Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Em vista disso, analise e assinale a alternativa correta que diz respeito à relação da ludicidade na inclusão:

I. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, tal qual independe de sua faixa etária e não deve ser considerada como mera diversão, pois está interligada ao processo dinâmico da educação, objetivando o estabelecimento de relações concretas na dinâmica da aprendizagem.

II. O brincar não se constitui em recurso pedagógico favorecedor da inclusão, mas pode ser utilizado pelo professor como recurso metodológico no momento da acolhida.

III. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, tal qual independe de sua faixa etária, podendo ou não ser considerada como mera diversão, pois está interligada ao processo dinâmico da educação, objetivando o estabelecimento de relações concretas na dinâmica da aprendizagem.

IV. O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma livre pelo professor, considerando que a depender da brincadeira, esta pode ser intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.

a. Apenas I está correta.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas III está correta.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, tal qual independe de sua faixa etária e não deve ser considerada como mera diversão, pois está interligada ao processo dinâmico da educação, objetivando o estabelecimento de relações concretas na dinâmica da aprendizagem. Esta afirmativa destaca a importância da ludicidade como parte integrante do processo educativo, indo além da mera diversão. Está correta. II. O brincar não se constitui em recurso pedagógico favorecedor da inclusão, mas pode ser utilizado pelo professor como recurso metodológico no momento da acolhida. Esta afirmativa está incorreta, pois o brincar é sim um recurso pedagógico favorecedor da inclusão, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. III. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, tal qual independe de sua faixa etária, podendo ou não ser considerada como mera diversão, pois está interligada ao processo dinâmico da educação, objetivando o estabelecimento de relações concretas na dinâmica da aprendizagem. Esta afirmativa reforça a importância da ludicidade no processo educativo, destacando sua relevância para o estabelecimento de relações na aprendizagem. Está correta. IV. O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma livre pelo professor, considerando que a depender da brincadeira, esta pode ser intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil. Esta afirmativa destaca a importância do brincar como direito da criança e recurso pedagógico na BNCC. Está correta. Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: e) Apenas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Ao decorrer da prática pedagógica, novas linhas de pesquisa, metodologias de ensino e teorias acerca da docência vão surgindo. Diferentes tendências pedagógicas que se assemelham ou não, abordam definições acerca da infância e seu processo formativo. Algumas tendências mais conhecidas, pesquisadas e utilizadas que outras. Independente de seus preceitos, fato é que o profissional da educação deve sempre se manter atualizado, e aplicar tais tendências de acordo com sua realidade em sala de aula e necessidades de seus alunos (as). Em nosso material de estudos, abordamos as principais diferenças entre o método tradicional de ensino e o método Montessoriano. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo e assinale as que definem corretamente as especificidades de cada método. I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual. II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na sala de aula. III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças. IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas, desde que não incomode os demais. Assinale a alternativa correta:
I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual.
II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na sala de aula.
III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças.
IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas, desde que não incomode os demais.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas

Partindo da premissa de que a comunicação é uma necessidade básica humana, que tudo aquilo que sentimos, desejamos, questionamos e expressamos comunicamos, entendemos que a oralidade é adquirida inicialmente de forma espontânea. Suas competências vão sendo lapidadas conforme o ambiente e os estímulos recebidos, que é onde a função social da escola trabalha, inserindo também a prática da escrita. Os nossos estudos na unidade II, estiveram focados principalmente nos benefícios das contações de história para o desenvolvimento e aprofundamento dessas competências. Com embasamento nos estudos realizados, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as questões referentes a esses benefícios que podem ser alcançados: ( ) A prática de contação de histórias contribui para o desenvolvimento do senso crítico e a criatividade. ( ) novas estratégias de leitura podem ser pensadas e utilizadas, auxiliando na apropriação da base alfabética. ( ) Estimula a imaginação, podendo ser criados novos personagens e contextos dentro da história apresentada. ( ) A prática de contação de histórias possibilita somente um momento lúdico e divertido para a criança, sem que haja a possibilidade de atingir outros objetivos educacionais. ( ) A partir da história apresentada, o professor pode propor atividades de pintura, desenho, colagens, entre outras, que irão enriquecer ainda mais a aprendizagem. Assinale a alternativa correta:
V-V-V-F-F.
a. V-F-F-V-V.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-V-V.
d. V-V-V-F-V.
e. V-F-V-F-V.

Mediante tais considerações, assinale a alternativa correta que descreve a oralização:
Você se recorda de suas primeiras palavras ditas, ou da forma como adquiriu a oralização, compreendendo o sentido e os significados das palavras? É difícil lembrarmos de questões tão específicas de nossa infância, quem dirá do momento em que formulamos nossa primeira fala, enquanto bebês. Nesse sentido, poucos ou nenhum são os momentos no senso comum, que nos questionamos acerca do desenvolvimento dessa forma de comunicação. Mas, enquanto linguistas, educadores, e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de tal capacidade, precisamos refletir acerca desse processo.
No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para todos.
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
a. No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
b. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
c. A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
d. Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para todos.
e. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.

Acerca do trabalho do docente com a música e a arte, assinale a alternativa correta:
O currículo tem focado cada vez mais nas disciplinas de português e matemática, desde a educação infantil, já é visado a formação profissional dos indivíduos, dentro de uma perspectiva que não coloca o ensino das artes e suas competências no mesmo nível de valorização das demais disciplinas. No entanto, o ensino da arte, como aprendemos nesta unidade, tem uma enorme potência para o desenvolvimento de inúmeras capacidades. Em vista disso, a forma como o professor abordará e mediará o ensino de artes será um fator influenciador na forma como o (a) aluno (a) irá percebê-la.
O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e da metodologia
Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo
a. O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e da metodologia
b. Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
c. As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
d. Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
e. É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo

Em relação a inserção de atividades lúdicas na educação infantil, analise as asserções abaixo: I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente escolar. PORQUE II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades lúdicas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente escolar.
II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades lúdicas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o previamente o planejamento.
d. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional. Dessa forma, o professor não tem a necessidade de colocar brincadeiras e momentos de musicalização todos os dias, ou com frequência na prática pedagógica.
e. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.

A criança, quando inserida no ambiente escolar da educação infantil, encontra nesse ambiente o primeiro local onde serão realizadas as socializações fora do âmbito familiar. A escola é um mundo novo repleto de possibilidades e descobertas. A função do professor é mediar esses caminhos, e encaminhar os alunos (as) nesse trajeto de aprendizagem e desenvolvimento. Dessa forma, estabelecer uma rotina se torna imprescindível, pois a escola é um local onde a criança estará presente todos os dias, fazendo parte da construção de sua percepção de mundo e formação. No que refere-se a inserção das músicas na rotina da criança no ambiente escolar, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as alternativas abaixo: ( ) O professor pode usar a musicalização de diversas formas, tanto para introduzir um conteúdo, como para organizar a rotina da sala de aula, prever uma ação como atividade mais lúdica ou até mesmo para acalmar as crianças. ( ) Para que a musicalização seja utilizada no momento da acolhida, o professor deve informar previamente a equipe pedagógica acerca de suas escolhas no planejamento, no intuito de reservar o uso do rádio disponibilizado pela escola. ( ) Utilizar da musicalização no momento da acolhida auxilia no estabelecimento da rotina, na socialização e familiaridade dos alunos com o ambiente escolar. ( ) O momento da acolhida deve acontecer sempre com músicas diferentes, não se deve repetir as mesmas músicas ao decorrer da semana, para propiciar aos alunos (as) novas aprendizagens. ( ) O momento de recepção dos alunos (as), quando acontece com músicas, permite ao professor e aluno (a) criarem afetividade, pois torna o ambiente mais acolhedor e confortável. Assinale a alternativa correta:

a. V-V-F-V-V.
b. F-F-V-F-V.
c. V-F-V-F-V.
d. F-V-F-F-F
e. V-F-F-V-V.

É fundamental que o professor (a) tenha em mente os processos bem estabelecidos, mesmo considerando que o planejamento nem sempre acontece como esperado, pois diversos fatores internos da sala de aula e externos podem influenciar diretamente na rotina da sala de aula. Ser maleável em sua prática pedagógica é uma característica importante também, por vezes algumas atividades não são concluídas naquele dia, ou podem vir a ser modificadas. Entender a especificidade de cada processo auxilia nessas modificações que por vezes são necessárias. Acerca disso, analise as alternativas abaixo e assinale a que descreve corretamente as possibilidades de aplicação das atividades de história e cirandas.

a. As histórias referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade, produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as cirandas que são utilizadas como instrumento para a musicalização, por
b. As histórias são as produções literárias produzidas para o público infantil que podem ser utilizados como instrumento de musicalização, enquanto as cantigas de roda referem-se às músicas que também foram produzidas para as crianças ou as adaptações realizadas para esse público, as quais o professor (a) pode utilizá-las como ferramenta pedagógica de ensino.
c. As cantigas de roda referem-se a toda produção musical realizada até o momento, sendo de repertório infantil ou não, enquanto as histórias são atividades que se baseiam nas histórias dos contos clássicos para crianças
d. As cirandas são as antigas cantigas de roda que foram repassadas e ensinadas pelas gerações, tornando-se um patrimônio cultural, e as histórias são todos os contos que relatam algum acontecimento que foram transformados em música
e. As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas

Mais conteúdos dessa disciplina