Você pode ter um negócio/produto bem sucedido sem estar solucionando um problema?

Ao longo da minha vida, sempre ouvi que "empreendedores precisam solucionar problemas".

Hoje em dia, questiono isso. Será que realmente precisamos solucionar um problema para o nosso negócio ser bem sucedido?

A Coca-Cola não é a melhor forma de saciar a sua sede, o Instagram não solucionou nada e muito menos jogos como "Candy Crush" e "Angry Birds". Todos tiveram um sucesso absurdo.

No Vale do Silício, o famoso Silicon Valley, há uma nova teoria de painkillers & vitamins (analgésicos e vitaminas). Os analgésicos são aqueles produtos que realmente solucionam um problema, uma dor, um mal estar que você tem. Já as vitaminas são aqueles produtos que fazem você se sentir melhor e/ou lhe ajudam a distrair, mas não solucionam nada como Coca-Cola, Instagram, jogos, etc. A teoria diz que essa vitaminas são tão "viciantes" que o problema acaba sendo quando você fica muito tempo sem elas. Elas solucionam o seu "vício". Um efeito bem similar a uma droga. Coloque algumas pessoas para ficarem dias sem Facebook, Instagram, jogos, etc. Elas realmente vão sentir que estão enfrentando um grande problema.

Acredita que no B2B (empresa para empresa), você realmente precisa solucionar um problema, pois é uma compra racional. Porém, quando o seu consumidor final são as pessoas, acredito que você não precisa solucionar um ENORME problema... pelo menos não sempre. Fazer com que seus consumidores se sintam bem e/ou se distraiam em muitos casos é mais que suficiente. 

Gostaria de ouvir a opinião dos alunos e empreendedores sobre esse assunto! 

(Leiam a descrição antes de responder)

#empreendedorismo
#modelo-de-negocios
#vitamins-x-painkillers
Disciplina:EMPREENDEDORISMO1.519 materiais