Logo Passei Direto
Buscar
A prática da calagem é de grande importância para o manejo da fertilidade do solo. Após a realização da calagem, aplicando o calcário agrícola, por exemplo, espera-se que ocorra no solo, EXCETO:

a. Redução do pH do solo.
b. Redução na disponibilidade de micronutrientes catiônicos.
c. Redução da acidez do solo.
d. Aumento nos teores de cálcio.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao efeito da calagem no solo: a) Redução do pH do solo - A calagem tem como objetivo aumentar o pH do solo, tornando-o menos ácido. Portanto, essa afirmação está incorreta. b) Redução na disponibilidade de micronutrientes catiônicos - A calagem pode, na verdade, aumentar a disponibilidade de alguns micronutrientes, então essa afirmação pode ser considerada verdadeira. c) Redução da acidez do solo - A calagem é utilizada exatamente para reduzir a acidez do solo, então essa afirmação está correta. d) Aumento nos teores de cálcio - A aplicação de calcário aumenta os teores de cálcio no solo, então essa afirmação também está correta. Dessa forma, a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta sobre os efeitos da calagem é: a) Redução do pH do solo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a. Redução do pH do solo - Após a calagem, espera-se que o pH do solo aumente, não reduza. Portanto, esta opção está incorreta. b. Redução na disponibilidade de micronutrientes catiônicos - A calagem pode reduzir a disponibilidade de alguns micronutrientes, mas não necessariamente dos catiônicos. Portanto, esta opção pode estar correta. c. Redução da acidez do solo - A calagem é realizada para reduzir a acidez do solo, então esta opção está correta. d. Aumento nos teores de cálcio - Com a aplicação de calcário agrícola, espera-se um aumento nos teores de cálcio no solo. Portanto, esta opção está correta. Assim, a opção que não condiz com o esperado após a prática da calagem é: a. Redução do pH do solo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A fertilidade de um solo é relacionada com a capacidade deste fornecer os nutrientes essenciais para as culturas completarem seu ciclo de produção. Em geral, os solos brasileiros em grande parte são antigos, pobres em nutrientes e ácidos. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa incorreta.
a. Os processos gerais de formação dos solos consistem de adição, remoção ou perda, transformação e translocação.
b. O calcário é o corretivo do solo mais comumente utilizado para manter a acidez do meio em faixas consideradas ótimas para determinadas culturas. Entretanto, em momentos de crise na agricultura, é aconselhável diminuir a utilização deste corretivo, devido a seus elevados preços no mercado.
c. A correção da acidez do solo é essencial na maioria dos cultivos vegetais. Este manejo técnico potencializa o efeito dos fertilizantes e a disponibilidade destes para os vegetais.
d. A lei do mínimo de Liebig diz que as produções das culturas são limitadas pelo elemento disponível que se encontra em teor mínimo em relação às necessidades das plantas.
a. Os adubos organominerais possuem absorção lenta e são constituídos de material orgânico com minerais.
b. Os fertilizantes minerais possuem compostos de origem natural ou sintética, formados somente por um composto químico (fertilizantes simples).
c. Os fertilizantes podem ser sintéticos ou orgânicos, alterando apenas a forma de liberação nas culturas.
d. Os adubos orgânicos possuem ação duradoura e prolongada, uma vez que são liberados lentamente e não possuem ação imediata na planta.