Buscar

Por que sou obrigado a cumprir um contrato?

Quais são as três fontes de obrigação?

💡 59 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

O contrato é fonte de obrigação, isto é, um acordo de vontades, na conformidade da lei ecom a finalidade de adquirir, resguardar, transferir, conservar, modificar ou extinguir direitos. Portanto, como é um ato bilateral e tem livre vontade antes do acordo para realização do contrato, este deve ser cumprido sob pena de arcar com as obrigações contraidas e sua respectiva mora, mesmo que para isso seja necessário mover a maquina judiciária.

Também são outras fontes das obrigações: as declarações unilaterais da vontade, a lei, e os atos ilícitos. dolosos ou culposos. Ex: Transporte, empréstimo de caneta.

14
Dislike1
User badge image

Caio Neri

Apesar de ninguém ser obrigado a contratar (princípio da autonomia da vontade) ao voluntariamente celebrarem um contrato, as partes se vinculam, o contrato torna-se lei entre elas e deve ser respeitado em decorrência do princípio da obrigatoridade dos contratos, representado pelo brocardo romano pacta sunt servanda.

Daí a existência de responsabilização pelo inadimplemento das prestações contratuais, inclusive aquelas criadas pela cláusula geral da boa-fé objetiva.

O contrato, fruto da manifestação de vontade é uma das principais fontes geradoras de obrigações. Também são fontes: a lei e o ato ilícito (responsabilidade civil extra-contratual ou aquiliana).

8
Dislike0
User badge image

Bruna Müller

As três fontes são: a lei, a manifestação de vontade e o ato ilícito. Ao celebrar um contrato, o contratante declara – manifestando sua vontade – que cumprirá uma determinada obrigação ali assumida. Este ato, de concordar em praticar o ato que declara se obrigar a fazer, gera para ele a obrigação de efetivamente cumprir o contratado. 


O Código Civil atual estabelece em vários de seus dispositivos a obrigação de cumprimento dos contratos, penalizando o descumprimento. Assim, por exemplo, o art. 389, que determina: “não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária”. Esta norma deixa claro que o descumprimento da vontade declarada pelo contratante no momento da celebração do contrato enseja sua responsabilidade. Ou seja, a obrigação assumida deve ser cumprida.

Espero que tenha te ajudado, Felipe! :)

5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais