Logo Passei Direto
Buscar
A derivada de uma função pode ser utilizada, dentre outros, para auxiliar nos estudos envolvendo a representação gráfica e a identificação de pontos de máximo e de mínimo da mesma. Considere a função real definida por f(x) = (2x + 1)3 A respeito desta função, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. A função f é crescente no intervalo I = [0, 3]. PORQUE II. A derivada da função f assume valor negativo no intervalo I = [0, 3]. Com base nestas informações, assinale a alternativa correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as asserções: Primeiro, precisamos calcular a derivada da função \( f(x) = (2x + 1)^3 \). 1. Cálculo da derivada: Usando a regra da cadeia, temos: \[ f'(x) = 3(2x + 1)^2 \cdot 2 = 6(2x + 1)^2 \] 2. Análise da derivada: A derivada \( f'(x) = 6(2x + 1)^2 \) é sempre não negativa, pois o quadrado de qualquer número é não negativo e 6 é um número positivo. Portanto, \( f'(x) \geq 0 \) para todo \( x \). Agora, vamos analisar as asserções: I. A função f é crescente no intervalo I = [0, 3]: Verdadeira, pois a derivada é não negativa em todo o intervalo, indicando que a função é crescente. II. A derivada da função f assume valor negativo no intervalo I = [0, 3]: Falsa, pois a derivada é sempre não negativa, como já analisado. Com base nas análises: - A asserção I é verdadeira. - A asserção II é falsa. Portanto, a alternativa correta é: c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I. A função f é crescente no intervalo I = [0, 3]. II. A derivada da função f assume valor negativo no intervalo I = [0, 3]. Para determinar se a função é crescente ou decrescente em um intervalo, podemos analisar o sinal da derivada nesse intervalo. Se a derivada for positiva, a função é crescente; se for negativa, a função é decrescente. Vamos calcular a derivada da função f(x) = (2x + 1)^3: f'(x) = 3(2x + 1)^2 * 2 = 6(2x + 1)^2 Agora, vamos analisar o sinal da derivada no intervalo [0, 3]: f'(x) = 6(2x + 1)^2 Para x = 0: f'(0) = 6(1)^2 = 6 > 0 Para x = 3: f'(3) = 6(7)^2 = 6*49 = 294 > 0 Como a derivada é sempre positiva no intervalo [0, 3], a função é crescente nesse intervalo. Portanto, a asserção I é verdadeira. Já a asserção II é falsa, pois a derivada da função é positiva no intervalo [0, 3], e não negativa. Assim, a alternativa correta é: c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina