Logo Passei Direto
Buscar
Riechi, Moura-Ribeiro e Ciasca (2011, p. 495) fizeram uma pesquisa sobre o nascimento prematuro, tendo em vista o desenvolvimento infantil, a neuropsicologia e a cognição. Tinham por objetivo "avaliar o impacto do nascimento pré-termo e com baixo peso no neurodesenvolvimento, na cognição e, consequentemente, na aprendizagem de crianças e adolescentes em idade escolar". Para tanto, participaram da pesquisa 120 sujeitos (crianças/adolescentes), sendo que parte deles nasceu prematura (Grupo Propósito - GP) e outra parte nasceu dentro do tempo considerado normal (Grupo Controle - GC). Os pesquisadores constataram que os sujeitos que nasceram antes das 37 semanas de gestação apresentaram "resultados desfavoráveis em coordenação visuomotora (87% do GP), desenvolvimento psicomotor geral (75%), habilidade visuoconstrutiva (73%), raciocínio matemático (66%), habilidade tátil-cinestésica (65%) e memória visual (60%), todos com p=0,001. O QI dos sujeitos do GP mostrou-se, na média, 10 pontos abaixo do GC". Ou seja, "os escolares nascidos pré-termo e com baixo peso apresentaram alterações funcionais cerebrais específicas, associadas aos transtornos cognitivo-comportamentais e de aprendizagem". No que se refere à prematuridade, analise as sentenças a seguir: I- Os bebês nascidos antes da 37ª semana de gestação são pequenos, frágeis e vulneráveis a problemas de saúde e desenvolvimento. A prematuridade é a principal causa de morte neonatal no Brasil. Dos que sobrevivem, o risco de problemas aumenta com o grau de prematuridade. II- Como eles não tiveram tempo total de crescimento e desenvolvimento dentro do útero, requerem, inicialmente, atendimento médico especializado em uma unidade de terapia intensiva neonatal para garantir sua segurança e para ajudar a prevenir complicações. III- Os serviços de cuidados médicos, neurofisiológicos e neuropsicológicos nada podem contribuir para a condição de saúde das crianças prematuras. Nem mesmo intervenções precoces podem melhorar suas condições. Nenhum serviço de saúde consegue minimizar os efeitos negativos cognitivo-comportamentais na vida adulta das crianças prematuras. IV- As primeiras áreas de dificuldade para o bebê prematuro incluem função respiratória, função imunológica, capacidade de regular a temperatura corporal, problemas de alimentação e crescimento, problemas gastrointestinais, anemia, icterícia, problemas cardiovasculares, hemorragia intracraniana, leucomalácia periventricular, síndrome de morte súbita infantil, problemas oftalmológicos e deficiência auditiva. V- À medida que envelhecem, as crianças que nasceram prematuramente podem continuar enfrentando dificuldades com condições como apneia, doença pulmonar, deficiência auditiva e visual, defeitos da função motora, atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, déficits de atenção, defeitos de funcionamento adaptativo e defeitos da função executiva. Assinale a alternativa CORRETA:

A ) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- Os bebês nascidos antes da 37ª semana de gestação são pequenos, frágeis e vulneráveis a problemas de saúde e desenvolvimento. A prematuridade é a principal causa de morte neonatal no Brasil. Dos que sobrevivem, o risco de problemas aumenta com o grau de prematuridade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, destacando os riscos e desafios enfrentados pelos bebês prematuros. II- Como eles não tiveram tempo total de crescimento e desenvolvimento dentro do útero, requerem, inicialmente, atendimento médico especializado em uma unidade de terapia intensiva neonatal para garantir sua segurança e para ajudar a prevenir complicações. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, ressaltando a necessidade de cuidados especiais e atenção médica intensiva para bebês prematuros. III- Os serviços de cuidados médicos, neurofisiológicos e neuropsicológicos nada podem contribuir para a condição de saúde das crianças prematuras. Nem mesmo intervenções precoces podem melhorar suas condições. Nenhum serviço de saúde consegue minimizar os efeitos negativos cognitivo-comportamentais na vida adulta das crianças prematuras. Falso, essa afirmativa está incorreta, pois intervenções precoces e cuidados especializados podem sim contribuir para melhorar a condição de saúde e desenvolvimento das crianças prematuras. IV- As primeiras áreas de dificuldade para o bebê prematuro incluem função respiratória, função imunológica, capacidade de regular a temperatura corporal, problemas de alimentação e crescimento, problemas gastrointestinais, anemia, icterícia, problemas cardiovasculares, hemorragia intracraniana, leucomalácia periventricular, síndrome de morte súbita infantil, problemas oftalmológicos e deficiência auditiva. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, destacando as diversas áreas de dificuldade que os bebês prematuros podem enfrentar. V- À medida que envelhecem, as crianças que nasceram prematuramente podem continuar enfrentando dificuldades com condições como apneia, doença pulmonar, deficiência auditiva e visual, defeitos da função motora, atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, déficits de atenção, defeitos de funcionamento adaptativo e defeitos da função executiva. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, ressaltando as possíveis dificuldades que crianças prematuras podem enfrentar à medida que crescem. Portanto, as sentenças I, II, IV e V estão corretas. A alternativa correta é: A) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1 - "A obesidade infantil tornou-se uma preocupação mundial e de saúde pública. [...] A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2006) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde. [...] A etiologia da obesidade é considerada multifatorial por envolver fatores orgânicos, ambientais, comportamentais, psicossociais e socioeconômicos, o que a torna, assim, bastante complexa; é um fator de risco à saúde, e pesquisas têm sido sugeridas no intuito de combater os fatores envolvidos na sua origem e manutenção. [...] Pode-se concluir que as famílias apresentaram falta de coesão acerca das normas alimentares e de limites à criança, conflitos conjugais e familiares e dificuldades em adequar o ambiente às recomendações solicitadas pelos profissionais" (MORAES; DIAS, 2013, p. 47,48). Considerando os aspectos da obesidade infantil, analise as afirmativas a seguir: I- Embora não exista uma definição padronizada ou um meio de avaliar a obesidade nesta etapa da infância, a obesidade pediátrica é um problema grave em vários países, tanto na Europa quanto nas Américas, inclusive no Brasil, que apresenta problemas persistentes para os indivíduos afetados em muitos domínios de desenvolvimento. II- Uma estratégia inconsciente de compensação das crianças obesas é serem mais simpáticas e queridas que as demais crianças. Isso faz com que crianças obesas sejam mais populares na escola, tenham mais amigos do que as outras e sejam mais estimadas também. Crianças obesas têm menos probabilidade de sofrer bullying, tanto na escola quanto no contexto familiar. III- Em relação aos seus pares de peso padrão, as crianças obesas estão em maior risco de desenvolver cálculos biliares, problemas hepáticos, asma, apneia do sono e diabetes. Na medida em que a obesidade persiste ao longo do tempo, esses desafios em curto prazo podem resultar em graves complicações de saúde em longo prazo. IV- À medida que as crianças se desenvolvem em adolescentes e adultos, indivíduos afetados podem desenvolver hipertensão arterial e níveis elevados de colesterol, aumentando, assim, o risco de problemas cardiovasculares. Os indivíduos que mantêm sua obesidade ao longo do tempo também podem ser mais suscetíveis ao câncer de cólon e problemas reprodutivos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MORAES, Priscilla Machado; DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Nem só de pão se vive: a voz das mães na obesidade infantil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 33, n. 1, p. 46-59, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jul. 2018.

A ) As afirmativas II e IV estão corretas.
B ) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C ) Somente a afirmativa II está correta.
D ) As afirmativas I e II estão corretas.

2 - Vieira e Zornig (2015) fizeram um estudo com o intuito de analisar a constituição emocional e psíquica de crianças que vivem em favelas no Rio de Janeiro. Essas crianças convivem com situações que evocam medo e sensação de desamparo. As pesquisadoras observaram que a comunidade oferece empatia e hospitalidade, possivelmente colaborando para que o desenvolvimento aconteça de modo saudável. Nesse sentido, crianças dessa realidade que apresentam desenvolvimento emocional precoce demonstram ter procedido dessa forma com vistas à autoproteção, demonstrando atitudes de autocuidado. Partindo do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Estágio de desenvolvimento emocional do nascimento aos seis meses. II- Estágio de desenvolvimento emocional do primeiro ao segundo ano. ( ) Durante esse estágio o córtex límbico continua a desenvolver, e existem fortes respostas emocionais relacionadas ao apego. Os dois hemisférios do cérebro alternam impulsos de crescimento. Paralelamente ao desenvolvimento da linguagem, as crianças começam a usar palavras para rotular seus sentimentos. ( ) A maioria das crianças consegue expressar-se com algumas palavras para sinalizar como se sentem. Há um surto de crescimento cerebral, tanto que o cérebro, nessa fase da vida, já tem aproximadamente o mesmo número de sinapses que um cérebro adulto. ( ) Durante esse período, o sistema límbico inferior é o principal sistema emocional que está operando. Como os músculos faciais e os circuitos motores das crianças já estão bem desenvolvidos, há a expressão física de uma série de emoções que podem ser interpretadas pelos pais, tais como: medo, desgosto, surpresa, raiva, e alegria. ( ) Há pouca atividade nas estruturas do sistema límbico superior, mesmo assim, surge o sorriso social, possivelmente devido à mielinização inicial dos gânglios basais. Sorrir nessa idade é essencialmente uma ação motriz involuntária, no entanto, e não uma emoção que é "sentida" pelo córtex frontal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: VIEIRA, Ana Carolina Dias; ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. Ambiente violento, infância perdida?. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 88-101, mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142015000100088&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2018.

A ) I - I - II - II.
B ) II - II - I - I.
C ) I - II - I - II.
D ) II - I - II - I.

Signor (2016, p. 309) fez um estudo sobre TDAH, subjetividade e aprendizagem da leitura, com o intuito de "por meio de um relato de caso, demonstrar as implicações do diagnóstico de TDAH para a constituição leitora do aprendiz. Para tanto, apresentamos a história de Miguel, estudante do 6º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH desde os 7 anos de idade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de avaliação de leitura e escrita e pesquisa documental. Os dados foram analisados conforme a perspectiva sócio-histórica. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente a formação leitora da criança. Conclui-se que a escola, antes de encaminhar o aluno considerado muito ativo para profissionais de saúde, poderia acolhê-lo em sua singularidade, promovendo, entre outras ações, a sua inserção em práticas de leitura e escrita significativas". Tendo em vista as questões educativas da infância, analise as sentenças a seguir: I- Um dos desenvolvimentos educacionais mais relevantes na terceira infância é aprender a ler. À medida que as habilidades de leitura se tornam mais avançadas, espera-se que as crianças compreendam e obtenham conhecimento dos materiais que lhes são apresentados. Essa transição foi descrita como de "aprender para ler" para "ler para aprender". II- Dois distúrbios podem se tornar evidentes durante esse período devido às relações com o desempenho na escola: a dislexia e a discalculia. Esses distúrbios são caracterizados por dificuldades em leitura e aritmética, respectivamente, e que não são explicáveis pela falta de inteligência ou motivação geral. A dislexia é um transtorno neurobiológico que afeta o reconhecimento de palavras, ortografia e decodificação. III- O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatvidade (TDAH) é marcado por um conjunto de sintomas que significam um déficit central na inibição comportamental com deficiências relacionadas a memória de trabalho, autorregulação, fala interna, a modificação do comportamento com base na experiência anterior e as habilidades motoras necessárias para completar essas ações. IV- O TDAH é uma das questões educacionais mais significativas que podem afetar as crianças durante a terceira infância. Este transtorno afeta a inibição comportamental e provoca deficiências relacionadas em outras medidas das funções executivas e resulta em perfis comportamentais que incluem comport

I- Um dos desenvolvimentos educacionais mais relevantes na terceira infância é aprender a ler. À medida que as habilidades de leitura se tornam mais avançadas, espera-se que as crianças compreendam e obtenham conhecimento dos materiais que lhes são apresentados. Essa transição foi descrita como de "aprender para ler" para "ler para aprender".
II- Dois distúrbios podem se tornar evidentes durante esse período devido às relações com o desempenho na escola: a dislexia e a discalculia. Esses distúrbios são caracterizados por dificuldades em leitura e aritmética, respectivamente, e que não são explicáveis pela falta de inteligência ou motivação geral. A dislexia é um transtorno neurobiológico que afeta o reconhecimento de palavras, ortografia e decodificação.
III- O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatvidade (TDAH) é marcado por um conjunto de sintomas que significam um déficit central na inibição comportamental com deficiências relacionadas a memória de trabalho, autorregulação, fala interna, a modificação do comportamento com base na experiência anterior e as habilidades motoras necessárias para completar essas ações.
IV- O TDAH é uma das questões educacionais mais significativas que podem afetar as crianças durante a terceira infância. Este transtorno afeta a inibição comportamental e provoca deficiências relacionadas em outras medidas das funções executivas e resulta em perfis comportamentais que incluem comport

"Signor (2016, p. 309) fez um estudo sobre TDAH, subjetividade e aprendizagem da leitura, com o intuito de "por meio de um relato de caso, demonstrar as implicações do diagnóstico de TDAH para a constituição leitora do aprendiz. Para tanto, apresentamos a história de Miguel, estudante do 6º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH desde os 7 anos de idade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de avaliação de leitura e escrita e pesquisa documental. Os dados foram analisados conforme a perspectiva sócio-histórica. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente a formação leitora da criança. Conclui-se que a escola, antes de encaminhar o aluno considerado muito ativo para profissionais de saúde, poderia acolhê-lo em sua singularidade, promovendo, entre outras ações, a sua inserção em práticas de leitura e escrita significativas". Tendo em vista as questões educativas da infância, analise as sentenças a seguir: I- Um dos desenvolvimentos educacionais mais relevantes na terceira infância é aprender a ler. À medida que as habilidades de leitura se tornam mais avançadas, espera-se que as crianças compreendam e obtenham conhecimento dos materiais que lhes são apresentados. Essa transição foi descrita como de "aprender para ler" para "ler para aprender". II- Dois distúrbios podem se tornar evidentes durante esse período devido às relações com o desempenho na escola: a dislexia e a discalculia. Esses distúrbios são caracterizados por dificuldades em leitura e aritmética, respectivamente, e que não são explicáveis pela falta de inteligência ou motivação geral. A dislexia é um transtorno neurobiológico que afeta o reconhecimento de palavras, ortografia e decodificação. III- O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatvidade (TDAH) é marcado por um conjunto de sintomas que significam um déficit central na inibição comportamental com deficiências relacionadas a memória de trabalho, autorregulação, fala interna, a modificação do comportamento com base na experiência anterior e as habilidades motoras necessárias para completar essas ações. IV- O TDAH é uma das questões educacionais mais significativas que podem afetar as crianças durante a terceira infância. Este transtorno afeta a inibição comportamental e provoca deficiências relacionadas em outras medidas das funções executivas e resulta em perfis comportamentais que incluem comport

A ) I- Um dos desenvolvimentos educacionais mais relevantes na terceira infância é aprender a ler. À medida que as habilidades de leitura se tornam mais avançadas, espera-se que as crianças compreendam e obtenham conhecimento dos materiais que lhes são apresentados. Essa transição foi descrita como de "aprender para ler" para "ler para aprender".
B ) Dois distúrbios podem se tornar evidentes durante esse período devido às relações com o desempenho na escola: a dislexia e a discalculia. Esses distúrbios são caracterizados por dificuldades em leitura e aritmética, respectivamente, e que não são explicáveis pela falta de inteligência ou motivação geral. A dislexia é um transtorno neurobiológico que afeta o reconhecimento de palavras, ortografia e decodificação.
C ) O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatvidade (TDAH) é marcado por um conjunto de sintomas que significam um déficit central na inibição comportamental com deficiências relacionadas a memória de trabalho, autorregulação, fala interna, a modificação do comportamento com base na experiência anterior e as habilidades motoras necessárias para completar essas ações.
D ) O TDAH é uma das questões educacionais mais significativas que podem afetar as crianças durante a terceira infância. Este transtorno afeta a inibição comportamental e provoca deficiências relacionadas em outras medidas das funções executivas e resulta em perfis comportamentais que incluem comport

Mais conteúdos dessa disciplina