Logo Passei Direto
Buscar
A trajetória da Educação de Jovens e Adultos que ultrapassaram a idade regular de escolarização é um tema frequente nos debates sobre o direito à educação e da garantia de sua efetivação. Historicamente, as campanhas de alfabetização no Brasil visavam suprimir essa lacuna educacional e assim promover uma qualidade de vida a população a qual se direcionavam. Entre os movimentos em prol a alfabetização destacaram-se as seguintes campanhas: Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA); Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA). Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas: I - A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) tinha como objetivo contribuir para a melhoria do nível de vida das pessoas, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do país. II – A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) tinha por objetivo oferecer uma alfabetização direcionada aos trabalhadores do campo não alfabetizados, além de promover uma educação para o trabalho. III - A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) pretendia promover a alfabetização e posteriormente focalizar a capacitação profissional. IV - Devido aos altos níveis de analfabetismo no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, o Governo Federal organizou três campanhas de alfabetização em massa visando atender a população jovem e adulta no Brasil. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

I, II, III e IV apenas.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) tinha como objetivo contribuir para a melhoria do nível de vida das pessoas, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do país. Verdadeiro, essa campanha realmente visava melhorar a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento social e econômico. II – A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) tinha por objetivo oferecer uma alfabetização direcionada aos trabalhadores do campo não alfabetizados, além de promover uma educação para o trabalho. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a CNER focava na alfabetização de trabalhadores rurais e na educação voltada para suas necessidades. III - A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) pretendia promover a alfabetização e posteriormente focalizar a capacitação profissional. Verdadeiro, a CEAA tinha como objetivo a alfabetização e também a capacitação profissional dos jovens e adultos. IV - Devido aos altos níveis de analfabetismo no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, o Governo Federal organizou três campanhas de alfabetização em massa visando atender a população jovem e adulta no Brasil. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois realmente houve um esforço do governo para organizar campanhas de alfabetização nesse período. Como todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, a resposta correta é: I, II, III e IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I - A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) tinha como objetivo contribuir para a melhoria do nível de vida das pessoas, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do país. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a CNEA tinha como objetivo principal erradicar o analfabetismo visando melhorar as condições de vida e o desenvolvimento do país. II - A Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) tinha por objetivo oferecer uma alfabetização direcionada aos trabalhadores do campo não alfabetizados, além de promover uma educação para o trabalho. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a CNER tinha como foco a alfabetização e a educação voltada para os trabalhadores rurais. III - A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) pretendia promover a alfabetização e posteriormente focalizar a capacitação profissional. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a CEAA tinha como objetivo inicial a alfabetização e posteriormente a capacitação profissional dos jovens e adultos. IV - Devido aos altos níveis de analfabetismo no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, o Governo Federal organizou três campanhas de alfabetização em massa visando atender a população jovem e adulta no Brasil. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o Governo Federal organizou campanhas de alfabetização em massa nesse período para combater o analfabetismo. Portanto, a afirmativa correta é: I, II, III e IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina