo de arquivo do Arquivo Nacional da França, apesar do reconhecimento de sua importância histórica. Essa afirmativa destaca a evolução e as mudanças significativas que ocorreram no campo arquivístico após a Revolução Francesa, mostrando que as instituições arquivísticas atuais se distanciaram do modelo inicial do Arquivo Nacional da França, mesmo reconhecendo a importância histórica desse modelo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1 A organização dos arquivos permanentes é muito mais complexa do que um arquivo corrente ou intermediário e, por isso, deve seguir alguns princípios da arquivologia. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Organicidade.
II- Proveniência.
III- Unicidade.
IV- Cumulatividade.
V- Indivisibilidade.

( ) Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.
( ) Os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também pode ser chamado de princípio do respeito aos fundos.
( ) Os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.
( ) Os arquivos constituem uma formação progressiva decorrente das funções e atividades de um organismo.
( ) Os fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição ou acréscimos indevidos ou não autorizados, decorrente do princípio de respeito aos fundos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) II – IV – I – V – III.
b) (X) I – II- III – IV- V.
c) ( ) I – III – V – II – IV.
d) ( ) III – I – II – V – IV.
e) ( ) IV – I – III – II – V.

2 A função básica do arquivo permanente é preservar e divulgar a história da instituição, daí a necessidade de estarem organizados para ficarem disponíveis para o público interessado, e não somente àqueles que atuam no arquivo, como ocorre nos arquivos corrente ou intermediário. Considerando que os arquivos permanentes têm objetivos e características específicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A respeito dos arquivos permanentes, o objetivo principal de um arquivo permanente é o de preservar os documentos identificados com valor secundário.
( ) A ordenação dos arquivos permanentes deve ser feita por fundos.
( ) A sistemática do arranjo consiste na organização de documentos do arquivo permanente, respeitando-se a organicidade do conjunto documental.
( ) O conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final é denominado intermediário.
( ) Para constituir um fundo de arquivo, o órgão, a entidade ou a instituição necessita de um sistema informatizado.
Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) F – F – V – V – F.
b) ( ) V – V – V – V – F.
c) ( ) F – V – F – V – F.
d) ( ) V – V – F – V – F.
e) (X) F – V – V – V – F.

4 Os documentos armazenados nos arquivos permanentes têm valor histórico, informativo ou probatório e, por esse motivo, devem ser preservados. Cite algumas características dos arquivos permanentes no que se refere a sua finalidade.

Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. Um desses princípios está baseado na determinação segundo a qual os arquivos originários de uma instituição devem manter sua individualidade, sem se misturar aos de origem diversa, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Princípio do respeito à ordem original.
b) ( ) Princípio da classificação.
c) ( ) Princípio da destinação.
d) ( ) Princípio do isolamento.
e) (X) Princípio da proveniência.

No que diz respeito à teoria dos fundos em arquivos permanentes, assinale a alternativa CORRETA:

a) (X) O fundo de arquivo é formado a partir da aplicação do princípio da proveniência.
b) ( ) O princípio de respeito aos fundos, elaborado no século XIX, a partir da experiência de organização de fundos documentais da Idade Medieval, não se aplica aos acervos formados por documentos eletrônicos.
c) ( ) Os serviços de arquivo de uma instituição privada podem recolher e custodiar fundos de outras instituições.
d) ( ) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

1 O arranjo está relacionado à reordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações ditadas pela tabela de temporalidade, obedecendo critérios que respeitam o caráter orgânico dos conjuntos documentais. Em relação ao processo de arranjo documental adotado nos arquivos, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) O arranjo está relacionado à reordenação dos conjuntos documentais, obedecendo critérios que respeitam o caráter funcional dos conjuntos documentais.
b) ( ) Os princípios de arranjo de arquivos dizem respeito, primeiramente, à ordenação dos grupos de documentos, uns em relação aos outros e, em segundo lugar, ao ordenamento das peças individuais dentro dos fundos.
c) ( ) Sequência de operações químicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, utilizando diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
d) (X) No arranjo, são realizadas duas operações, uma intelectual e outra física. As operações físicas compreendem a análise dos documentos quanto a sua origem funcional, sua forma e seu conteúdo. As operações intelectuais referem-se ao acondicionamento dos suportes documentais em locais apropriados e a sua identificação, para definir sua disposição.
e) (X) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

2 Os fundos de arranjo podem seguir a seguinte ordem: fundo, seção, subseção, série, subsérie, dossiê e item documental. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) ( ) O fundo é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência, termo que equivale ao arquivo, podendo ser aberto ou fechado.
b) ( ) A seção, também chamada de subfundo, é uma subdivisão do quadro de arranjo, que corresponde a uma primeira fração lógica do fundo, em geral, reunindo documentos produzidos e acumulados por unidade(s) administrativa(s) com competências específicas.
c) ( ) A série é uma subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.
d) (X) O dossiê é a menor unidade documental, intelectualmente indivisível, integrante de dossiês ou processos; trata-se de unidade documental fisicamente indivisível, também chamada peça.

3 Os processos de arranjo e descrição são necessários para facilitar a organização e a recuperação das informações contidas nos documentos de arquivos. Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) A descrição é um processo que sintetiza elementos em conteúdos textuais, para uso nos instrumentos de pesquisa que se pode produzir (guias, inventários e catálogos).
b) ( ) Tanto o arranjo quanto a descrição são procedimentos arquivísticos aplicados em arquivos permanentes porque são preservados pelo valor histórico e informativo.
c) ( ) A partir dessa etapa de arranjo para organização dos documentos, serão possíveis a descrição e, depois, a difusão.
d) ( ) O arranjo e a descrição de arquivos são processos inseparáveis, que, muitas vezes, se confundem, pois a descrição documental só poderá ser realizada a partir do acervo arranjado.
e) (X) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

5 Os instrumentos de pesquisa assumem uma importância fundamental nos arquivos, tendo a função de guiar o usuário pelo acervo e fazer a união entre pesquisador e o documento, permitindo que o usuário chegue até a informação desejada. Defina instrumentos de pesquisa e exemplifique alguns que podem ser usados em arquivos.

1 Ordenar é dispor os documentos já arranjados e descritos dentro de pastas (sejam impressos ou on-line), as quais são organizadas dentro de arquivos. Sobre o processo de ordenação, assinale a alternativa INCORRETA:

a) ( ) Os documentos com a mesma função precisam ser guardados juntos, para que se perceba quando começou e terminou a ação, para formar o dossiê desse conjunto documental.
b) ( ) Ordenação documental equivale ao método de arquivamento e pode ser definida como a disposição dos documentos de uma série, a partir de elemento convencionado para sua recuperação.
c) ( ) O instrumento que efetivamente permite operacionalizar a atividade, segundo sua própria sistemática, é o plano de ordenação em forma de texto que descreve a organização, as regras de ordenação e os modos de acesso ao conjunto de documentos que constitui uma coleção.
d) (X) O plano predetermina a organização do espaço documental, que é especificada por meio de outro instrumento, o manual de classificação, composto pelos códigos validados. O plano de ordenação deve ser passível de ampliação e assegurar a preservação dos documentos.
e) ( ) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

2 A ordenação é estabelecida pela definição de critérios que nortearão a disposição dos documentos, resultando na proposição de um arranjo para a coleção, na forma de uma estrutura coerente para essa coleção. Para isso, com base em alguns métodos utilizados, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) O método alfabético dispõe os documentos ou pastas de acordo com a sequência das letras do alfabeto, podendo ser enciclopédico ou dicionário, quando relacionado a assuntos.
b) ( ) O método cronológico dispõe dos documentos ou pastas de acordo com a sucessão temporal.
c) ( ) O método geográfico é feito de acordo com as unidades territoriais (países, Estados, municípios, distritos, bairros e outras).
d) ( ) O método temático corresponde à disposição ocorre de acordo com temas ou assuntos.
e) (X) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

4 Ordenar é dispor os documentos já arranjados e descritos dentro de pastas (sejam impressos ou on-line), para que sejam organizados dentro de arquivos. Explique quais são as funções da ordenação documental.

1 Os arquivos são depósitos de documentos, que, por sua vez, estão expostos à degradação; assim, é necessário encontrar soluções que permitam oferecer o melhor conforto e estabilidade ao suporte da maioria dos documentos, que é o papel. Sobre os processos de conservação e preservação adotados nos arquivos para manter a integridade dos documentos, assinale a alternativa CORRETA:

a) Fungos são seres vivos que se alimentam de papéis, amidos, couros, pigmentos, tecidos, entre outros materiais.
b) Manter a umidade relativa do ar constante é uma prática recomendada para a conservação de documentos.
c) O uso de fungicidas é recomendado para a conservação de acervos.
d) Limpar o ambiente com água ajuda a evitar a proliferação de colônias de fungos.

5 Recomenda-se que a instituição tenha um plano de emergência para prevenir desastres naturais ou causados pela ação humana. Quais são os elementos que devem constar em um plano de emergência?

1 Assim como em qualquer instituição, existem vários tipos de decisões e ações que devem ser tomadas e realizadas para garantir o funcionamento nos arquivos, que contemplam diversos aspectos, desde administrativos, do ponto de vista legal, científico, cultural, tecnológico etc. Essas decisões devem estar registradas em políticas arquivísticas, que podem estar explícitas, ou seja, oficializadas em documentos próprios da instituição, ou implícitas, que são práticas genéricas correntes na empresa, que não estão oficializadas nem escritas, mas orientam as decisões dos administradores. No que tange às políticas arquivísticas, assinale a alternativa CORRETA:

a) As práticas implícitas que não estão registradas em documentos oficiais não devem ser consideradas na elaboração das políticas arquivísticas.
b) As políticas diferem das diretrizes no sentido de que, uma vez instituídas, vigoram por curtos períodos, porque orientam a formulação dos procedimentos.
c) Todas as atividades da instituição deverão ser permeadas por decisões criteriosamente planejadas e conscientemente tomadas para a consecução dos objetivos institucionais explícitos em uma política.
d) É um tema bastante aprofundado na literatura arquivística, porque se trata de normativas relacionadas ao acesso aos documentos em uma instituição.

2 Para criar políticas de acesso aos documentos, é necessário conhecer os princípios que regem os arquivos; mesmo as entidades privadas, assim como as públicas, devem abrir seus arquivos ao máximo, para promover e facilitar o acesso, visto que a comunidade precisa das informações registradas em documentos de arquivos das instituições que os detêm, exceto quando sigilosos ou com restrições governamentais, daí a necessidade de se ter um arquivista à frente da elaboração dessas políticas. Em relação ao papel dos arquivistas na elaboração de políticas de acesso aos documentos arquivísticos, assinale a alternativa CORRETA:

a) O Conselho Internacional de Arquivos estimula os arquivistas a serem proativos e informarem o público sobre a disponibilidade dos documentos para uso.
b) Os arquivistas têm função importante, pois funcionam como guardiões e precisam assegurar tanto à comunidade usuária quanto às entidades que impõem restrições que estas são adequadamente aplicadas.
c) Ao arquivista responsável pela instituição, cabe a responsabilidade de participar de todo o processo de tomada de decisão, no que tange às normas de acesso, pois será nesse documento que estarão explícitas as restrições.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

5 A Lei de Acesso à Informação regula várias questões, como a do sigilo das informações, sendo que o cidadão não deverá ter acesso às informações consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado. Descreva que tipo de informações seriam essas.

4 A difusão deve ser colocada entre as atividades prioritárias, uma vez que é através dela que a sociedade conhece o patrimônio documental. Quais os benefícios da difusão editorial para os arquivos e para a sociedade?

Mais conteúdos dessa disciplina