Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o papel do dano muscular no processo de hipertrofia muscular de indivíduos sedentários que acabaram de iniciar um programa de treinamento de força de alta intensidade (3 séries de 8 a 12 repetições máximas), é apenas correto afirmar que:
O dano muscular acentuará a taxa de síntese proteica, o que explicará o aumento da formação de novas proteínas contráteis e consequentemente a hipertrofia muscular após várias semanas de treinamento.
O dano muscular na primeira semana provocará a ativação das vias da hipertrofia muscular, o que explicará a redução do dano muscular nas semanas subsequentes do treinamento de força.
A síntese proteica provocará maior ativação do dano muscular, portanto quando ocorrer a redução da síntese proteica, a hipertrofia muscular sobrepõe o dano muscular, aumentando o tamanho do músculo.
A síntese proteica na primeira semana do treinamento de força possibilitará maior reparação tecidual causada pelo dano muscular, sendo a hipertrofia evidente apenas após a redução ou ausência do dano muscular.
O dano muscular na primeira semana resultará no aumento da síntese proteica para a hiperplasia muscular, enquanto na décima semana, a síntese proteica será menor e direcionada para a hipertrofia muscular.
a.
b.
c.
d.
e.
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, é importante considerar o papel do dano muscular no processo de hipertrofia muscular em indivíduos sedentários que estão iniciando um programa de treinamento de força de alta intensidade. Analisando as afirmações: - A primeira afirmação está correta ao afirmar que o dano muscular acentuará a taxa de síntese proteica, levando ao aumento da formação de novas proteínas contráteis e, consequentemente, à hipertrofia muscular após várias semanas de treinamento. - A segunda afirmação está incorreta, pois o dano muscular não é reduzido nas semanas subsequentes do treinamento de força, mas sim faz parte do processo de adaptação muscular. - A terceira afirmação está incorreta, pois a síntese proteica não provoca maior ativação do dano muscular, mas sim está relacionada à recuperação e crescimento muscular. - A quarta afirmação está correta ao mencionar que a síntese proteica na primeira semana do treinamento de força contribui para a reparação tecidual causada pelo dano muscular, sendo a hipertrofia evidente após a redução ou ausência do dano. - A quinta afirmação está incorreta, pois a hiperplasia muscular não é comum em humanos adultos e a síntese proteica está relacionada principalmente à hipertrofia muscular. Portanto, a alternativa correta é a letra "a".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando essa perspectiva, é apenas correto afirmar que:

a. A hipertrofia muscular em idosos ocorre apenas quando o treinamento é realizado com maior fadiga muscular, pois esta provoca maior recrutamento de fibras musculares do tipo II. Assim, é importante tanto o idoso saudável quanto o idoso com limitações físicas, treinarem com intensidade leve até a fadiga muscular, para ser possível obter hipertrofia muscular.
b. A hipertrofia muscular ocorre com o aumento da intensidade do esforço em resposta a alta intensidade e aumento da fadiga, pois ambos provocam aumento do recrutamento de fibras musculares do tipo II. Assim, idosos saudáveis e com limitações físicas devem treinar com alta intensidade realizada até a fadiga muscular, gerando, assim, a hipertrofia muscular.
c. A hipertrofia muscular ocorre apenas quando o treinamento é realizado com maior intensidade, pois esta provoca maior recrutamento de fibras do tipo II. Assim, é importante preparar tanto o idoso saudável quanto o idoso com limitações físicas, para treinarem com maiores intensidades para ser possível obter hipertrofia muscular.
d. Para a hipertrofia muscular é importante aumentar o recrutamento de todos os tipos de fibras musculares, pois todas são hipertrofiadas com o treinamento. Assim, tanto o idoso saudável quanto o idoso com limitações físicas, devem treinar com maiores intensidades, pois isso resultará no recrutamento de todas as fibras musculares e hipertrofia muscular.
e. Para a hipertrofia muscular é importante aumentar o recrutamento de fibras do tipo II, pois estas são mais responsivas à hipertrofia. Assim, o idoso saudável poderia treinar com maior intensidade e o idoso com limitações físicas poderia treinar com uma intensidade menor até a fadiga muscular, pois ambos aumentarão o recrutamento e a hipertrofia muscular.

Baseado nisso, considerando os objetivos de ganho de força e/ou hipertrofia muscular, é certo afirmar que a aplicação das montagens e dos sistemas de treinamento deve ser feita da seguinte forma:

a. Em programa de treinamento para avançados, voltado para o aumento da força muscular, se aplicada a montagem direcionada por grupamento muscular, o sistema superlento pode ser aplicado devido ao elevado estresse mecânico desse sistema causar efeitos positivos sobre a força muscular.
b. Quando aplicada a montagem direcionada por grupamento muscular é possível utilizar o sistema cluster-set, enfatizando o estresse metabólico para obtenção de hipertrofia muscular, enquanto o sistema com restrição de fluxo sanguíneo poderia ser utilizado enfatizando o estresse mecânico para obter força muscular.
c. No início do programa de treinamento do iniciante, se aplicada a montagem direcionada por grupamento muscular voltada para aumentar a força, o sistema supersérie 1 pode ser utilizado devido ao seu elevado estresse mecânico e pelo nível de treinamento do aluno priorizar o uso de sistema com alto nível de fadiga.
d. Em programa de treinamento para avançados em que se deseja obter força e hipertrofia muscular, se aplicada a montagem direcionada por grupamento muscular, o sistema rest pause pode ser utilizado devido ao seu elevado estresse mecânico e metabólico, gerando tanto efeito na força quanto na hipertrofia.
e. No início do programa de treinamento do iniciante, se aplicada a montagem alternada por segmento tradicional voltada para aumentar a força muscular, o sistema tri-set pode ser utilizado devido ao seu elevado estresse mecânico e devido ao nível de treinamento do aluno priorizar o uso da alta intensidade.

Mais conteúdos dessa disciplina