Logo Passei Direto
Buscar

Educação Ambiental

Colégio Objetivo
Questão 4/10 - Saúde Única
Os poluentes ambientais, são compostos capazes de causar problemas aos organismos que são expostos a eles. Já os contaminantes são compostos indevidamente encontrados no ambiente e que possuem potencial em se tornar poluentes, que são divididos conforme características químicas em inorgânicos e orgânicos. Quando nos referimos aos inorgânicos, podemos descrever os metais pesados. Assinale a alternativa que corresponde a um tipo e metal pesado relacionados aos problemas ambientais e de saúde, como problemas neurológicos, encontrado no solo.

a) Oxigênio
b) Hidrogênio
c) Algas
d) Cianobactérias
e) Mercúrio
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar qual das opções apresentadas é um metal pesado que pode causar problemas ambientais e de saúde, especialmente problemas neurológicos. Analisando as alternativas: a) Oxigênio - Não é um metal pesado, é um elemento essencial para a vida. b) Hidrogênio - Também não é um metal pesado, é um gás leve. c) Algas - Não são metais pesados, são organismos aquáticos. d) Cianobactérias - Também não são metais pesados, são microrganismos. e) Mercúrio - Este é um metal pesado conhecido por causar sérios problemas de saúde, incluindo problemas neurológicos, e é frequentemente encontrado no solo e na água. Portanto, a alternativa correta é: e) Mercúrio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a descrição da questão, podemos identificar que está sendo solicitado um tipo de metal pesado relacionado a problemas ambientais e de saúde, como problemas neurológicos, encontrado no solo. Dentre as opções apresentadas: a) Oxigênio - Oxigênio não é um metal pesado e não está relacionado a problemas neurológicos. b) Hidrogênio - Hidrogênio não é um metal pesado e não está relacionado a problemas neurológicos. c) Algas - Algas não são metais pesados e não estão relacionadas a problemas neurológicos. d) Cianobactérias - Cianobactérias não são metais pesados e não estão relacionadas a problemas neurológicos. e) Mercúrio - O mercúrio é um metal pesado conhecido por causar problemas ambientais e de saúde, incluindo problemas neurológicos, e é encontrado no solo. Portanto, a alternativa correta é: e) Mercúrio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Saúde Única
A relação entre saúde e meio ambiente é um tema importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma agenda global adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Os ODS têm como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, abordando questões como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais e a proteção do meio ambiente.
Considerando a relação entre a saúde e o meio ambiente, analise os itens e assinale a afirmativa CORRETA.
A existência de vida no planeta Terra independe indiretamente dos recursos naturais. A disponibilidade e a qualidade de elementos como a água, luz, espaço, oxigênio são dispensáveis para a sobrevivência e manutenção das espécies.
O crescimento populacional associado à contaminação de compartimentos ambientais traz desafios para a manutenção da saúde ambiental.
Implementar medidas de conservação ambiental é também uma das formas de promoção de saúde pública. Isso porque o contexto da degradação ambiental e da poluição demanda o adequado monitoramento para maximizar os riscos aos ecossistemas.
As formas de vida presentes no planeta interagem com esses compartimentos ambientais de maneira física, química e antropológica.
A poluição resulta principalmente de atividades humanas como o lançamento de efluentes (esgoto) com tratamento, descarte adequado de resíduos, armazenamento de produtos químicos sem critérios técnicos etc.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Questão 7/10 - Saúde Única
Leia o extrato do texto a seguir:
“A cada instante observa-se um aumento no consumo de medicamentos em todos os locais do mundo. Este aumento ocorre tanto pelo uso de humanos quanto de animais. A utilização cada vez mais prevalente destes levam, de forma inevitável, estas moléculas químicas para o meio ambiente, seja de forma direta ou indireta, sendo depositados no solo ou na água”.
Considerando a contaminação do meio ambiente por fármacos analise as afirmativas a seguir.
Os fármacos são “moléculas químicas” largamente utilizadas na prática clínica humana, veterinária e agrícola, o que conduz a uma inevitável introdução contínua desta classe de contaminantes no meio ambiente.
Após a passagem do fármaco pelo corpo humano ou animal, as substâncias ativas acabam por ser excretadas do organismo. Esta excreção pode ocorrer por várias vias, podendo ser pela urina, fezes, suor etc. Os fármacos podem ser excretados na sua forma original (a substância continua ativa) ou na forma de metabolitos, que podem estar ativos ou inativos.
Os fármacos presentes em concentrações baixas no ambiente não representam riscos para a saúde humana ou animal. Uma vez que, apenas a exposição prolongada aos fármacos causa efeitos negativos da acumulação no organismo.
São várias as fontes de contaminação do meio ambiente por fármacos. A fonte mais conhecida está ligada ao ser humano, que utiliza os fármacos para a profilaxia, minimização de sintomas, manutenção ou cura de uma patologia e que acaba por eliminar o fármaco inalterado ou seus metabólitos.
a) I e III
b) I, II, III
c) I, II e IV
d) II, III, IV
e) I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina