Logo Passei Direto
Buscar

TODAS AS ATIVIDADES - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E MUSICALIZAÇÃO - UNIFATECIE

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao decorrer da prática pedagógica, novas linhas de pesquisa, metodologias de ensino e teorias acerca da docência vão surgindo. Diferentes tendências pedagógicas que se assemelham ou não, abordam definições acerca da infância e seu processo formativo. Algumas tendências mais conhecidas, pesquisadas e utilizadas que outras. Independente de seus preceitos, fato é que o profissional da educação deve sempre se manter atualizado, e aplicar tais tendências de acordo com sua realidade em sala de aula e necessidades de seus alunos (as). Em nosso material de estudos, abordamos as principais diferenças entre o método tradicional de ensino e o método Montessoriano. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo e assinale as que definem corretamente as especificidades de cada método. I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual. II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na sala de aula. III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças. IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas, desde que não incomode os demais. Assinale a alternativa correta:
I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual.
II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na sala de aula.
III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças.
IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas, desde que não incomode os demais.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas

Partindo da premissa de que a comunicação é uma necessidade básica humana, que tudo aquilo que sentimos, desejamos, questionamos e expressamos comunicamos, entendemos que a oralidade é adquirida inicialmente de forma espontânea. Suas competências vão sendo lapidadas conforme o ambiente e os estímulos recebidos, que é onde a função social da escola trabalha, inserindo também a prática da escrita. Os nossos estudos na unidade II, estiveram focados principalmente nos benefícios das contações de história para o desenvolvimento e aprofundamento dessas competências. Com embasamento nos estudos realizados, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as questões referentes a esses benefícios que podem ser alcançados: ( ) A prática de contação de histórias contribui para o desenvolvimento do senso crítico e a criatividade. ( ) novas estratégias de leitura podem ser pensadas e utilizadas, auxiliando na apropriação da base alfabética. ( ) Estimula a imaginação, podendo ser criados novos personagens e contextos dentro da história apresentada. ( ) A prática de contação de histórias possibilita somente um momento lúdico e divertido para a criança, sem que haja a possibilidade de atingir outros objetivos educacionais. ( ) A partir da história apresentada, o professor pode propor atividades de pintura, desenho, colagens, entre outras, que irão enriquecer ainda mais a aprendizagem. Assinale a alternativa correta:
V-V-V-F-F.
a. V-F-F-V-V.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-V-V.
d. V-V-V-F-V.
e. V-F-V-F-V.

Mediante tais considerações, assinale a alternativa correta que descreve a oralização:
Você se recorda de suas primeiras palavras ditas, ou da forma como adquiriu a oralização, compreendendo o sentido e os significados das palavras? É difícil lembrarmos de questões tão específicas de nossa infância, quem dirá do momento em que formulamos nossa primeira fala, enquanto bebês. Nesse sentido, poucos ou nenhum são os momentos no senso comum, que nos questionamos acerca do desenvolvimento dessa forma de comunicação. Mas, enquanto linguistas, educadores, e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de tal capacidade, precisamos refletir acerca desse processo.
No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para todos.
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
a. No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
b. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
c. A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
d. Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para todos.
e. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.

Acerca do trabalho do docente com a música e a arte, assinale a alternativa correta:
O currículo tem focado cada vez mais nas disciplinas de português e matemática, desde a educação infantil, já é visado a formação profissional dos indivíduos, dentro de uma perspectiva que não coloca o ensino das artes e suas competências no mesmo nível de valorização das demais disciplinas. No entanto, o ensino da arte, como aprendemos nesta unidade, tem uma enorme potência para o desenvolvimento de inúmeras capacidades. Em vista disso, a forma como o professor abordará e mediará o ensino de artes será um fator influenciador na forma como o (a) aluno (a) irá percebê-la.
O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e da metodologia
Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo
a. O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e da metodologia
b. Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
c. As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
d. Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
e. É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo

Em relação a inserção de atividades lúdicas na educação infantil, analise as asserções abaixo: I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente escolar. PORQUE II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades lúdicas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente escolar.
II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades lúdicas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o previamente o planejamento.
d. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional. Dessa forma, o professor não tem a necessidade de colocar brincadeiras e momentos de musicalização todos os dias, ou com frequência na prática pedagógica.
e. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.

A criança, quando inserida no ambiente escolar da educação infantil, encontra nesse ambiente o primeiro local onde serão realizadas as socializações fora do âmbito familiar. A escola é um mundo novo repleto de possibilidades e descobertas. A função do professor é mediar esses caminhos, e encaminhar os alunos (as) nesse trajeto de aprendizagem e desenvolvimento. Dessa forma, estabelecer uma rotina se torna imprescindível, pois a escola é um local onde a criança estará presente todos os dias, fazendo parte da construção de sua percepção de mundo e formação. No que refere-se a inserção das músicas na rotina da criança no ambiente escolar, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as alternativas abaixo: ( ) O professor pode usar a musicalização de diversas formas, tanto para introduzir um conteúdo, como para organizar a rotina da sala de aula, prever uma ação como atividade mais lúdica ou até mesmo para acalmar as crianças. ( ) Para que a musicalização seja utilizada no momento da acolhida, o professor deve informar previamente a equipe pedagógica acerca de suas escolhas no planejamento, no intuito de reservar o uso do rádio disponibilizado pela escola. ( ) Utilizar da musicalização no momento da acolhida auxilia no estabelecimento da rotina, na socialização e familiaridade dos alunos com o ambiente escolar. ( ) O momento da acolhida deve acontecer sempre com músicas diferentes, não se deve repetir as mesmas músicas ao decorrer da semana, para propiciar aos alunos (as) novas aprendizagens. ( ) O momento de recepção dos alunos (as), quando acontece com músicas, permite ao professor e aluno (a) criarem afetividade, pois torna o ambiente mais acolhedor e confortável. Assinale a alternativa correta:

a. V-V-F-V-V.
b. F-F-V-F-V.
c. V-F-V-F-V.
d. F-V-F-F-F
e. V-F-F-V-V.

É fundamental que o professor (a) tenha em mente os processos bem estabelecidos, mesmo considerando que o planejamento nem sempre acontece como esperado, pois diversos fatores internos da sala de aula e externos podem influenciar diretamente na rotina da sala de aula. Ser maleável em sua prática pedagógica é uma característica importante também, por vezes algumas atividades não são concluídas naquele dia, ou podem vir a ser modificadas. Entender a especificidade de cada processo auxilia nessas modificações que por vezes são necessárias. Acerca disso, analise as alternativas abaixo e assinale a que descreve corretamente as possibilidades de aplicação das atividades de história e cirandas.

a. As histórias referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade, produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as cirandas que são utilizadas como instrumento para a musicalização, por
b. As histórias são as produções literárias produzidas para o público infantil que podem ser utilizados como instrumento de musicalização, enquanto as cantigas de roda referem-se às músicas que também foram produzidas para as crianças ou as adaptações realizadas para esse público, as quais o professor (a) pode utilizá-las como ferramenta pedagógica de ensino.
c. As cantigas de roda referem-se a toda produção musical realizada até o momento, sendo de repertório infantil ou não, enquanto as histórias são atividades que se baseiam nas histórias dos contos clássicos para crianças
d. As cirandas são as antigas cantigas de roda que foram repassadas e ensinadas pelas gerações, tornando-se um patrimônio cultural, e as histórias são todos os contos que relatam algum acontecimento que foram transformados em música
e. As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas

Acerca do papel da contação de histórias para o trabalho com a oralidade, assinale a alternativa correta:
O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos no plano afetivo, cognitivo e linguístico, no entanto, é limitado para o professor, pois há poucas opções de atividades que podem ser aplicadas a partir do uso desse recurso
a. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos somente no plano linguístico desse aluno (a).
b. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos no plano afetivo, cognitivo e linguístico, no entanto, é limitado para o professor, pois há poucas opções de atividades que podem ser aplicadas a partir do uso desse recurso
c. A contação de histórias como ferramenta metodológica possibilita ao professor tratar de assuntos como bullying, preconceito, educação sexual, igualdade, alimentação saudável, hábitos de higiene, desfralde, etc, de forma séria e delimitada
d. A criança ao ouvir uma história pode estabelecer uma identificação com seus personagens e suas vivências, no entanto, não se deve modificar a história. O professor pode usar esses momentos para abordar e conscientizar a turma sobre temas importantes de forma divertida.
e. Quando uma criança ouve uma história e estabelece uma identificação com seus personagens e suas vivências, pode usar do seu imaginário para construir novas possibilidades. O professor pode usar tais histórias para abordar e conscientizar a turma sobre temas importantes de forma lúdica.

Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o previamente o planejamento.
d. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
e. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional

Nesse sentido, analise as asserções abaixo:

I. Sendo inserida no contexto escolar das crianças desde o início da inserção na escola, a música pode cooperar com a ludicidade, propiciando uma aprendizagem prazerosa e que desenvolva o trabalho em equipe e a socialização. Também pode ser utilizada como fator determinante no que tange o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo das pessoas.

PORQUE

II. A música pode ser considerada um instrumento de comunicação, não como uma linguagem, mas ela nos propicia uma capacidade de se expressar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Sendo inserida no contexto escolar das crianças desde o início da inserção na escola, a música pode cooperar com a ludicidade, propiciando uma aprendizagem prazerosa e que desenvolva o trabalho em equipe e a socialização. Também pode ser utilizada como fator determinante no que tange o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo das pessoas.
II. A música pode ser considerada um instrumento de comunicação, não como uma linguagem, mas ela nos propicia uma capacidade de se expressar.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

I. O lúdico, em um âmbito prático, pode ser considerado como a capacidade que a criança tem de experienciar por meio das brincadeiras, realidades paralelas à sua. É por meio do brincar que a criança irá trabalhar com habilidades motoras, as quais possibilitam o desenvolvimento físico e psicológico desse indivíduo.

PORQUE

II. A ludicidade não é uma atividade inerente e natural ao desenvolvimento da criança, este deve ser estimulado e aplicado desde seus primeiros movimentos, em sua primeira atividade com intencionalidade a criança deve ser direcionada a explorar o que está ao seu redor, utilizando-se de seu corpo e, consequentemente, aprendendo com isso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O lúdico, em um âmbito prático, pode ser considerado como a capacidade que a criança tem de experienciar por meio das brincadeiras, realidades paralelas à sua. É por meio do brincar que a criança irá trabalhar com habilidades motoras, as quais possibilitam o desenvolvimento físico e psicológico desse indivíduo.
PORQUE
II. A ludicidade não é uma atividade inerente e natural ao desenvolvimento da criança, este deve ser estimulado e aplicado desde seus primeiros movimentos, em sua primeira atividade com intencionalidade a criança deve ser direcionada a explorar o que está ao seu redor, utilizando-se de seu corpo e, consequentemente, aprendendo com isso.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao decorrer da prática pedagógica, novas linhas de pesquisa, metodologias de ensino e teorias acerca da docência vão surgindo. Diferentes tendências pedagógicas que se assemelham ou não, abordam definições acerca da infância e seu processo formativo. Algumas tendências mais conhecidas, pesquisadas e utilizadas que outras. Independente de seus preceitos, fato é que o profissional da educação deve sempre se manter atualizado, e aplicar tais tendências de acordo com sua realidade em sala de aula e necessidades de seus alunos (as). Em nosso material de estudos, abordamos as principais diferenças entre o método tradicional de ensino e o método Montessoriano. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo e assinale as que definem corretamente as especificidades de cada método. I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual. II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na sala de aula. III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças. IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas, desde que não incomode os demais. Assinale a alternativa correta:
I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual.
II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na sala de aula.
III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças.
IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas, desde que não incomode os demais.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas

Partindo da premissa de que a comunicação é uma necessidade básica humana, que tudo aquilo que sentimos, desejamos, questionamos e expressamos comunicamos, entendemos que a oralidade é adquirida inicialmente de forma espontânea. Suas competências vão sendo lapidadas conforme o ambiente e os estímulos recebidos, que é onde a função social da escola trabalha, inserindo também a prática da escrita. Os nossos estudos na unidade II, estiveram focados principalmente nos benefícios das contações de história para o desenvolvimento e aprofundamento dessas competências. Com embasamento nos estudos realizados, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as questões referentes a esses benefícios que podem ser alcançados: ( ) A prática de contação de histórias contribui para o desenvolvimento do senso crítico e a criatividade. ( ) novas estratégias de leitura podem ser pensadas e utilizadas, auxiliando na apropriação da base alfabética. ( ) Estimula a imaginação, podendo ser criados novos personagens e contextos dentro da história apresentada. ( ) A prática de contação de histórias possibilita somente um momento lúdico e divertido para a criança, sem que haja a possibilidade de atingir outros objetivos educacionais. ( ) A partir da história apresentada, o professor pode propor atividades de pintura, desenho, colagens, entre outras, que irão enriquecer ainda mais a aprendizagem. Assinale a alternativa correta:
V-V-V-F-F.
a. V-F-F-V-V.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-V-V.
d. V-V-V-F-V.
e. V-F-V-F-V.

Mediante tais considerações, assinale a alternativa correta que descreve a oralização:
Você se recorda de suas primeiras palavras ditas, ou da forma como adquiriu a oralização, compreendendo o sentido e os significados das palavras? É difícil lembrarmos de questões tão específicas de nossa infância, quem dirá do momento em que formulamos nossa primeira fala, enquanto bebês. Nesse sentido, poucos ou nenhum são os momentos no senso comum, que nos questionamos acerca do desenvolvimento dessa forma de comunicação. Mas, enquanto linguistas, educadores, e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de tal capacidade, precisamos refletir acerca desse processo.
No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para todos.
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
a. No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
b. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.
c. A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
d. Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para todos.
e. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.

Acerca do trabalho do docente com a música e a arte, assinale a alternativa correta:
O currículo tem focado cada vez mais nas disciplinas de português e matemática, desde a educação infantil, já é visado a formação profissional dos indivíduos, dentro de uma perspectiva que não coloca o ensino das artes e suas competências no mesmo nível de valorização das demais disciplinas. No entanto, o ensino da arte, como aprendemos nesta unidade, tem uma enorme potência para o desenvolvimento de inúmeras capacidades. Em vista disso, a forma como o professor abordará e mediará o ensino de artes será um fator influenciador na forma como o (a) aluno (a) irá percebê-la.
O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e da metodologia
Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo
a. O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e da metodologia
b. Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
c. As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
d. Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
e. É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo

Em relação a inserção de atividades lúdicas na educação infantil, analise as asserções abaixo: I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente escolar. PORQUE II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades lúdicas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente escolar.
II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades lúdicas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o previamente o planejamento.
d. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional. Dessa forma, o professor não tem a necessidade de colocar brincadeiras e momentos de musicalização todos os dias, ou com frequência na prática pedagógica.
e. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.

A criança, quando inserida no ambiente escolar da educação infantil, encontra nesse ambiente o primeiro local onde serão realizadas as socializações fora do âmbito familiar. A escola é um mundo novo repleto de possibilidades e descobertas. A função do professor é mediar esses caminhos, e encaminhar os alunos (as) nesse trajeto de aprendizagem e desenvolvimento. Dessa forma, estabelecer uma rotina se torna imprescindível, pois a escola é um local onde a criança estará presente todos os dias, fazendo parte da construção de sua percepção de mundo e formação. No que refere-se a inserção das músicas na rotina da criança no ambiente escolar, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as alternativas abaixo: ( ) O professor pode usar a musicalização de diversas formas, tanto para introduzir um conteúdo, como para organizar a rotina da sala de aula, prever uma ação como atividade mais lúdica ou até mesmo para acalmar as crianças. ( ) Para que a musicalização seja utilizada no momento da acolhida, o professor deve informar previamente a equipe pedagógica acerca de suas escolhas no planejamento, no intuito de reservar o uso do rádio disponibilizado pela escola. ( ) Utilizar da musicalização no momento da acolhida auxilia no estabelecimento da rotina, na socialização e familiaridade dos alunos com o ambiente escolar. ( ) O momento da acolhida deve acontecer sempre com músicas diferentes, não se deve repetir as mesmas músicas ao decorrer da semana, para propiciar aos alunos (as) novas aprendizagens. ( ) O momento de recepção dos alunos (as), quando acontece com músicas, permite ao professor e aluno (a) criarem afetividade, pois torna o ambiente mais acolhedor e confortável. Assinale a alternativa correta:

a. V-V-F-V-V.
b. F-F-V-F-V.
c. V-F-V-F-V.
d. F-V-F-F-F
e. V-F-F-V-V.

É fundamental que o professor (a) tenha em mente os processos bem estabelecidos, mesmo considerando que o planejamento nem sempre acontece como esperado, pois diversos fatores internos da sala de aula e externos podem influenciar diretamente na rotina da sala de aula. Ser maleável em sua prática pedagógica é uma característica importante também, por vezes algumas atividades não são concluídas naquele dia, ou podem vir a ser modificadas. Entender a especificidade de cada processo auxilia nessas modificações que por vezes são necessárias. Acerca disso, analise as alternativas abaixo e assinale a que descreve corretamente as possibilidades de aplicação das atividades de história e cirandas.

a. As histórias referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade, produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as cirandas que são utilizadas como instrumento para a musicalização, por
b. As histórias são as produções literárias produzidas para o público infantil que podem ser utilizados como instrumento de musicalização, enquanto as cantigas de roda referem-se às músicas que também foram produzidas para as crianças ou as adaptações realizadas para esse público, as quais o professor (a) pode utilizá-las como ferramenta pedagógica de ensino.
c. As cantigas de roda referem-se a toda produção musical realizada até o momento, sendo de repertório infantil ou não, enquanto as histórias são atividades que se baseiam nas histórias dos contos clássicos para crianças
d. As cirandas são as antigas cantigas de roda que foram repassadas e ensinadas pelas gerações, tornando-se um patrimônio cultural, e as histórias são todos os contos que relatam algum acontecimento que foram transformados em música
e. As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas

Acerca do papel da contação de histórias para o trabalho com a oralidade, assinale a alternativa correta:
O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos no plano afetivo, cognitivo e linguístico, no entanto, é limitado para o professor, pois há poucas opções de atividades que podem ser aplicadas a partir do uso desse recurso
a. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos somente no plano linguístico desse aluno (a).
b. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos no plano afetivo, cognitivo e linguístico, no entanto, é limitado para o professor, pois há poucas opções de atividades que podem ser aplicadas a partir do uso desse recurso
c. A contação de histórias como ferramenta metodológica possibilita ao professor tratar de assuntos como bullying, preconceito, educação sexual, igualdade, alimentação saudável, hábitos de higiene, desfralde, etc, de forma séria e delimitada
d. A criança ao ouvir uma história pode estabelecer uma identificação com seus personagens e suas vivências, no entanto, não se deve modificar a história. O professor pode usar esses momentos para abordar e conscientizar a turma sobre temas importantes de forma divertida.
e. Quando uma criança ouve uma história e estabelece uma identificação com seus personagens e suas vivências, pode usar do seu imaginário para construir novas possibilidades. O professor pode usar tais histórias para abordar e conscientizar a turma sobre temas importantes de forma lúdica.

Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o previamente o planejamento.
d. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
e. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional

Nesse sentido, analise as asserções abaixo:

I. Sendo inserida no contexto escolar das crianças desde o início da inserção na escola, a música pode cooperar com a ludicidade, propiciando uma aprendizagem prazerosa e que desenvolva o trabalho em equipe e a socialização. Também pode ser utilizada como fator determinante no que tange o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo das pessoas.

PORQUE

II. A música pode ser considerada um instrumento de comunicação, não como uma linguagem, mas ela nos propicia uma capacidade de se expressar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Sendo inserida no contexto escolar das crianças desde o início da inserção na escola, a música pode cooperar com a ludicidade, propiciando uma aprendizagem prazerosa e que desenvolva o trabalho em equipe e a socialização. Também pode ser utilizada como fator determinante no que tange o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo das pessoas.
II. A música pode ser considerada um instrumento de comunicação, não como uma linguagem, mas ela nos propicia uma capacidade de se expressar.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

I. O lúdico, em um âmbito prático, pode ser considerado como a capacidade que a criança tem de experienciar por meio das brincadeiras, realidades paralelas à sua. É por meio do brincar que a criança irá trabalhar com habilidades motoras, as quais possibilitam o desenvolvimento físico e psicológico desse indivíduo.

PORQUE

II. A ludicidade não é uma atividade inerente e natural ao desenvolvimento da criança, este deve ser estimulado e aplicado desde seus primeiros movimentos, em sua primeira atividade com intencionalidade a criança deve ser direcionada a explorar o que está ao seu redor, utilizando-se de seu corpo e, consequentemente, aprendendo com isso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O lúdico, em um âmbito prático, pode ser considerado como a capacidade que a criança tem de experienciar por meio das brincadeiras, realidades paralelas à sua. É por meio do brincar que a criança irá trabalhar com habilidades motoras, as quais possibilitam o desenvolvimento físico e psicológico desse indivíduo.
PORQUE
II. A ludicidade não é uma atividade inerente e natural ao desenvolvimento da criança, este deve ser estimulado e aplicado desde seus primeiros movimentos, em sua primeira atividade com intencionalidade a criança deve ser direcionada a explorar o que está ao seu redor, utilizando-se de seu corpo e, consequentemente, aprendendo com isso.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Prévia do material em texto

Iniciado em quarta, 22 mai 2024, 11:27
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 22 mai 2024, 12:09
Tempo
empregado
41 minutos 45 segundos
Avaliar 0,60 de um máximo de 1,00(60%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Em nossa formação teórica e prática pedagógica, muito se utiliza dos termos ludicidade e brincadeira, são palavras e conceitos
sempre presentes na vida do docente. Em nossa apostila de estudos, compreendemos que a palavra ludicidade advém do latim
ludus, e significa “jogo, exercício ou imitação”, e tem como sinônimo divertimento, diversão e lazer; e como antônimos, tristeza e
desânimo.
No entanto, por mais que esses conceitos se misturam em nosso dia a dia, se faz necessário diferenciar e compreender a
diferença e a relação entre o brincar e o lúdico.
Mediante tais considerações, assinale a alternativa correta:
a. A ludicidade se restringe aos jogos e brincadeiras.
b. A brincadeira é a ação que acontece por meio do brincar, do uso de jogos, músicas e outras atividades que tenham
como intuito propiciar uma aprendizagem, sendo estabelecido o lúdico no momento em que as crianças sentem
prazer naquela ação e se divirtam.

c. O lúdico está presente em toda brincadeira, mesmo que não seja prazeroso para os participantes.
d. O lúdico está presente no nosso dia a dia, mesmo que não seja prazeroso para os participantes.
e. O brincar pode ser definido como conjunto de ações lúdicas que ocorrem apenas por meio da brincadeira, sendo
necessários à utilização de objetos ou brinquedos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A brincadeira é a ação que acontece por meio do brincar, do uso de jogos, músicas e outras atividades que tenham como
intuito propiciar uma aprendizagem, sendo estabelecido o lúdico no momento em que as crianças sentem prazer naquela ação
e se divirtam.
Painel / Minhas Disciplinas
/ ESP. LUDOPEDAGOGIA - MÓD. 03 - DISC. 02 - LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
/ ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - VALOR 1,0 PONTOS / CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - PRAZO FINAL: 31/05/2024
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849#section-4
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189124
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Para que a ludicidade esteja presente no brincar, o espaço em que a criança se encontra inserida será um fator influenciador. E
para que essa brincadeira faça sentido para a criança, deve estar relacionada às suas vivências e /ou desejos e fantasias
irrealizáveis no momento. Nesse sentido, o espaço da brinquedoteca propicia o enriquecimento dos contextos imaginativos das
brincadeiras.
Partindo desta consideração, assinale a alternativa correta que descreve as possibilidades metodológicas de uso da
brinquedoteca.
a. Podendo ser públicos ou privados e criados em diferentes instituições, a brinquedoteca não deve ser definida apenas
como um conjunto organizado de brinquedos, pois deve propiciar tanto o divertimento e a socialização entre crianças
e adultos, quanto o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, quanto mais simplificado é esse espaço, menos
possibilidades a criança tem de explorar os materiais e realizar suas explorações e descobertas.
b. Qualquer espaço, desde que seja disponibilizado alguns brinquedos, pode ser nomeado e utilizado como
brinquedoteca.
c. O enriquecimento deste espaço não é relevante para a ludicidade e aprendizagem, pois se haver muitos brinquedos a
criança não irá trabalhar seu imaginário, podendo se perder na exploração desses materiais
d. Ligado ao termo biblioteca, do qual herdou as características, brinquedoteca ou ludoteca, são espaços criados e
organizados para a criança brincar. Podem ser públicos ou privados, podem ser inseridos somente em espaços com
fins pedagógicos educacionais.

e. As brinquedotecas são espaços públicos criados e organizados para a criança brincar, podendo se estabelecer em
diferentes tipos de instituições como escolas, hospitais, supermercados, centros de lazer, bibliotecas, shoppings,
consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, universidades.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Podendo ser públicos ou privados e criados em diferentes instituições, a brinquedoteca não deve ser definida apenas como um
conjunto organizado de brinquedos, pois deve propiciar tanto o divertimento e a socialização entre crianças e adultos, quanto o
desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, quanto mais simplificado é esse espaço, menos possibilidades a criança tem
de explorar os materiais e realizar suas explorações e descobertas.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Ao decorrer da prática pedagógica, novas linhas de pesquisa, metodologias de ensino e teorias acerca da docência vão
surgindo. Diferentes tendências pedagógicas que se assemelham ou não, abordam definições acerca da infância e seu processo
formativo. Algumas tendências mais conhecidas, pesquisadas e utilizadas que outras. Independente de seus preceitos, fato é
que o profissional da educação deve sempre se manter atualizado, e aplicar tais tendências de acordo com sua realidade em
sala de aula e necessidades de seus alunos (as). 
Em nosso material de estudos, abordamos as principais diferenças entre o método tradicional de ensino e o método
Montessoriano. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo e assinale as que definem corretamente as especificidades de cada
método.
I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social,
em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual.
II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na
sala de aula.
III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método
tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças.
IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori
a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas,
desde que não incomode os demais.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Nesta unidade caminhamos por muitas aprendizagens acerca do brincar e do lúdico, e pudemos compreender a importância da
brinquedoteca nesse movimento, bem como de que forma este espaço deve ser pensado e estruturalizado para o uso
adequado. Tal qual, não deve se restringir a uma única forma, mas com qualidade e intencionalidade, as atividades e
brincadeiras devem ser pensadas e mediadas buscando atingir os objetivos específicos de cada instituição que oferece tal
espaço.
 
Sobre os objetivos de uso da brinquedoteca nas diferentes instituições, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
 
( ) As brinquedotecas comunitárias são criadas geralmente em comunidades carentes; por organizações não governamentais e
associações de bairros que costumam organizar e manter brinquedotecas para atender o público local.
(  ) As brinquedotecas escolares tem como objetivos prover a instituição objetos lúdicos e os materiais necessários às atividades
pedagógicas e de lazer, oferecer um espaço de brincadeiras para que as crianças realizem suas próprias escolhas; permitir um
ambiente de observação e de reflexão para que os profissionais conheçam melhor as crianças e ajudema desenvolvê-las;
( ) Algumas brinquedotecas hospitalares oferecem serviços de empréstimos, enquanto outras promovem atividades lúdicas,
oficinas e competições no próprio local.
(  ) As brinquedotecas em instituições particulares podem ser visitadas e utilizadas desde que as famílias acordem uma
mensalidade com a escola para a manutenção de seu uso.
( ) As brinquedotecas hospitalares têm por objetivos: ajudar na recuperação da criança doente; favorecer a comunicação e a
expressão das vivências da criança com problemas de saúde e permitir a interiorização e a solução dos mesmos.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V-V.
b. F-F-F-F-F.
c. V-V-V-F-V.
d. V-V-F-V-V.
e. V-V-F-F-V.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
V-V-F-F-V.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Toda ação em sala de aula é previamente planejada. Ao construir o planejamento seja do dia ou da semana, bem como do
semestre ou do ano todo, objetivos específicos e gerais são pensados de acordo com a faixa etária daquela turma. O qual, ao
decorrer da prática em sala de aula podem ser readequados conforme as necessidades, níveis de conhecimento e ritmo de
aprendizagem dos alunos (as). Sob tal perspectiva, a contação de histórias não deve ser um passatempo, o contato com os
livros e diferentes produções textuais tem grande potência para ensinar e desenvolver, desde que encaminhadas corretamente.
 
Acerca do papel da contação de histórias para o trabalho com a oralidade, assinale a alternativa correta:
a. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos no plano
afetivo, cognitivo e linguístico, no entanto, é limitado para o professor, pois há poucas opções de atividades que
podem ser aplicadas a partir do uso desse recurso
b. A criança ao ouvir uma história pode estabelecer uma identificação com seus personagens e suas vivências, no entanto,
não se deve modificar a história. O professor pode usar esses momentos para abordar e conscientizar a turma sobre
temas importantes de forma divertida.
c. Quando uma criança ouve uma história e estabelece uma identificação com seus personagens e suas vivências,
pode usar do seu imaginário para construir novas possibilidades. O professor pode usar tais histórias para abordar e
conscientizar a turma sobre temas importantes de forma lúdica.

d. A contação de histórias como ferramenta metodológica possibilita ao professor tratar de assuntos como bullying,
preconceito, educação sexual, igualdade, alimentação saudável, hábitos de higiene, desfralde, etc, de forma séria e
delimitada
e. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos somente no
plano linguístico desse aluno (a).
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Quando uma criança ouve uma história e estabelece uma identificação com seus personagens e suas vivências, pode usar do
seu imaginário para construir novas possibilidades. O professor pode usar tais histórias para abordar e conscientizar a turma
sobre temas importantes de forma lúdica.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Em nossos estudos, conseguimos concluir que o brincar se manifesta por meio de diversas possibilidades e formas, e que ao
exercer tal ação, há influências diretas e significativas relativas ao contexto e período histórico em que a criança se encontra
inserida. A forma como cada criança experimenta e se utiliza dos jogos e brincadeiras perpassa por todas essas questões.
Nesse sentido, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para o conceito de  jogo de acordo com os dados históricos de cada
sociedade.
( ) O filósofo grego Aristóteles preconizava o uso dos jogos como atividades que preparam as crianças para viver na sociedade
adulta.
(  ) Para os romanos, os jogos eram direcionados e estavam sujeitos a regras e subordinados a valores morais e culturais, em
que a força física era de extrema importância.
(  ) Na Idade Média, as brincadeiras se opunham à seriedade na aquisição de conhecimentos e as crianças eram vistas como
adultos imperfeitos em miniatura, mediante tal consideração, as atividades lúdicas eram de exclusividade das crianças.
(  ) Para os romanos, os jogos eram direcionados e estavam sujeitos a regras e subordinados a valores morais e culturais,
reverenciavam o intelectual.
(  ) Para Aristóteles, os jogos eram considerados como um passatempo, como um instrumento de diversão, sem objetivos
formativos sociais.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-V-V-V.
b. F-F-F-F-F
c. V-V-F-V-V.
d. V-V-F-F-F.
e. F-V-V-V-F.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
V-V-F-F-F.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Quando entendemos que o sistema de escrita vai além da habilidade de codificar e representar simbolicamente um som, que
não é apenas o registro de palavras, mas sim um processo que requer consciência fonológica e organização linguística, também
compreendemos a função social da escrita, e de que forma esse recurso pode ser aplicado e utilizado dentro e fora do ambiente
escolar.
 
Dessa forma, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) acerca das questões necessárias para que a competência da escrita seja
desenvolvida:
 
( ) A consciência fonológica é um fator causal necessário para o aprendizado da escrita alfabética e um bom preditor do sucesso
na alfabetização.
( ) Sentindo-se à vontade para se expressar, a criança tem uma participação mais ativa nas contações de histórias e demais
atividades, enriquecendo seu vocabulário, influenciando  diretamente sua habilidade em aprender a escrita.
(  ) Para que a escrita seja desenvolvida, deve-se permear um campo de habilidades pré-adquiridas, as quais a criança terá
contato por meio de um adulto -professor- que intermediará esse processo.
(  ) A contação de histórias é uma atividade dispensável no processo de aquisição da escrita.
( ) A escrita será concretizada independente das aprendizagens e habilidades anteriormente adquiridas pela criança.
Assinale a alternativa correta
a. F-V-F-V-F.
b. F-V-F-V-F.
c. F-F-F-F-V.
d. V-F-V-F-V.
e. V-V-V-F-F.

Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-V-F-F.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
A aprendizagem acontece por meio de processos contínuos e estruturalizados, as escolhas dos conteúdos devem ser
concomitantes e seguir a linha progressiva da maturação cognitiva da criança. Não adianta o professor (a) querer ensinar para a
criança algo que naquela faixa etária apresenta uma profunda complexidade que a criança não irá adquirir aquele
conhecimento, e muito menos desenvolvê-lo.
 
Acerca da relação entre oralidade e escrita, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O que importa na oralidade é a mensagem ser compreendida, entre interlocutor e receptor.
II. Nem sempre é necessário a construção do significado para o que se escreve, no processo de alfabetização, desde que a
ludicidade esteja presente.
III. A oralidade e a escrita devem ser ensinadas concomitantemente.
IV. A oralidade e a escrita são duas formas de se comunicar distintas.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I e IV estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Apenas I e IV estão corretas
Questão 9
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Partindo da premissa de que a comunicação é uma necessidade básica humana, que tudo aquilo que sentimos, desejamos,
questionamos e expressamos comunicamos, entendemos que a oralidade é adquirida inicialmente de forma espontânea. Suas
competências vão sendo lapidadas conforme o ambiente e os estímulos recebidos, que é onde a função social da escola
trabalha, inserindo também a prática da escrita. Os nossos estudos na unidade II, estiveram focados principalmente nos
benefícios das contações de história para o desenvolvimento e aprofundamento dessas competências.
Com embasamento nos estudos realizados,assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as questões referentes a esses benefícios
que podem ser alcançados:
 
(  ) A prática de contação de histórias contribui para o desenvolvimento do senso crítico e a criatividade.
( ) novas estratégias de leitura podem ser pensadas e utilizadas, auxiliando na apropriação da base alfabética.
(  ) Estimula a imaginação, podendo ser criados novos personagens e contextos dentro da história apresentada.
(  ) A prática de contação de histórias possibilita somente um momento lúdico e divertido para a criança, sem que haja a
possibilidade de atingir outros objetivos educacionais.
(  ) A partir da história apresentada, o professor pode propor atividades de pintura, desenho, colagens, entre outras, que irão
enriquecer ainda mais a aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
a. V-F-F-V-V.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-V-V.
d. V-V-V-F-V.
e. V-F-V-F-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-V-F-V.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
Você se recorda de suas primeiras palavras ditas, ou da forma como adquiriu a oralização, compreendendo o sentido e os
significados das palavras? É difícil lembrarmos de questões tão específicas de nossa infância, quem dirá do momento em que
formulamos nossa primeira fala, enquanto bebês. Nesse sentido, poucos ou nenhum são os momentos no senso comum, que
nos questionamos acerca do desenvolvimento dessa forma de comunicação. Mas, enquanto linguistas, educadores, e
profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de tal capacidade, precisamos refletir acerca desse processo.
Mediante tais considerações, assinale a alternativa correta que descreve a oralização:
a. No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos
a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
b. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal
capacidade de forma espontânea ou homogênea.
c. A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos
sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros
indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
d. Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para
todos.
e. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver
tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.

Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal
capacidade de forma espontânea ou homogênea.
◄ ÁUDIO AULA 04
Seguir para...
SLIDE AULA 06 ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/url/view.php?id=1189123&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/resource/view.php?id=1189126&forceview=1
Iniciado em terça, 28 mai 2024, 10:29
Estado Finalizada
Concluída em terça, 28 mai 2024, 11:08
Tempo
empregado
38 minutos 46 segundos
Avaliar 0,70 de um máximo de 1,00(70%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Lev Vygotsky foi psicólogo, mas também um importante pensador e pesquisador na área do desenvolvimento da
aprendizagem, desenvolvendo conceitos sobre a relação e influência das relações sociais e comportamentais para esse
processo. Vygotsky acreditava que a relação com o ambiente em que a criança se encontrava inserida, seja no âmbito familiar,
escolar e nas mais diversas esferas sociais que integram as relações humanas, iria influenciar diretamente na construção da
identidade e no desenvolvimento de cada indivíduo.
Analise as afirmações abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F), acerca da visão de Vygotsky sobre o jogo e sua relação com
o desenvolvimento.
 
( ) Em sua teoria, há dois elementos importantes da brincadeira: a situação imaginária e as regras.
( ) Em sua teoria, Vygotsky defende o uso de jogos somente em situações específicas de ludicidade, não sendo possível utilizar
do jogo como ferramenta pedagógica para ensinar conteúdos de disciplinas como português e matemática, por exemplo.
( ) Para a teoria de Vygotsky, há dois elementos importantes do jogo: a criatividade e a ludicidade.
( ) Nos primeiros anos de vida, a brincadeira é a atividade predominante e tem a função de criar zonas de desenvolvimento
proximal. Por meio da interação social da criança, ao brincar com seus colegas, a ampliação gradual do conhecimento infantil
ocorre.
(  ) Para Vygotsky, o jogo impulsiona o desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta
a. F-V-V-V-F.
b. V-F-V-F-V.
c. V-F-F-V-V.
d. V-V-V-V-V.
e. F-F-F-F-F.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-F-F-V-V.
Painel / Minhas Disciplinas
/ ESP. LUDOPEDAGOGIA - MÓD. 03 - DISC. 02 - LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
/ ATIVIDADE DE ESTUDO 02 - VALOR 1,0 PONTOS / CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 02 - PRAZO FINAL: 31/05/2024
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849#section-7
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189137
Questão 2
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
O currículo tem focado cada vez mais nas disciplinas de português e matemática, desde a educação infantil, já é visado a
formação profissional dos indivíduos, dentro de uma perspectiva que não coloca o ensino das artes e suas competências no
mesmo nível de valorização das demais disciplinas. No entanto, o ensino da arte, como aprendemos nesta unidade, tem uma
enorme potência para o desenvolvimento de inúmeras capacidades. Em vista disso, a forma como o professor abordará e
mediará o ensino de artes será um fator influenciador na forma como o (a) aluno (a) irá percebê-la.
 
Acerca do trabalho do docente com a música e a arte, assinale a alternativa correta:
a. O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades
artísticas de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas
também pelo domínio do conteúdo e da metodologia

b. Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado
especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
c. As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
d. Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes, em
seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus educandos
e. É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das
individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus
alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e
da metodologia
Questão 3
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Toda e qualquer atividade escolhida pelo professor (a) a ser aplicado em sala de aula permeia as necessidades e especificidades
de seu público, seus alunos (as), bem como os objetivos que se almeja atingir, sempre seguindo os conteúdos pré-estabelecidos
no currículo. A música inserida no planejamento, pode ser utilizada como ferramenta facilitadora de estudo e aprendizagem
potente.
Nesse sentido, analise as asserções abaixo:
I.             Sendo inserida no contexto escolar das crianças desde o início da inserção na escola,a música pode cooperar com a
ludicidade, propiciando uma aprendizagem prazerosa e que desenvolva o trabalho em equipe e a socialização. Também pode
ser utilizada como fator determinante no que tange o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo das pessoas.
PORQUE
II.            A música pode ser considerada um instrumento de comunicação, não como uma linguagem, mas ela nos propicia uma
capacidade de se expressar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
No momento de realizar o planejamento, o professor deve considerar sempre as especificidades de cada sala de aula, por isso
no início do ano letivo é importante estabelecer atividades e dinâmicas que nos propiciam um contato mais direto com os
alunos (as), e com o passar do tempo, esse conhecimento vai se aprofundando, e passamos a conhecer melhor os conteúdos e
áreas de conhecimento que cada um tem mais afinidade, bem como a forma de aprender e assimilar o conteúdo.
 
Em relação a inserção de atividades lúdicas na educação infantil, analise as asserções abaixo:
 
I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas
disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe
o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto
descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente
escolar.
 
PORQUE
II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa
competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve
obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor
situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que
ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e
trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades
lúdicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Há muitas pessoas, que quando pensam sobre pedagogia e à docência na educação infantil, resumem a prática pedagógica a
uma brincadeira simplificada e sem planejamento. Por muito tempo a educação infantil foi vista como um "depósito" para
crianças, para que a família pudesse ir trabalhar, por não ter onde deixar a criança, a levava na escola. Com o tempo e o
aprofundamento das pesquisas, passamos a priorizar a criança nesse processo, como o centro principal para a educação infantil,
tendo como objetivo não somente o acolher, mas a integração entre o criar, educar e cuidar. Dessa forma, o brincar não é mais
visto e considerado como um passatempo, mas sim como uma ferramenta pedagógica de ensino.
Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam
confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o
importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e
saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o
aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando
também, a realidade que vive

c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o
previamente o planejamento.
d. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional. Dessa forma, o professor não tem a necessidade de
colocar brincadeiras e momentos de musicalização todos os dias, ou com frequência na prática pedagógica.
e. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por
um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as
atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma
de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse
sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma
de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
Questão 6
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
A criança, quando inserida no ambiente escolar da educação infantil, encontra nesse ambiente o primeiro local onde serão
realizadas as socializações fora do âmbito familiar. A escola é um mundo novo repleto de possibilidades e descobertas. A função
do professor é mediar esses caminhos, e encaminhar os alunos (as) nesse trajeto de aprendizagem e desenvolvimento. Dessa
forma, estabelecer uma rotina se torna imprescindível, pois a escola é um local onde a criança estará presente todos os dias,
fazendo parte da construção de sua percepção de mundo e formação.
No que refere-se a inserção das músicas na rotina da criança no ambiente escolar, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as
alternativas abaixo:
(  ) O professor pode usar a musicalização de diversas formas, tanto para introduzir um conteúdo, como para organizar a rotina
da sala de aula, prever uma ação como atividade mais lúdica ou até mesmo para acalmar as crianças.
( ) Para que a musicalização seja utilizada no momento da acolhida, o professor deve informar previamente a equipe
pedagógica acerca de suas escolhas no planejamento, no intuito de reservar o uso do rádio disponibilizado pela escola.
( ) Utilizar da musicalização no momento da acolhida auxilia no estabelecimento da rotina, na socialização e familiaridade dos
alunos com o ambiente escolar.
( ) O momento da acolhida deve acontecer sempre com músicas diferentes, não se deve repetir as mesmas músicas ao decorrer
da semana, para propiciar aos alunos (as) novas aprendizagens.
(  ) O momento de recepção dos alunos (as), quando acontece com músicas, permite ao professor e aluno (a) criarem
afetividade, pois torna o ambiente mais acolhedor e confortável.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V-V.
b. F-F-V-F-V.
c. V-F-V-F-V.
d. F-V-F-F-F
e. V-F-F-V-V.
Sua resposta está correta.
A resposta corretaé:
V-F-V-F-V.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
É fundamental que o professor (a) tenha em mente os processos bem estabelecidos, mesmo considerando que o planejamento
nem sempre acontece como esperado, pois diversos fatores internos da sala de aula e externos podem influenciar diretamente
na rotina da sala de aula. Ser maleável em sua prática pedagógica é uma característica importante também, por vezes algumas
atividades não são concluídas naquele dia, ou podem vir a ser modificadas. Entender a especificidade de cada processo auxilia
nessas modificações que por vezes são necessárias.
 
Acerca disso, analise as alternativas abaixo e assinale a que descreve corretamente as possibilidades de aplicação das atividades
de história e cirandas.
a. As histórias referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade,
produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as cirandas que são utilizadas como instrumento para a
musicalização, por
b. As histórias são as produções literárias produzidas para o público infantil que podem ser utilizados como instrumento
de musicalização, enquanto as cantigas de roda referem-se às músicas que também foram produzidas para as crianças
ou as adaptações realizadas para esse público, as quais o professor (a) pode utilizá-las como ferramenta pedagógica de
ensino.
c. As cantigas de roda referem-se a toda produção musical realizada até o momento, sendo de repertório infantil ou não,
enquanto as histórias são atividades que se baseiam nas histórias dos contos clássicos para crianças
d. As cirandas são as antigas cantigas de roda que foram repassadas e ensinadas pelas gerações, tornando-se um
patrimônio cultural, e as histórias são todos os contos que relatam algum acontecimento que foram transformados em
música
e. As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade,
produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as histórias que são utilizadas como instrumento para a
musicalização, por meio de recursos como livros, CDs, vídeos ou contadas pelo próprio docente.

Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade, produzidas por
diferentes artistas, de repertório infantil, e as histórias que são utilizadas como instrumento para a musicalização, por meio de
recursos como livros, CDs, vídeos ou contadas pelo próprio docente.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
A música é algo inquestionavelmente presente na vida do ser humano, desde o nascimento ou até mesmo na barriga da mãe,
entramos em contato com a música. Ela está presente em diferentes ritmos e estilos nas mais diversas ocasiões, despertando
sentimentos, trazendo memórias e criando laços. No entanto, algo que muitas vezes não é questionado e pensado, e sobre o
surgimento da música, desde quando e de que forma foi criada.
Acerca disso, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo que se referem ao surgimento da música:
( ) A relação do homem com a música se deu de forma intensamente natural, quando o homem descobriu que poderia imitar os
sons da natureza, dos animais, do vento, para se comunicar.
(  ) O ensino de música no Brasil é considerado importante desde o século XVI, com a chegada dos jesuítas, ainda no período
colonial.
(  ) Por meio da observação o ser humano reproduzia sons, utilizando as primeiras formas de musicalização.
(  ) A partir da década de 1800, com a chegada da família real no Brasil, há uma supervalorização da cultura europeia na
educação musical brasileira.
(  ) A música está presente na vida e rotina do ser humano desde a pré-história.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-V-V-V
b. F-F-F-F-F.
c. V-F-V-F-V.
d. V-F-F-V-V
e. F-V-V-V-F
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
V-V-V-V-V
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,10
As músicas são um reflexo da história e da cultura, não são produzidas a partir de uma neutralidade, pelo contrário, é uma
ferramenta por muitas vezes política, uma forma de narrar histórias e mantê-las vivas ao decorrer das gerações. Nesse sentido,
também frisamos a importância do professor (a) ter consciência dos objetivos que necessitam ser alcançados, as competências
que devem ser desenvolvidas e os conteúdos que devem ser trabalhados, pois a criança não participa dos momentos de
musicalização de forma neutra, conhecimentos são passados e opiniões são formadas, deve-se questionar sempre, a história
que desejamos transmitir e permanecer vivas para as novas gerações.
Em vista disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Resgatar jogos e brincadeiras, como cantigas de roda e músicas típicas do folclore brasileiro é uma forma muito eficaz de
valorizar a cultura regional, ensinar história e geografia na perspectiva sociocultural, além de ser uma forma lúdica de ensinar e
inserir as crianças numa atividade de socialização.
II. As músicas sempre estiveram presentes em rituais indígenas, no folclore, no carnaval, nas cantigas de roda, nos esportes, etc.
No entanto, com o advento da globalização e a ascensão da tecnologia, houve uma imensa desvalorização de tais
manifestações culturais brasileiras.
III. As cantigas de roda cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis devem ser constituídas de textos fáceis e ritmados, para
que possam colaborar com a aprendizagem por meio da repetição.
IV. As cantigas de roda podem ser utilizadas para mudar as histórias clássicas e de folclore, criando novos personagens e
pensando em novas histórias, de acordo com o que faz mais sentido para o professor (a) regente da sala.
Assinale a alternativa correta:
a. As alternativas I, II, III  e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas
e. Apenas I está correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Apenas I e II estão corretas
Questão 10
Correto
Atingiu 0,10 de 0,10
Podemos imaginar a criança como uma tabula em branco, onde as informações serão preenchidas conforme suas vivencias e
experiências ao decorrer da vida. Cada âmbito social, familiar, educacional, entre outras esferas que o ser humano se encontra
inserido, tem a função e a responsabilidade de preencher determinado campo. A escola, cabe o papel de inicialmente
alfabetizar as crianças. Nesse momento e importante compreendermos o processo de alfabetização como a capacidade de a
criança re(conhecer) o alfabeto, ler e escrever as palavras, e o letramento refere-se à função social da leitura e da escrita. Para
que essas competências sejam inseridas na educação infantil, para serem adquiridas e desenvolvidas ao decorrer do processo
de aprendizagem, os professores devem utilizar-se de diferentes metodologias e materiais pedagógicos que propiciem uma
efetiva formação.
 
Considerando o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
a. O uso dos jogos no processo de aquisição da alfabetização e letramento considera-se como um processo dinâmico
e lúdico para que a aprendizagem seja efetivada, dessa forma, o uso dos jogos pode colaborar para aquisição de
habilidades de consciência fonológica, interpretação, letra/sílaba/palavra, escrita e outras.

b. Os jogos podem ajudar no processo de alfabetização, proporcionando as crianças o contato com as letras, silabas e
palavras em diferentes contextos, no entanto por ser um tipo de brincadeira, não contribui para o letramento.
c. Os jogos podem ser utilizados no processo de alfabetização e letramento de forma limitada, visto que por ser
considerada uma brincadeira, não pode ser aplicada como ferramenta pedagógica de ensino na escola.
d. Utilizar dos jogos em sala e aula na educação infantil colabora para o processo de letramento, no entanto para que
esses jogos possam ser aplicados em sala de aula, a turma dever ser previamentealfabetizada, pois os jogos só serão
compreendidos se as crianças forem capazes de reconhecer todas as letras
e. O uso dos jogos para a aquisição da alfabetização e letramento não é capaz de propiciar nenhuma aprendizagem nesse
campo, considerando que são somente brincadeiras que devem ser aplicadas em aula para passar o tempo.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O uso dos jogos no processo de aquisição da alfabetização e letramento considera-se como um processo dinâmico e lúdico
para que a aprendizagem seja efetivada, dessa forma, o uso dos jogos pode colaborar para aquisição de habilidades de
consciência fonológica, interpretação, letra/sílaba/palavra, escrita e outras.
◄ ÁUDIO AULA 08
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR O FÓRUM DE DISCUSSÃO ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/url/view.php?id=1189136&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/forum/view.php?id=1189138&forceview=1
Iniciado em terça, 28 mai 2024, 11:42
Estado Finalizada
Concluída em terça, 28 mai 2024, 12:26
Tempo
empregado
44 minutos 32 segundos
Avaliar 1,60 de um máximo de 8,00(20%)
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Ao decorrer da prática pedagógica, novas linhas de pesquisa, metodologias de ensino e teorias acerca da docência vão
surgindo. Diferentes tendências pedagógicas que se assemelham ou não, abordam definições acerca da infância e seu processo
formativo. Algumas tendências mais conhecidas, pesquisadas e utilizadas que outras. Independente de seus preceitos, fato é
que o profissional da educação deve sempre se manter atualizado, e aplicar tais tendências de acordo com sua realidade em
sala de aula e necessidades de seus alunos (as). 
Em nosso material de estudos, abordamos as principais diferenças entre o método tradicional de ensino e o método
Montessoriano. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo e assinale as que definem corretamente as especificidades de cada
método.
I. O método Montessoriano encoraja a autodisciplina, bem como enfatiza as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social,
em contrapartida o método tradicional enfatiza o conhecimento memorizado e o desenvolvimento intelectual.
II. No método tradicional o aluno tem participação passiva no processo de aprendizagem, o professor tem papel dominante na
sala de aula.
III. No método Montessoriano o ensino deve adaptar-se à forma de aprendizagem de cada aluno, enquanto no método
tradicional a estrutura curricular não é pensada e formulada embasando-se nas necessidades e interesses das crianças.
IV. No método tradicional a criança deve permanecer sentada em seu lugar na maior parte do tempo, e no método Montessori
a criança pode mover-se pela sala e permanecer no local onde se sente mais confortável podendo socializar com os colegas,
desde que não incomode os demais.
Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas
d. Apenas IV está correta.
e. Apenas II e III estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Todas as alternativas estão corretas.
Painel / Minhas Disciplinas
/ ESP. LUDOPEDAGOGIA - MÓD. 03 - DISC. 02 - LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO ATÉ 31/05/2024 - VALOR 8,0 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - ATÉ 31/05/2024 - VALOR 8,0 PONTOS
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849#section-10
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189140
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
A música é algo inquestionavelmente presente na vida do ser humano, desde o nascimento ou até mesmo na barriga da mãe,
entramos em contato com a música. Ela está presente em diferentes ritmos e estilos nas mais diversas ocasiões, despertando
sentimentos, trazendo memórias e criando laços. No entanto, algo que muitas vezes não é questionado e pensado, e sobre o
surgimento da música, desde quando e de que forma foi criada.
Acerca disso, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo que se referem ao surgimento da música:
( ) A relação do homem com a música se deu de forma intensamente natural, quando o homem descobriu que poderia imitar os
sons da natureza, dos animais, do vento, para se comunicar.
(  ) O ensino de música no Brasil é considerado importante desde o século XVI, com a chegada dos jesuítas, ainda no período
colonial.
(  ) Por meio da observação o ser humano reproduzia sons, utilizando as primeiras formas de musicalização.
(  ) A partir da década de 1800, com a chegada da família real no Brasil, há uma supervalorização da cultura europeia na
educação musical brasileira.
(  ) A música está presente na vida e rotina do ser humano desde a pré-história.
Assinale a alternativa correta:
a. V-F-F-V-V
b. V-V-V-V-V
c. V-F-V-F-V.
d. F-F-F-F-F.
e. F-V-V-V-F
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
V-V-V-V-V
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Sob a premissa conceitual e primordial da ludicidade, compreendemos em nossos estudos da primeira unidade, que a criança
tem direito ao brincar, e que o lúdico nesse processo aborda âmbitos de desenvolvimento cognitivo, sensorial, motor e social
essencial na fase da infância. Nesse sentido, entendemos a ludicidade como um recurso pedagógico, que para além de um
método educacional, é a ferramenta que a criança utiliza para descobrir-se e construir sua personalidade, bem como o seu olhar
crítico perante a sociedade pertencente. Propiciar o brincar é o primeiro passo para a garantia de uma educação e formação
integral da criança.
 
Em vista disso, analise e assinale a alternativa correta que diz respeito à relação da ludicidade na inclusão:
 
I. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, tal qual independe de sua faixa etária e não deve ser considerada como mera
diversão, pois está interligada ao processo dinâmico da educação, objetivando o estabelecimento de relações concretas na
dinâmica da aprendizagem.
II. O brincar não se constitui em recurso pedagógico favorecedor da inclusão, mas pode ser utilizado pelo professor como
recurso metodológico no momento da acolhida.
III.    A ludicidade é uma necessidade do ser humano, tal qual independe de sua faixa etária, podendo ou não ser considerada
como mera diversão, pois está interligada ao processo dinâmico da educação, objetivando o estabelecimento de relações
concretas na dinâmica da aprendizagem.
IV. O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de
conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma livre pelo professor, considerando que a
depender da brincadeira, esta pode ser intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I está correta.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas III está correta.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Apenas I está correta.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Mesmo antes do nascimento a mãe se comunica com seu bebê na barriga, estabelecendo essa conexão por meio da
comunicação. E há uma variedade de formas de se comunicar e expressar nossos sentimentos, desejos, emoções e
necessidades. Em nosso material de estudo focamos na oralidade e na aquisição da escrita. No entanto, muito antes da criança
adquirir tais competências, ela se expressa, se comunica.
Mediante isso, analise as assertivas abaixo:
I. A comunicação começa a aparecer na vida de um bebê através do choro, quando chora de fome, de dor, ou expressa-se
incomodado com alguma coisa. Posteriormente, surgem os balbucios, as primeiras tentativas de formação de palavras,juntamente com sua linguagem corporal, nos momentos em que engatinha para tentar alcançar os objetos que deseja.
PORQUE
II. Desde que nasce, o ser humano usa a linguagem para se comunicar. Pense em bebês com quase um ano de idade que
convivem diariamente no mesmo ambiente nos CMEIS e escolas, não é porque ainda não falam que não se comunicam. Emitem
sons, apontam, resmungam, choram, riem, trocam olhares e expressões. Daí surge a necessidade de adquirir a oralidade e,
concomitante a esse processo, a função social da linguagem: a comunicação.
Assinale a alternativa correta que acerca da comunicação para bebês:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
No momento de realizar o planejamento, o professor deve considerar sempre as especificidades de cada sala de aula, por isso
no início do ano letivo é importante estabelecer atividades e dinâmicas que nos propiciam um contato mais direto com os
alunos (as), e com o passar do tempo, esse conhecimento vai se aprofundando, e passamos a conhecer melhor os conteúdos e
áreas de conhecimento que cada um tem mais afinidade, bem como a forma de aprender e assimilar o conteúdo.
 
Em relação a inserção de atividades lúdicas na educação infantil, analise as asserções abaixo:
 
I. Alguns alunos se identificam mais com a área de exatas, outros com a área de humanas, e aqueles que se encontram nas
disciplinas artísticas. A escola e um ambiente que propicia o contato em diferentes áreas do desenvolvimento, ao professor cabe
o papel de incentivar e mediar esse contato nas diferentes áreas, abordando-as com o mesmo valor, e aos alunos (as) enquanto
descobridores e aprendizes, explorar e se permitir aprender por meio dos momentos e atividades que acontecem no ambiente
escolar.
 
PORQUE
II. Nem todos os alunos (as) se sentem confortáveis para se expressar artisticamente nas atividades que envolvem essa
competência, e outros não se sentem confiantes para se socializar nas brincadeiras, nesses momentos, o professor não deve
obrigar o aluno a realizar a atividade ou brincadeira proposta, pois isso irá só o afastar mais. Na prática, a escola deve propor
situações lúdicas educativas para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, no início, a criança não terá a consciência que
ela aprende brincando, por isso o professor deve conquistar esses alunos (as) que não participam, identificando seus motivos e
trabalhando de forma acolhedora, para que o aluno se sinta à vontade e confiante para se expressar por meio das atividades
lúdicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
O currículo tem focado cada vez mais nas disciplinas de português e matemática, desde a educação infantil, já é visado a
formação profissional dos indivíduos, dentro de uma perspectiva que não coloca o ensino das artes e suas competências no
mesmo nível de valorização das demais disciplinas. No entanto, o ensino da arte, como aprendemos nesta unidade, tem uma
enorme potência para o desenvolvimento de inúmeras capacidades. Em vista disso, a forma como o professor abordará e
mediará o ensino de artes será um fator influenciador na forma como o (a) aluno (a) irá percebê-la.
 
Acerca do trabalho do docente com a música e a arte, assinale a alternativa correta:
a. É possível pensar a musicalização como um componente curricular do ensino da arte, seu ensino deve partir das
individualidades e interesses dos alunos, dessa forma o professor precisará readequar os conteúdos do currículo
b. O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas
de seus alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo
domínio do conteúdo e da metodologia
c. Os rabiscos que uma criança faz em uma parede, por exemplo, ou em qualquer outro objeto que não foi destinado
especificamente para a expressão artística, não deve ser considerado como arte
d. Se faz necessário que o professor, bem como a equipe pedagógica tenha formação específica no ensino de artes,
em seus conteúdos práticos e teóricos, para que consigam identificar as potencialidades artísticas de seus
educandos

e. As expressões artísticas em situações cotidianas se fazem presentes quando são mediadas por um adulto
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
O professor deve ser capacitado em conhecimento e pesquisa para que consiga identificar as potencialidades artísticas de seus
alunos (as), considerando que o ensino de artes não é mediado somente pela prática, mas também pelo domínio do conteúdo e
da metodologia
Questão 7
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Toda ação em sala de aula é previamente planejada. Ao construir o planejamento seja do dia ou da semana, bem como do
semestre ou do ano todo, objetivos específicos e gerais são pensados de acordo com a faixa etária daquela turma. O qual, ao
decorrer da prática em sala de aula podem ser readequados conforme as necessidades, níveis de conhecimento e ritmo de
aprendizagem dos alunos (as). Sob tal perspectiva, a contação de histórias não deve ser um passatempo, o contato com os
livros e diferentes produções textuais tem grande potência para ensinar e desenvolver, desde que encaminhadas corretamente.
 
Acerca do papel da contação de histórias para o trabalho com a oralidade, assinale a alternativa correta:
a. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos somente no
plano linguístico desse aluno (a).
b. O trabalho com as narrativas orais faz com que os alunos se interessem mais pelas aulas, gerando efeitos no plano
afetivo, cognitivo e linguístico, no entanto, é limitado para o professor, pois há poucas opções de atividades que
podem ser aplicadas a partir do uso desse recurso
c. A contação de histórias como ferramenta metodológica possibilita ao professor tratar de assuntos como bullying,
preconceito, educação sexual, igualdade, alimentação saudável, hábitos de higiene, desfralde, etc, de forma séria e
delimitada
d. A criança ao ouvir uma história pode estabelecer uma identificação com seus personagens e suas vivências, no entanto,
não se deve modificar a história. O professor pode usar esses momentos para abordar e conscientizar a turma sobre
temas importantes de forma divertida.
e. Quando uma criança ouve uma história e estabelece uma identificação com seus personagens e suas vivências,
pode usar do seu imaginário para construir novas possibilidades. O professor pode usar tais histórias para abordar e
conscientizar a turma sobre temas importantes de forma lúdica.

Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Quando uma criança ouve uma história e estabelece uma identificação com seus personagens e suas vivências, pode usar do
seu imaginário para construir novas possibilidades. O professor pode usar tais histórias para abordar e conscientizar a turma
sobre temas importantes de forma lúdica.
Questão 8
Incorreto
Atingiu0,00 de 0,80
As músicas são um reflexo da história e da cultura, não são produzidas a partir de uma neutralidade, pelo contrário, é uma
ferramenta por muitas vezes política, uma forma de narrar histórias e mantê-las vivas ao decorrer das gerações. Nesse sentido,
também frisamos a importância do professor (a) ter consciência dos objetivos que necessitam ser alcançados, as competências
que devem ser desenvolvidas e os conteúdos que devem ser trabalhados, pois a criança não participa dos momentos de
musicalização de forma neutra, conhecimentos são passados e opiniões são formadas, deve-se questionar sempre, a história
que desejamos transmitir e permanecer vivas para as novas gerações.
Em vista disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Resgatar jogos e brincadeiras, como cantigas de roda e músicas típicas do folclore brasileiro é uma forma muito eficaz de
valorizar a cultura regional, ensinar história e geografia na perspectiva sociocultural, além de ser uma forma lúdica de ensinar e
inserir as crianças numa atividade de socialização.
II. As músicas sempre estiveram presentes em rituais indígenas, no folclore, no carnaval, nas cantigas de roda, nos esportes, etc.
No entanto, com o advento da globalização e a ascensão da tecnologia, houve uma imensa desvalorização de tais
manifestações culturais brasileiras.
III. As cantigas de roda cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis devem ser constituídas de textos fáceis e ritmados, para
que possam colaborar com a aprendizagem por meio da repetição.
IV. As cantigas de roda podem ser utilizadas para mudar as histórias clássicas e de folclore, criando novos personagens e
pensando em novas histórias, de acordo com o que faz mais sentido para o professor (a) regente da sala.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas
c. Apenas I e II estão corretas
d. Apenas I está correta.
e. As alternativas I, II, III  e IV estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Apenas I e II estão corretas
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
A educação não é um processo neutro e estático, o modelo educacional, bem como os conteúdos programáticos perpassam e
se moldam mediante as questões históricas e culturais de cada época e região. O modelo educacional como conhecemos e
vivenciamos atualmente, foi construído e sendo modificado ao decorrer da história.
Considerando as premissas do processo educacional, assinale a alternativa correta que descreve o papel social da educação na
era medieval.
 
I. Era ensinado para as mulheres os cuidados domésticos, de maternidade, caça e cozinha.
II.    Para a classe trabalhadora, a educação ideal era oral, de pai para filho, e a cultura era a da luta pela sobrevivência.
III.  A educação ideal se restringia aos nobres, tinha como objetivo o cultivo de um perfeito cavaleiro, a qual incluía a formação
musical e guerreira como experiência nas artes liberais: cavalgar, atirar com arco e flecha, lutar, caçar, nadar, jogar xadrez e
versificar.
IV. O conhecimento empírico não era priorizado, tendo em vista que um padrão de comportamento atribuído ao ideal de
cavaleiro e dama deveria ser ensinado e reproduzido mediante os modelos sociais da época.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I está correta
b. Apenas II e III estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas
d. Todas as alternativas estão corretas
e. Apenas I e II estão corretas.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Apenas II, III e IV estão corretas
Questão 10
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Há muitas pessoas, que quando pensam sobre pedagogia e à docência na educação infantil, resumem a prática pedagógica a
uma brincadeira simplificada e sem planejamento. Por muito tempo a educação infantil foi vista como um "depósito" para
crianças, para que a família pudesse ir trabalhar, por não ter onde deixar a criança, a levava na escola. Com o tempo e o
aprofundamento das pesquisas, passamos a priorizar a criança nesse processo, como o centro principal para a educação infantil,
tendo como objetivo não somente o acolher, mas a integração entre o criar, educar e cuidar. Dessa forma, o brincar não é mais
visto e considerado como um passatempo, mas sim como uma ferramenta pedagógica de ensino.
Acerca do brincar na educação infantil, assinale a alternativa correta:
a. Todas as crianças devem participar do brincar e dos momentos lúdicos e de musicalização, mesmo que não se sintam
confiantes e confortáveis para exercer tais atividades, o participar é obrigatório, a criança gostando ou não, o
importante é estar presente.
b. O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e
saudável. Nesse sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o
aluno (a) irá revelar a sua forma de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando
também, a realidade que vive

c. As brincadeiras em sala de aula acontecem de maneira livre e espontânea, não sendo necessário que haja o
previamente o planejamento.
d. O brincar não faz parte da vivência da criança, não é uma ação natural e espontânea, no entanto, ao ser incentivada por
um adulto, por meio dessa ação ela irá interagir com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse sentido, as
atividades lúdicas poderão ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma
de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive.
e. A inserção das brincadeiras como atividades na escola é opcional. Dessa forma, o professor não tem a necessidade de
colocar brincadeiras e momentos de musicalização todos os dias, ou com frequência na prática pedagógica.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O brincar faz parte da vivência da criança, por meio dessa ação ela interage com o mundo de forma criativa e saudável. Nesse
sentido, as atividades lúdicas devem ser inseridas na prática escolar, pois, é se divertindo que o aluno (a) irá revelar a sua forma
de comunicação, sua linguagem e seus sentimentos e emoções, assimilando também, a realidade que vive
◄ ENQUETE DE SATISFAÇÃO - EAD UNIFATECIE
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA SUBSTITUTIVA - VALOR 8,0 PONTOS ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=1189139&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189141&forceview=1
Iniciado em terça, 28 mai 2024, 18:00
Estado Finalizada
Concluída em terça, 28 mai 2024, 18:59
Tempo
empregado
58 minutos 20 segundos
Avaliar 4,80 de um máximo de 8,00(60%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Lev Vygotsky foi psicólogo, mas também um importante pensador e pesquisador na área do desenvolvimento da
aprendizagem, desenvolvendo conceitos sobre a relação e influência das relações sociais e comportamentais para esse
processo. Vygotsky acreditava que a relação com o ambiente em que a criança se encontrava inserida, seja no âmbito familiar,
escolar e nas mais diversas esferas sociais que integram as relações humanas, iria influenciar diretamente na construção da
identidade e no desenvolvimento de cada indivíduo.
Analise as afirmações abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F), acerca da visão de Vygotsky sobre o jogo e sua relação com
o desenvolvimento.
 
( ) Em sua teoria, há dois elementos importantes da brincadeira: a situação imaginária e as regras.
( ) Em sua teoria, Vygotsky defende o uso de jogos somente em situações específicas de ludicidade, não sendo possível utilizar
do jogo como ferramenta pedagógica para ensinar conteúdos de disciplinas como português e matemática, por exemplo.
( ) Para a teoria de Vygotsky, há dois elementos importantes do jogo: a criatividade e a ludicidade.
( ) Nos primeiros anos de vida, a brincadeira é a atividade predominante e tem a função de criar zonas de desenvolvimento
proximal. Por meio da interação social da criança,ao brincar com seus colegas, a ampliação gradual do conhecimento infantil
ocorre.
(  ) Para Vygotsky, o jogo impulsiona o desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta
a. F-F-F-F-F.
b. V-F-V-F-V.
c. V-V-V-V-V.
d. V-F-F-V-V.
e. F-V-V-V-F.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-F-F-V-V.
Painel / Minhas Disciplinas
/ ESP. LUDOPEDAGOGIA - MÓD. 03 - DISC. 02 - LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO ATÉ 31/05/2024 - VALOR 8,0 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - ATÉ 31/05/2024 - VALOR 8,0 PONTOS
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849#section-10
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189140
Questão 2
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Podemos imaginar a criança como uma tabula em branco, onde as informações serão preenchidas conforme suas vivencias e
experiências ao decorrer da vida. Cada âmbito social, familiar, educacional, entre outras esferas que o ser humano se encontra
inserido, tem a função e a responsabilidade de preencher determinado campo. A escola, cabe o papel de inicialmente
alfabetizar as crianças. Nesse momento e importante compreendermos o processo de alfabetização como a capacidade de a
criança re(conhecer) o alfabeto, ler e escrever as palavras, e o letramento refere-se à função social da leitura e da escrita. Para
que essas competências sejam inseridas na educação infantil, para serem adquiridas e desenvolvidas ao decorrer do processo
de aprendizagem, os professores devem utilizar-se de diferentes metodologias e materiais pedagógicos que propiciem uma
efetiva formação.
 
Considerando o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
a. O uso dos jogos no processo de aquisição da alfabetização e letramento considera-se como um processo dinâmico
e lúdico para que a aprendizagem seja efetivada, dessa forma, o uso dos jogos pode colaborar para aquisição de
habilidades de consciência fonológica, interpretação, letra/sílaba/palavra, escrita e outras.

b. O uso dos jogos para a aquisição da alfabetização e letramento não é capaz de propiciar nenhuma aprendizagem nesse
campo, considerando que são somente brincadeiras que devem ser aplicadas em aula para passar o tempo.
c. Os jogos podem ajudar no processo de alfabetização, proporcionando as crianças o contato com as letras, silabas e
palavras em diferentes contextos, no entanto por ser um tipo de brincadeira, não contribui para o letramento.
d. Os jogos podem ser utilizados no processo de alfabetização e letramento de forma limitada, visto que por ser
considerada uma brincadeira, não pode ser aplicada como ferramenta pedagógica de ensino na escola.
e. Utilizar dos jogos em sala e aula na educação infantil colabora para o processo de letramento, no entanto para que
esses jogos possam ser aplicados em sala de aula, a turma dever ser previamente alfabetizada, pois os jogos só serão
compreendidos se as crianças forem capazes de reconhecer todas as letras
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O uso dos jogos no processo de aquisição da alfabetização e letramento considera-se como um processo dinâmico e lúdico
para que a aprendizagem seja efetivada, dessa forma, o uso dos jogos pode colaborar para aquisição de habilidades de
consciência fonológica, interpretação, letra/sílaba/palavra, escrita e outras.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Quando entendemos que o sistema de escrita vai além da habilidade de codificar e representar simbolicamente um som, que
não é apenas o registro de palavras, mas sim um processo que requer consciência fonológica e organização linguística, também
compreendemos a função social da escrita, e de que forma esse recurso pode ser aplicado e utilizado dentro e fora do ambiente
escolar.
 
Dessa forma, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) acerca das questões necessárias para que a competência da escrita seja
desenvolvida:
 
( ) A consciência fonológica é um fator causal necessário para o aprendizado da escrita alfabética e um bom preditor do sucesso
na alfabetização.
( ) Sentindo-se à vontade para se expressar, a criança tem uma participação mais ativa nas contações de histórias e demais
atividades, enriquecendo seu vocabulário, influenciando  diretamente sua habilidade em aprender a escrita.
(  ) Para que a escrita seja desenvolvida, deve-se permear um campo de habilidades pré-adquiridas, as quais a criança terá
contato por meio de um adulto -professor- que intermediará esse processo.
(  ) A contação de histórias é uma atividade dispensável no processo de aquisição da escrita.
( ) A escrita será concretizada independente das aprendizagens e habilidades anteriormente adquiridas pela criança.
Assinale a alternativa correta
a. F-V-F-V-F.
b. V-V-V-F-F.

c. F-V-F-V-F.
d. F-F-F-F-V.
e. V-F-V-F-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-V-F-F.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Sabendo que a música surgiu de forma espontânea e sempre esteve presente no dia a dia das pessoas, consideramos suas
diversas possibilidades de uso. Alguns ouvem música para se divertir, outros para relembrar memórias, há aqueles que utilizam
da música para contextos religiosos, etc... Mas a música também é pensada e utilizada para o contexto educacional, sendo um
ótimo recurso para ensinar e transmitir informações de maneira lúdica.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta que trata da regularização do ensino da música no contexto brasileiro:
a. Não há lei ou processos legais que tratam da regularização do ensino da música no contexto brasileiro, os professores
(as) se utilizam desta no processo de ensino aprendizagem de maneira livre e espontânea
b. A partir da regularização da Lei n. 10.796/08 que garante a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica,
como conteúdo curricular.
c. A partir da regularização da Lei n. 11.769/08 que garante a obrigatoriedade do ensino de música na educação
básica, como conteúdo curricular obrigatório. Além dessa lei, ainda estão em vigor os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), que trazem o ensino da música como importante aliado na educação brasileira

d. Basta que o professor insira a música em seu planejamento, ela pode ser utilizada como metodologia de ensino
e. Com o uso informal da música no ambiente educacional, foi analisada a necessidade da regularização da música como
instrumento de aprendizagem, que ocorreu por meio de reuniões com as equipes pedagógicas de cada instituição de
ensino.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A partir da regularização da Lei n. 11.769/08 que garante a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, como
conteúdo curricular obrigatório. Além dessa lei, ainda estão em vigor os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que trazem o
ensino da música como importante aliado na educação brasileira
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Toda e qualquer atividade escolhida pelo professor (a) a ser aplicado em sala de aula permeia as necessidades e especificidades
de seu público, seus alunos (as), bem como os objetivos que se almeja atingir, sempre seguindo os conteúdos pré-estabelecidos
no currículo. A música inserida no planejamento, pode ser utilizada como ferramenta facilitadora de estudo e aprendizagem
potente.
Nesse sentido, analise as asserções abaixo:
I.             Sendo inserida no contexto escolar das crianças desde o início da inserção na escola, a música pode cooperar com a
ludicidade, propiciando uma aprendizagem prazerosa e que desenvolva o trabalho em equipe e a socialização. Também pode
ser utilizada como fator determinante no que tange o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo das pessoas.
PORQUE
II.            A música pode ser consideradaum instrumento de comunicação, não como uma linguagem, mas ela nos propicia uma
capacidade de se expressar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Partindo da premissa de que a comunicação é uma necessidade básica humana, que tudo aquilo que sentimos, desejamos,
questionamos e expressamos comunicamos, entendemos que a oralidade é adquirida inicialmente de forma espontânea. Suas
competências vão sendo lapidadas conforme o ambiente e os estímulos recebidos, que é onde a função social da escola
trabalha, inserindo também a prática da escrita. Os nossos estudos na unidade II, estiveram focados principalmente nos
benefícios das contações de história para o desenvolvimento e aprofundamento dessas competências.
Com embasamento nos estudos realizados, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as questões referentes a esses benefícios
que podem ser alcançados:
 
(  ) A prática de contação de histórias contribui para o desenvolvimento do senso crítico e a criatividade.
( ) novas estratégias de leitura podem ser pensadas e utilizadas, auxiliando na apropriação da base alfabética.
(  ) Estimula a imaginação, podendo ser criados novos personagens e contextos dentro da história apresentada.
(  ) A prática de contação de histórias possibilita somente um momento lúdico e divertido para a criança, sem que haja a
possibilidade de atingir outros objetivos educacionais.
(  ) A partir da história apresentada, o professor pode propor atividades de pintura, desenho, colagens, entre outras, que irão
enriquecer ainda mais a aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-V-F-V.
b. V-F-F-V-V.
c. F-V-V-V-F.
d. V-F-V-F-V.
e. V-V-V-V-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-V-F-V.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Aprendemos que a musicalização propicia inúmeros benefícios no âmbito educacional e pedagógico das crianças, mas além
desse âmbito, o contato com a música também oferece melhorias nos aspectos fisiológicos das crianças. Sendo necessário
compreender que a fisiologia se refere a todas as funções orgânicas de um organismo, processos esses responsáveis por manter
a vida desse organismo. Em nosso estudo, tratamos sobre a criança.
 
Assim sendo, analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta que diz respeito aos benefícios da música para os
aspectos fisiológicos da criança.
a. Ao cantar, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos
movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o cérebro e o pulmão

b. Quando cantam, as crianças se expressam mais, podendo aprender novas coreografias para as apresentações
comemorativas da escola.
c. Não há indícios científicos que comprovem os benefícios da musicalização para crianças.
d. Quando cantamos, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos
movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o intestino e o coração
e. Como consequência positiva do hábito de cantar, a criança se sentirá mais relaxada e desta forma, aprenderá melhor,
mesmo os conteúdos que não são do seu interesse.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Quando cantamos, a respiração mais profunda (abdominal) é ativada, o que traz uma mudança fisiológica positiva aos
movimentos respiratórios, trazendo efeitos positivos sobre o intestino e o coração
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Na área docente, há autores e autoras que são mais conhecidos, dos quais sempre estudamos e entramos em contato com suas
teorias e definições prático-pedagógicas. Acredito que você já tenha conhecido Maria Monterossi, para além desta nossa
jornada de conhecimento que estamos traçando juntos. Pois bem, Montessori nasceu em 1870 na Itália, se formou em Medicina,
mas se interessou pela área pedagógica, mais especificamente, da Educação Especial e Psiquiatria.
 
Em relação ao método de Montessori e sua concepção da criança e infância, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as
alternativas a seguir:
 
(  ) Defende uma infância libertadora, o ser autônomo que descobre o mundo através da mediação indireta do adulto.
( ) Toda aprendizagem deve ter relação com as vivências da criança, onde o adulto deve valorizar as conquistas, sem que haja
intervenção ou aconselhamento.
( ) Defende uma infância em liberdade, o ser autônomo que descobre o mundo através da experiência sensorial e manipulação
de objetos, cores, formas, texturas e sons.
( ) o lúdico é uma ferramenta para a aprendizagem, um instrumento facilitador desse processo, utilizado como um recurso
capaz de tornar o ato de aprender prazeroso.
(  ) Defende ser autônomo que entende o mundo através da experiência sensorial e manipulação de objetos, cores, formas e
texturas.
Assinale a alternativa correta:
a. F-V-V-V-F.
b. F-F-V-V-F.
c. V-V-V-F-F.
d. V-V-V-V-V.
e. F-V-F-V-F.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
F-V-V-V-F.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Entendemos que o brincar deve ser um direito assegurado e garantido às crianças, embasado sempre no respeito às suas
especificidades e necessidades de acordo com cada faixa etária. O brincar tem caráter formativo e crucial para o pleno
desenvolvimento na infância. Portanto, para que tal direito seja garantido, seja no âmbito educacional, familiar e nos demais
ambientes que a criança perpassa, o ambiente deve ser acolhedor e os adultos e responsáveis devem propiciar a exploração de
materiais – jogos e brinquedos, ou do espaço.
Nesse sentido, a ludicidade se faz fundamental para que a brincadeira exerça sua função. Considerando as afirmações acima
apresentadas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta que retrata as implicações das brincadeiras na infância:
I. O lúdico, em um âmbito prático, pode ser considerado como a capacidade que a criança tem de experienciar por meio das
brincadeiras, realidades paralelas à sua. É por meio do brincar que a criança irá trabalhar com habilidades motoras, as quais
possibilitam o desenvolvimento físico e psicológico desse indivíduo.
PORQUE
II.  A ludicidade não é uma atividade inerente e natural ao desenvolvimento da criança, este deve ser estimulado e aplicado
desde seus primeiros movimentos, em sua primeira atividade com intencionalidade a criança deve ser direcionada a explorar o
que está ao seu redor, utilizando-se de seu corpo e, consequentemente, aprendendo com isso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Em nossos estudos, conseguimos concluir que o brincar se manifesta por meio de diversas possibilidades e formas, e que ao
exercer tal ação, há influências diretas e significativas relativas ao contexto e período histórico em que a criança se encontra
inserida. A forma como cada criança experimenta e se utiliza dos jogos e brincadeiras perpassa por todas essas questões.
Nesse sentido,assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para o conceito de  jogo de acordo com os dados históricos de cada
sociedade.
( ) O filósofo grego Aristóteles preconizava o uso dos jogos como atividades que preparam as crianças para viver na sociedade
adulta.
(  ) Para os romanos, os jogos eram direcionados e estavam sujeitos a regras e subordinados a valores morais e culturais, em
que a força física era de extrema importância.
(  ) Na Idade Média, as brincadeiras se opunham à seriedade na aquisição de conhecimentos e as crianças eram vistas como
adultos imperfeitos em miniatura, mediante tal consideração, as atividades lúdicas eram de exclusividade das crianças.
(  ) Para os romanos, os jogos eram direcionados e estavam sujeitos a regras e subordinados a valores morais e culturais,
reverenciavam o intelectual.
(  ) Para Aristóteles, os jogos eram considerados como um passatempo, como um instrumento de diversão, sem objetivos
formativos sociais.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-F-F.
b. F-V-V-V-F.
c. F-F-F-F-F
d. V-V-F-V-V.
e. V-V-V-V-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-F-F-F.
◄ ENQUETE DE SATISFAÇÃO - EAD UNIFATECIE
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA SUBSTITUTIVA - VALOR 8,0 PONTOS ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=1189139&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189141&forceview=1
Iniciado em terça, 28 mai 2024, 19:09
Estado Finalizada
Concluída em terça, 28 mai 2024, 19:50
Tempo
empregado
40 minutos 26 segundos
Avaliar 5,60 de um máximo de 8,00(70%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Entendemos que o brincar deve ser um direito assegurado e garantido às crianças, embasado sempre no respeito às suas
especificidades e necessidades de acordo com cada faixa etária. O brincar tem caráter formativo e crucial para o pleno
desenvolvimento na infância. Portanto, para que tal direito seja garantido, seja no âmbito educacional, familiar e nos demais
ambientes que a criança perpassa, o ambiente deve ser acolhedor e os adultos e responsáveis devem propiciar a exploração de
materiais – jogos e brinquedos, ou do espaço.
Nesse sentido, a ludicidade se faz fundamental para que a brincadeira exerça sua função. Considerando as afirmações acima
apresentadas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta que retrata as implicações das brincadeiras na infância:
I. O lúdico, em um âmbito prático, pode ser considerado como a capacidade que a criança tem de experienciar por meio das
brincadeiras, realidades paralelas à sua. É por meio do brincar que a criança irá trabalhar com habilidades motoras, as quais
possibilitam o desenvolvimento físico e psicológico desse indivíduo.
PORQUE
II.  A ludicidade não é uma atividade inerente e natural ao desenvolvimento da criança, este deve ser estimulado e aplicado
desde seus primeiros movimentos, em sua primeira atividade com intencionalidade a criança deve ser direcionada a explorar o
que está ao seu redor, utilizando-se de seu corpo e, consequentemente, aprendendo com isso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Painel / Minhas Disciplinas
/ ESP. LUDOPEDAGOGIA - MÓD. 03 - DISC. 02 - LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
/ PROVA SUBSTITUTIVA - VALOR 8,0 PONTOS / CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA SUBSTITUTIVA - VALOR 8,0 PONTOS
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=35849#section-11
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189141
Questão 2
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Considerando que a escola deve ser o espaço que propicia e incentiva a socialização entre as crianças e adultos, alunos (as) e
professores (as), a comunicação gerada é maior que em ambientes onde se tem pouco contato com outras pessoas, ou que o
contato gerado é sempre entre os mesmos indivíduos. Ainda, há de se considerar que a criança tende a passar mais tempo na
escola do que em sua casa, e a escola enquanto espaço formal da aprendizagem, o docente deve procurar métodos e atividades
que propiciem um desenvolvimento direcionado das competências linguísticas na educação infantil.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo as quais se referem a prática em sala de aula.
I. A roda de conversa deve ser uma atividade permanente e diária, se construindo ao decorrer do ano letivo como um momento
de interação e diálogo entre os alunos, o professor agirá como mediador das conversas, realizando propostas de situações para
que as crianças possam se expressar por meio dessa atividade, desenvolvendo de forma direcionada, a oralidade.
II. O exercício de imaginar, criar, relatar e trocar experiências, é o início da vida da criança como indivíduo dotado da capacidade
de comunicar-se. Pode-se dizer, portanto, que quanto mais situações o sujeito vivenciar em que esteja na condição de uso da
oralidade, mais desenvolverá sua capacidade de se comunicar.
III. Para a aquisição da oralidade, a criança precisa começar com situações informais de comunicação.
IV. Quando a criança é colocada perante seus colegas, e ambos estão prestando atenção no discurso de oralidade que fará uso,
a criança está numa situação de comunicadora, e precisará esquematizar e colocar em ordem os acontecimentos para relatar,
posteriormente.
Assinale a alternativa correta:
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I está correta
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Você se recorda de suas primeiras palavras ditas, ou da forma como adquiriu a oralização, compreendendo o sentido e os
significados das palavras? É difícil lembrarmos de questões tão específicas de nossa infância, quem dirá do momento em que
formulamos nossa primeira fala, enquanto bebês. Nesse sentido, poucos ou nenhum são os momentos no senso comum, que
nos questionamos acerca do desenvolvimento dessa forma de comunicação. Mas, enquanto linguistas, educadores, e
profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de tal capacidade, precisamos refletir acerca desse processo.
Mediante tais considerações, assinale a alternativa correta que descreve a oralização:
a. No ambiente familiar a oralização pode ser utilizada de forma informal, e na escola o professor deve desafiar os alunos
a utilizar sempre da oralização na linguagem formal.
b. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão desenvolver tal
capacidade de forma espontânea ou homogênea.
c. A oralidade não pode ser compreendida, historicamente, como inerente ao desenvolvimento humano. A maioria dos
sujeitos inseridos numa sociedade, com suas capacidades física e cognitiva preservadas, em contato com outros
indivíduos, podem vir a desenvolver a oralidade.
d. Em todos os indivíduos a aquisição da oralidade será espontânea e linear, o processo ocorre da mesma forma para
todos.
e. A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimento humano, o que não significa que todos irão
desenvolver tal capacidade de forma espontânea ou homogênea.

Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A oralidade é uma capacidade inerente ao desenvolvimentohumano, o que não significa que todos irão desenvolver tal
capacidade de forma espontânea ou homogênea.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Que o uso de músicas e o incentivo a musicalização para crianças traz muitos benefícios, isso já constatamos. Trabalhar com a
música enquanto ferramenta metodológica de ensino aprendizagem pode ser desafiador para o professor, ou uma experiência
lúdica e única para cada aprendiz. Para que essas atividades sejam ainda mais enriquecidas, pode-se abranger o uso de
movimentos, propostas de danças livres ou direcionadas. Dessa forma, os benefícios e as possibilidades aumentam ainda mais.
No que diz respeito ao uso da dança e movimentos para o trabalho da linguagem musical e das expressões corporais, analise as
assertivas abaixo:
I. Podemos dedicar uma aula inteira às cantigas e danças na educação infantil. Pois, por meio das músicas, as crianças irão
aprender conceitos importantes sobre natureza, além de propiciar autoconhecimento tanto de seu esquema corporal quanto a
sua maneira de se expressar. Trabalhar as expressões corporais e faciais além de tratar sobre suas próprias emoções, lhes
possibilita entender os outros, no qual, nesta atividade vínculos e laços podem ser criados por meio do momento lúdico da
dança e da música.
PORQUE
II.            A criança não é um adulto em miniatura, o lúdico tem imprescindível importância no processo de aprendizagem e
amadurecimento da criança, ela aprende brincando. Conceitos importantes como cores, formas, animais, sentimentos, além de
outros conteúdos podem ser ensinados por meio da música.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Partindo da premissa que a música é cultural e faz parte da formação dos indivíduos, contribuindo tanto para se
desenvolvimento bem como para o conhecimento e reconhecimento de sua identidade dentro de uma determinada cultura, a
escolha e o uso das músicas em sala de aula não devem ser utilizadas como um passatempo ou momento de diversão sem que
objetivos sejam pré-estabelecidos, desse modo, as escolhas das músicas devem ser pensadas e planejadas pelo professor (a).
Considerando esse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O uso das músicas, por mais que propiciem inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem, não deve ser
utilizado diariamente como instrumento metodológico de ensino.
II. Quase toda música infantil basicamente contém rimas. Essa atividade de memorizar rimas habilita uma capacidade cognitiva
de consciência fonológica da criança para que, posteriormente, compreenda o princípio alfabético.
III. O uso da música propicia um ambiente lúdico e acolhedor para que a aprendizagem ocorra de maneira divertida, ao
identificar as partes do corpo, por exemplo, a criança é colocada como centro no processo de aprendizagem.
IV. A partir do uso da música “O jacaré”, podem ser trabalhados a identificação das partes do corpo, bem como a socialização,
ritmo e musicalização entre a turma.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I está correta.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Apenas II, III e IV estão corretas.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
A música é algo inquestionavelmente presente na vida do ser humano, desde o nascimento ou até mesmo na barriga da mãe,
entramos em contato com a música. Ela está presente em diferentes ritmos e estilos nas mais diversas ocasiões, despertando
sentimentos, trazendo memórias e criando laços. No entanto, algo que muitas vezes não é questionado e pensado, e sobre o
surgimento da música, desde quando e de que forma foi criada.
Acerca disso, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo que se referem ao surgimento da música:
( ) A relação do homem com a música se deu de forma intensamente natural, quando o homem descobriu que poderia imitar os
sons da natureza, dos animais, do vento, para se comunicar.
(  ) O ensino de música no Brasil é considerado importante desde o século XVI, com a chegada dos jesuítas, ainda no período
colonial.
(  ) Por meio da observação o ser humano reproduzia sons, utilizando as primeiras formas de musicalização.
(  ) A partir da década de 1800, com a chegada da família real no Brasil, há uma supervalorização da cultura europeia na
educação musical brasileira.
(  ) A música está presente na vida e rotina do ser humano desde a pré-história.
Assinale a alternativa correta:
a. V-F-F-V-V
b. V-F-V-F-V.
c. F-F-F-F-F.
d. F-V-V-V-F
e. V-V-V-V-V
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-V-V-V
Questão 7
Correto
Atingiu 0,80 de 0,80
Entendemos que o uso de jogos, seus simbolismos e regras são construídos mediante a historicidade e cultura de cada povo,
época e região. Nesse sentido, não nos cabe reduzir o conceito e o uso dos jogos há uma única definição, nem definir e
hierarquizar o que consideramos mais correto ou não mediante tais práticas. Os jogos e brinquedos acompanham as mudanças
culturais e sociais, bem como vimos no exemplo da boneca Barbie, nesse contexto, o uso de um brinquedo será permeado pelo
meio que a criança está inserida, suas necessidades, desejos e fantasias individuais e coletivas.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. Para Teixeira (2018, p. 113), “os jogos simbólicos do faz de conta começam a se manifestar quando a criança tem por volta de
2 anos de idade. Posteriormente, a criança começa a ter consciência da dimensão simbólica de um objeto ou brinquedo.
Referência: TEIXEIRA, K. L. O universo lúdico no contexto pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/158949/pdf/0?
code=FD5i8NAVdy93sBlLlRiM49A4LqF4JZzwedJBV2Ir92x8/u+Gly2DGBbDyQxifSqhrIDI+w297KNdFvcErOtDYQ== Acesso em: 19
dez. 2022.
PORQUE
II. A linguagem simbólica do faz de conta permite à criança expressar seus sentimentos e pensamentos e transferi-los para a
realidade. Tais esquemas simbólicos exigem memorização, atenção e criatividade, o que acontece naturalmente e gera um
aprendizado espontâneo e significativo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/158949/pdf/0?code=FD5i8NAVdy93sBlLlRiM49A4LqF4JZzwedJBV2Ir92x8/u+Gly2DGBbDyQxifSqhrIDI+w297KNdFvcErOtDYQ==
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/158949/pdf/0?code=FD5i8NAVdy93sBlLlRiM49A4LqF4JZzwedJBV2Ir92x8/u+Gly2DGBbDyQxifSqhrIDI+w297KNdFvcErOtDYQ==
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Contextualizar e compreender de que forma a teoria aprendida em nossa formação pode ser aplicada em sala de aula,
considerando e respeitando as individualidades, capacidades e necessidades de cada aluno (a) em sala de aula, é de suma
importância. Cada jogo, brincadeira ou música presentesna rotina da escola tem por trás um trabalho pré-estruturalizado,
visando os objetivos que almejamos alcançar e as competências que serão desenvolvidas nos discentes. Considerando isso, foi
apresentado em nossa unidade IV algumas possibilidades de músicas e de que formas, em quais momentos o professor (a)
poderá aplicá-las.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo que se referem as músicas apresentadas em nosso material de estudos:
I. A música “O tatu” pode ser utilizada no meio do dia, previamente a uma atividade que será aplicada e que exige bastante
atenção, no intuito de chamar o foco das crianças.
II. A música “Iapo” apresenta uma dinâmica para se utilizar de gestos, para as crianças aprenderem o ritmo e a letra da música,
após terem assimilado, partes da música podem ser retiradas enquanto os gestos continuam sendo feitos.
III. A música “Bom dia com Alegria” aparece no texto como sugestão de uso para a recepção dos alunos (as), em roda depois
que todos chegaram, na junção com uma conversa entre a turma com o professor (a).
IV. A música “O jacaré não tem chulé" é apresentada no texto como sugestão de uso somente para o momento lúdico, que
prevê as aulas de educação física.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I está correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Apenas II e III estão corretas.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
Em nossos estudos, conseguimos concluir que o brincar se manifesta por meio de diversas possibilidades e formas, e que ao
exercer tal ação, há influências diretas e significativas relativas ao contexto e período histórico em que a criança se encontra
inserida. A forma como cada criança experimenta e se utiliza dos jogos e brincadeiras perpassa por todas essas questões.
Nesse sentido, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para o conceito de  jogo de acordo com os dados históricos de cada
sociedade.
( ) O filósofo grego Aristóteles preconizava o uso dos jogos como atividades que preparam as crianças para viver na sociedade
adulta.
(  ) Para os romanos, os jogos eram direcionados e estavam sujeitos a regras e subordinados a valores morais e culturais, em
que a força física era de extrema importância.
(  ) Na Idade Média, as brincadeiras se opunham à seriedade na aquisição de conhecimentos e as crianças eram vistas como
adultos imperfeitos em miniatura, mediante tal consideração, as atividades lúdicas eram de exclusividade das crianças.
(  ) Para os romanos, os jogos eram direcionados e estavam sujeitos a regras e subordinados a valores morais e culturais,
reverenciavam o intelectual.
(  ) Para Aristóteles, os jogos eram considerados como um passatempo, como um instrumento de diversão, sem objetivos
formativos sociais.
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V-V.
b. F-F-F-F-F
c. F-V-V-V-F.
d. V-V-V-V-V.
e. V-V-F-F-F.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
V-V-F-F-F.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,80
É fundamental que o professor (a) tenha em mente os processos bem estabelecidos, mesmo considerando que o planejamento
nem sempre acontece como esperado, pois diversos fatores internos da sala de aula e externos podem influenciar diretamente
na rotina da sala de aula. Ser maleável em sua prática pedagógica é uma característica importante também, por vezes algumas
atividades não são concluídas naquele dia, ou podem vir a ser modificadas. Entender a especificidade de cada processo auxilia
nessas modificações que por vezes são necessárias.
 
Acerca disso, analise as alternativas abaixo e assinale a que descreve corretamente as possibilidades de aplicação das atividades
de história e cirandas.
a. As cirandas são as antigas cantigas de roda que foram repassadas e ensinadas pelas gerações, tornando-se um
patrimônio cultural, e as histórias são todos os contos que relatam algum acontecimento que foram transformados em
música
b. As cantigas de roda referem-se a toda produção musical realizada até o momento, sendo de repertório infantil ou não,
enquanto as histórias são atividades que se baseiam nas histórias dos contos clássicos para crianças
c. As histórias são as produções literárias produzidas para o público infantil que podem ser utilizados como
instrumento de musicalização, enquanto as cantigas de roda referem-se às músicas que também foram produzidas
para as crianças ou as adaptações realizadas para esse público, as quais o professor (a) pode utilizá-las como
ferramenta pedagógica de ensino.

d. As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade,
produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as histórias que são utilizadas como instrumento para a
musicalização, por meio de recursos como livros, CDs, vídeos ou contadas pelo próprio docente.
e. As histórias referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade,
produzidas por diferentes artistas, de repertório infantil, e as cirandas que são utilizadas como instrumento para a
musicalização, por
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
As cirandas referem-se às cantigas de roda de domínio público, bem como as músicas criadas na atualidade, produzidas por
diferentes artistas, de repertório infantil, e as histórias que são utilizadas como instrumento para a musicalização, por meio de
recursos como livros, CDs, vídeos ou contadas pelo próprio docente.
◄ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - ATÉ 31/05/2024 - VALOR 8,0 PONTOS
Seguir para...
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1189140&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina