Logo Passei Direto
Buscar
Pergunta 9 A Resolução Conama n. 307, de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos Resíduos da Construção Civil (RCC), classificando-os da seguinte forma: • Classe A – resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. • Classe B – resíduos recicláveis para outras destinações. • Classe C – resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação. • Classe D – resíduos perigosos oriundos do processo de construção. Já a NBR 10.004, de 2004, trata da tipificação dos resíduos como perigosos e não perigosos (inertes e não inertes). Para a elaboração do Programa de Gestão de RCC de uma obra, considerando a resolução e a norma mencionada, foram identificados e classificados os resíduos a seguir. Resíduo Classe Conama 307/2002 Classe NBR 10.004/2004 Argamassa A IIA Tijolos e telhas A IIA Papel e papelão B IIB Madeira B IIB Metais B IIB Tintas e solventes D I A respeito da gestão dos RCC apresentados, é correto afirmar que os resíduos da(s): a. Classe B podem ser reutilizados como fontes de energia, por serem resíduos não inertes. b. Classes A e B, por não serem considerados resíduos Classe I e serem inertes, podem ser acondicionados conjuntamente. c. Classe B podem ser reutilizados para o acondicionamento dos resíduos Classe D, pois ambos são considerados resíduos perigosos. d. Classe A, caso não sejam reutilizados, podem ser destinados para aterros sanitários de rejeitos urbanos, por serem classificados como inertes. e. Classe A devem ser reutilizados ou reciclados, sempre que possível, no mesmo local de sua geração, pois são inertes e podem retornar ao ciclo produtivo da construção civil.
User badge image
Lucio Camilo

ano passado

User badge image
Lucio Camilo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação à Resolução Conama n. 307/2002 e à NBR 10.004/2004: a. Classe B podem ser reutilizados como fontes de energia, por serem resíduos não inertes. Falso. A Classe B refere-se a resíduos recicláveis, mas não necessariamente são utilizados como fontes de energia. b. Classes A e B, por não serem considerados resíduos Classe I e serem inertes, podem ser acondicionados conjuntamente. Falso. A Classe A é composta por resíduos reutilizáveis ou recicláveis, enquanto a Classe B é composta por resíduos recicláveis para outras destinações. Não é correto afirmar que ambos são inertes. c. Classe B podem ser reutilizados para o acondicionamento dos resíduos Classe D, pois ambos são considerados resíduos perigosos. Falso. A Classe B não é considerada perigosa, enquanto a Classe D é composta por resíduos perigosos. Portanto, não podem ser acondicionados juntos. d. Classe A, caso não sejam reutilizados, podem ser destinados para aterros sanitários de rejeitos urbanos, por serem classificados como inertes. Falso. A Classe A deve ser reutilizada ou reciclada sempre que possível, e não é correto afirmar que podem ser destinadas a aterros sanitários de rejeitos urbanos. e. Classe A devem ser reutilizados ou reciclados, sempre que possível, no mesmo local de sua geração, pois são inertes e podem retornar ao ciclo produtivo da construção civil. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a Classe A é composta por resíduos que devem ser reutilizados ou reciclados, e a ideia é que isso ocorra no local de geração. Portanto, a alternativa correta é: e. Classe A devem ser reutilizados ou reciclados, sempre que possível, no mesmo local de sua geração, pois são inertes e podem retornar ao ciclo produtivo da construção civil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: a. Classe B podem ser reutilizados como fontes de energia, por serem resíduos não inertes. Falso. Os resíduos da Classe B são recicláveis para outras destinações, não necessariamente para serem utilizados como fontes de energia. Além disso, a afirmação de que são "não inertes" não está correta, pois os resíduos da Classe B podem ser inertes ou não inertes, de acordo com a NBR 10.004/2004. b. Classes A e B, por não serem considerados resíduos Classe I e serem inertes, podem ser acondicionados conjuntamente. Falso. As Classes A e B podem ter resíduos inertes e não inertes, e a classificação como Classe I não é o critério para acondicionamento conjunto. Cada classe deve ser tratada de acordo com suas características específicas. c. Classe B podem ser reutilizados para o acondicionamento dos resíduos Classe D, pois ambos são considerados resíduos perigosos. Falso. Os resíduos da Classe D são os resíduos perigosos, enquanto os da Classe B são recicláveis para outras destinações. Não é apropriado misturar resíduos perigosos com recicláveis. d. Classe A, caso não sejam reutilizados, podem ser destinados para aterros sanitários de rejeitos urbanos, por serem classificados como inertes. Falso. Os resíduos da Classe A são reutilizáveis ou recicláveis como agregados, não sendo necessariamente inertes. Destiná-los a aterros sanitários não é a melhor prática ambiental. e. Classe A devem ser reutilizados ou reciclados, sempre que possível, no mesmo local de sua geração, pois são inertes e podem retornar ao ciclo produtivo da construção civil. Falso. Os resíduos da Classe A são reutilizáveis ou recicláveis como agregados, mas não necessariamente inertes. A recomendação de reutilização ou reciclagem no mesmo local de geração é válida, mas não por serem inertes. Portanto, nenhuma das afirmativas está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina