Logo Passei Direto
Buscar

PELE E ANEXOS 3) Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I- Na traqueia, o epitélio assemelha-se ao epitélio respiratór...

PELE E ANEXOS

3) Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I- Na traqueia, o epitélio assemelha-se ao epitélio respiratório em outras partes das vias respiratórias condutoras. A submucosa é constituída por um tecido conjuntivo relativamente frouxo que apresenta vasos linfáticos e glândulas exócrinas mistas. Seus anéis cartilaginosos têm formato em C e, juntamente com o músculo traqueal, separam a submucosa da adventícia.

II- Na sua porção inicial, os brônquios apresentam a mesma estrutura histológica geral da traqueia. A partir de sua entrada nos pulmões, onde irão se constituir os brônquios intrapulmonares, a estrutura da parede brônquica se modifica. Os anéis cartilaginosos são substituídos por placas de cartilagem de formato irregular e surge uma camada circular de músculo liso na sua parede. À medida que os brônquios se ramificam, seu diâmetro diminui. Consequentemente, as placas de cartilagem tornam-se também menores e menos numerosas, até desaparecerem por completo quando se formam os bronquíolos primários.

III- Os bronquíolos são ductos condutores de ar, medindo 1 mm ou menos de diâmetro. Os bronquíolos maiores representam ramos dos brônquios segmentares. Esses ductos ramificam-se repetidamente, dando origem aos bronquíolos terminais menores, que também se ramificam. Por fim, os bronquíolos terminais dão origem aos bronquíolos respiratórios. Nos bronquíolos, não há placas de cartilagem nem glândulas. O epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado está presente apenas nos bronquíolos maiores, sendo rapidamente substituído por epitélio cilíndrico simples que, nos bronquíolos terminais, torna-se cúbico simples com células de Clara entre as células ciliares.

IV- Os bronquíolos respiratórios constituem a primeira porção da árvore bronquial que possibilita a troca de gases. Os alvéolos, que consistem em evaginações de paredes finas, estão dispersos e estendem-se a partir do lúmen dos bronquíolos respiratórios. Os alvéolos constituem os locais em que o ar entra e sai do bronquíolo para possibilitar a troca de gases.

a) Apenas as afirmacoes I, II e IV estão corretas
b) Apenas as afirmações II e III estão corretas
c) Todas as afirmações estão incorretas
d) Todas as afirmações estão corretas
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- Descreve a estrutura da traqueia e está correta em relação à presença de epitélio respiratório, submucosa e anéis cartilaginosos em formato de C. Verdadeira. II- Fala sobre a transição dos brônquios para bronquíolos e as mudanças na estrutura da parede brônquica, substituindo anéis cartilaginosos por placas de cartilagem e presença de músculo liso. Verdadeira. III- Descreve a estrutura dos bronquíolos, incluindo a transição para bronquíolos respiratórios, a ausência de cartilagem e glândulas, e a mudança no tipo de epitélio presente. Verdadeira. IV- Aborda a função dos bronquíolos respiratórios na troca de gases e a presença de alvéolos para essa finalidade. Verdadeira. Portanto, todas as afirmativas estão corretas. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) Todas as afirmações estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale com “V” ou com “F” as afirmativas verdadeiras ou falsas, respectivamente:
(V) A cavidade oral é revestida pela mucosa oral, que consiste em mucosa mastigatória, mucosa de revestimento e mucosa especializada.
(F) A submucosa do esôfago é formada por tecido conjuntivo denso não modelado, que contém grandes vasos sanguíneos e linfáticos, fibras nervosas e células ganglionares. As fibras nervosas e as células ganglionares constituem o plexo submucoso (plexo de Meissner). Não são encontradas glândulas.
(F) As glândulas fúndicas, também denominadas glândulas gástricas, são encontradas em toda mucosa gástrica, exceto em uma pequena região ocupada pelas glândulas cárdicas e pilóricas. As glândulas fúndicas são glândulas tubulares simples e ramificadas, que se estendem da base das fóveolas gástricas até a muscular da mucosa. São formadas por quatro tipos celulares diferentes: Células mucosas do colo, células principais, células parietais e células enteroendócrinas.
(V) Uma característica distintiva do jejuno é a existência de glândulas submucosas, também chamadas de glândulas de Brunner.
(V) No ceco e no cólon (cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide), a camada externa da muscular externa está parcialmente condensada em faixas longitudinais proeminentes de músculo, denominadas tênias do cólon, que podem ser observadas macroscopicamente. Entre essas faixas, a camada longitudinal forma um folheto extremamente fino.

a) V-F-V-F-V
b) V-F-F-V-V
c) F-V-V-F-F
d) F-V-F-V-F

Mais conteúdos dessa disciplina