Logo Passei Direto
Buscar
O domínio morfoclimático designa um conjunto espacial em que há integração entre os processos ecológicos e as paisagens. Observe o mapa a seguir:
( ) O número I representa o Domínio Amazônico, cujo ecossistema florestal é constituído por imensa diversidade biológica, ameaçada pela devastação da floresta causada, entre outras coisas, por grandes projetos minerais e agropecuários na região.
( ) O Domínio dos Cerrados corresponde ao número III, onde houve intensa exploração da cana-de-açúcar e do café.
( ) O Domínio do Mares de Morros, assinalado pelo número II corresponde a uma extensa área montanhosa no Planalto Central Brasileiro.
( ) O número V corresponde ao Domínio das Araucárias, ocupando os planaltos da porção oriental da bacia do rio Paraná, primariamente recoberta por uma floresta semi-homogênea na qual as araucárias se destacavam com espécies dominantes.
( ) O número IV corresponde ao Domínio das Caatingas, estendendo-se por uma porção semiárida do Nordeste, caracterizada pela escassez e pela irregularidade de chuvas.
( ) O número VI corresponde ao Domínio das Pradarias, no estado do Rio Grande do Sul, com uma predominância de floresta de árvores de grande porte.
a) V – F – F – V – V – F
b) V – V – F – V – V – F
c) V – F – V – V – F – F
d) F – F – V – F – F – V
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação em relação à localização dos domínios morfoclimáticos no mapa: I. O número I representa o Domínio Amazônico, cujo ecossistema florestal é constituído por imensa diversidade biológica, ameaçada pela devastação da floresta causada, entre outras coisas, por grandes projetos minerais e agropecuários na região. - Verdadeiro (V) II. O Domínio dos Cerrados corresponde ao número III, onde houve intensa exploração da cana-de-açúcar e do café. - Falso (F) III. O Domínio do Mares de Morros, assinalado pelo número II corresponde a uma extensa área montanhosa no Planalto Central Brasileiro. - Falso (F) IV. O número V corresponde ao Domínio das Araucárias, ocupando os planaltos da porção oriental da bacia do rio Paraná, primariamente recoberta por uma floresta semi-homogênea na qual as araucárias se destacavam com espécies dominantes. - Verdadeiro (V) V. O número IV corresponde ao Domínio das Caatingas, estendendo-se por uma porção semiárida do Nordeste, caracterizada pela escassez e pela irregularidade de chuvas. - Verdadeiro (V) VI. O número VI corresponde ao Domínio das Pradarias, no estado do Rio Grande do Sul, com uma predominância de floresta de árvores de grande porte. - Falso (F) Portanto, a sequência correta é: a) V – F – F – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre os biomas brasileiros, assinale a opção correta.

a) A Floresta Amazônica, também chamada de latifoliada tropical ou equatorial possui uma enorme biodiversidade, reflexo do elevado grau de fertilidade natural dos seus solos, onde se destaca a mata de igapó, com árvores de grande porte e livre de inundações durante todo o ano.
b) A Mata dos Pinhais ou de Araucária cobre várias extensões das planícies da Região Sul e trechos da Região Sudeste, onde se encontra um clima muito úmido, solos de terra roxa e pequena ação antrópica, o que favoreceu a sua preservação em relação aos demais biomas do território nacional.
c) A Mata Atlântica, também conhecida como Floresta Latifoliada Tropical, hoje bastante degradada, formava uma “floresta de várias florestas”, ou seja, do que dela sobrou percebe-se uma diversidade de associações vegetais que variam segundo o relevo, a altitude, os solos, a latitude etc.
d) O Cerrado é um domínio vegetal nativo de todo o Centro-Sul brasileiro, uma vez que necessita de chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas moderadas a baixas, tendo em vista a sua demanda elevada de nutrientes para dar sustentabilidade aos grandes portes de suas vegetações.
e) A Caatinga, típica do Nordeste semiárido, é considerada um bioma extremamente homogêneo, pois a necessidade de adaptação a um meio com características adversas faz com que as suas vegetações possuam raízes superficiais e folhas estreitas, exatamente para se evitar a perda de umidade para o meio ambiente.

Mais conteúdos dessa disciplina