Logo Passei Direto
Buscar

Anatomia Dental

Colégio Objetivo
O poema saudosista do poeta Gonçalves Dias, no século XIX, se refere a uma característica geográfica marcante de parte do território maranhense, coberto por extensas matas de palmeirais. Na atualidade, essa paisagem tem sofrido profundas modificações em razão da

a) devastação dos palmeirais para o estabelecimento de campos para a criação de bovinos, na lógica da produção agropecuária do capitalismo contemporâneo.
b) ocupação das áreas de florestas de babaçuais por pequenos produtores para a criação de animais domésticos e plantio de roças de subsistência, provocando alterações climáticas que afetam as palmeiras.
c) exploração desordenada das palmeiras de babaçu para extração da amêndoa a fim de atender o mercado capitalista de produção de oleaginosa e demais derivados do fruto dessa planta nativa do Sul do Maranhão.
d) contaminação do solo pela atividade agrícola de produção de arroz no cerrado maranhense, realizada pelas comunidades camponesas com uso de agrotóxicos e de maquinário que destroem os palmeirais.
e) formação de grandes propriedades agrícolas de imigrantes nordestinos, retirantes da seca, os quais destroem os palmeirais para a produção de eucalipto na região conhecida como Cocais Maranhenses.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A descrição apresentada refere-se à devastação dos palmeirais de babaçu no Maranhão. Essa atividade tem sido realizada para atender demandas do mercado capitalista, especialmente para a produção de oleaginosas e seus derivados. Portanto, a alternativa correta é: c) exploração desordenada das palmeiras de babaçu para extração da amêndoa a fim de atender o mercado capitalista de produção de oleaginosa e demais derivados do fruto dessa planta nativa do Sul do Maranhão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre os biomas brasileiros, assinale a opção correta.

a) A Floresta Amazônica, também chamada de latifoliada tropical ou equatorial possui uma enorme biodiversidade, reflexo do elevado grau de fertilidade natural dos seus solos, onde se destaca a mata de igapó, com árvores de grande porte e livre de inundações durante todo o ano.
b) A Mata dos Pinhais ou de Araucária cobre várias extensões das planícies da Região Sul e trechos da Região Sudeste, onde se encontra um clima muito úmido, solos de terra roxa e pequena ação antrópica, o que favoreceu a sua preservação em relação aos demais biomas do território nacional.
c) A Mata Atlântica, também conhecida como Floresta Latifoliada Tropical, hoje bastante degradada, formava uma “floresta de várias florestas”, ou seja, do que dela sobrou percebe-se uma diversidade de associações vegetais que variam segundo o relevo, a altitude, os solos, a latitude etc.
d) O Cerrado é um domínio vegetal nativo de todo o Centro-Sul brasileiro, uma vez que necessita de chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas moderadas a baixas, tendo em vista a sua demanda elevada de nutrientes para dar sustentabilidade aos grandes portes de suas vegetações.
e) A Caatinga, típica do Nordeste semiárido, é considerada um bioma extremamente homogêneo, pois a necessidade de adaptação a um meio com características adversas faz com que as suas vegetações possuam raízes superficiais e folhas estreitas, exatamente para se evitar a perda de umidade para o meio ambiente.

Mais conteúdos dessa disciplina