Logo Passei Direto
Buscar
09- Em um sistema massa-mola-amortecedor, a massa está sujeita a alguma força da mola caracterizada por uma constante k e uma força de amortecimento que resiste à mudança de movimento. Esse sistema está nas mais variadas aplicações do nosso dia a dia, desde um simples automóvel até os modernos edifícios japoneses projetados para resistir a fortes terremotos. Considerando esse sistema (sistema massa-mola-amortecedor com um grau de liberdade), podemos afirmar que a amplitude da oscilação, após ser iniciada uma condição de deslocamento, é:

a) Aumenta indefinidamente.
b) Decresce até parar, desde que 0< ζ<1 (sendo ζ o fator ou fração de amortecimento).
c) Mantém-se constante ao longo do tempo.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Em um sistema massa-mola-amortecedor, o comportamento da amplitude da oscilação depende do fator de amortecimento (ζ). - Se 0 < ζ < 1, o sistema é subamortecido, o que significa que a amplitude da oscilação decresce ao longo do tempo até que o movimento pare completamente. - Se ζ = 0, a amplitude se manteria constante, mas isso não é o caso aqui, pois estamos considerando um sistema com amortecimento. - Se ζ > 1, o sistema é superamortecido e não oscila, mas isso também não se aplica à pergunta. Portanto, a alternativa correta é: b) Decresce até parar, desde que 0 < ζ < 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Neste sistema massa-mola-amortecedor, a amplitude da oscilação, após ser iniciada uma condição de deslocamento, irá depender do fator ou fração de amortecimento (ζ). Analisando as opções: a) Aumenta indefinidamente - Isso não ocorre no sistema devido à presença do amortecimento. b) Decresce até parar, desde que 0 < ζ < 1 (sendo ζ o fator ou fração de amortecimento) - Esta é a resposta correta de acordo com o comportamento esperado do sistema. Com amortecimento (0 < ζ < 1), a amplitude da oscilação diminui ao longo do tempo até parar. c) Mantém-se constante ao longo do tempo - Isso não é o comportamento esperado em um sistema com amortecimento. Portanto, a alternativa correta é: b) Decresce até parar, desde que 0 < ζ < 1 (sendo ζ o fator ou fração de amortecimento).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

ATIVIDADE A1
1- A determinação de frequência angular natural, pelo método inercial e pelo método energético, é algo importante para a obtenção de resultados corretos em sistemas vibratórios, e, por isso, é de extrema importância conhecer as características que descrevem tais métodos. A respeito das características dos métodos inercial e energético, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) Frequência angular natural é a medição da rapidez com que o movimento oscilatório percorre o ângulo de fase ( ). II. ( ) Método inercial trabalha considerando a conservação de energia em um sistema vibratório. III. ( ) O método Lagrangiano é um exemplo do método inercial, e o método de Rayleigh é um exemplo do método energético. IV. ( ) O método da energia de Rayleigh é usado para determinar as frequências naturais de sistemas com um grau de liberdade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. ( ) Frequência angular natural é a medição da rapidez com que o movimento oscilatório percorre o ângulo de fase ( ).
II. ( ) Método inercial trabalha considerando a conservação de energia em um sistema vibratório.
III. ( ) O método Lagrangiano é um exemplo do método inercial, e o método de Rayleigh é um exemplo do método energético.
IV. ( ) O método da energia de Rayleigh é usado para determinar as frequências naturais de sistemas com um grau de liberdade.
a) V, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) F, F, V, V.

07- Em vibrações livres não amortecidas, nenhuma energia é transferida para o sistema ou do sistema. Portanto a energia mecânica total, dada pela soma da energia cinética e da energia potencial, permanece constante. Um exemplo de vibração livre não amortecida é um pêndulo simples. A respeito dos conceitos a respeito das vibrações livres não amortecidas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) As vibrações livres não amortecidas são classificadas como torcionais e longitudinais. Vibrações livres não amortecidas longitudinais ocorrem em máquinas rotativas. II. ( ) As vibrações livres não amortecidas torcionais acontecem quando há movimento oscilatório em torno de um eixo em relação a uma referência qualquer. III. ( ) O momento restaurador da torção de um suporte de montagem pode ser obtido pelo produto do módulo de cisalhamento do material (G) e pelo momento polar de inércia da seção transversal (Jp). IV. ( ) O não amortecimento de um sistema mecânico ocorre devido à inexistência de amortecedores no sistema analisado; como exemplo, podemos citar os osciladores massa-mola. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. ( ) As vibrações livres não amortecidas são classificadas como torcionais e longitudinais. Vibrações livres não amortecidas longitudinais ocorrem em máquinas rotativas.
II. ( ) As vibrações livres não amortecidas torcionais acontecem quando há movimento oscilatório em torno de um eixo em relação a uma referência qualquer.
III. ( ) O momento restaurador da torção de um suporte de montagem pode ser obtido pelo produto do módulo de cisalhamento do material (G) e pelo momento polar de inércia da seção transversal (Jp).
IV. ( ) O não amortecimento de um sistema mecânico ocorre devido à inexistência de amortecedores no sistema analisado; como exemplo, podemos citar os osciladores massa-mola.
a) F, V, F, V.
b) V, F, V, F.
c) V, V, F, F.