Logo Passei Direto
Buscar
Os testes sorológicos são realizados com intuito de:
I – Identificar os patógenos a partir da detecção de antígenos.
II – Identificar as doenças pela quantificação de anticorpos.
III – Determinar a fase da doença, aguda e crônica, de acordo com o perfil sorológico.
A alternativa correta é:
I, II e III.
I e II.
II e III.
I e III.
I, II e III.
Somente a III.
D
Comentário: os testes sorológicos podem identificar tanto a presença de patógenos pela quantificação de antígenos, como pela quantificação de anticorpo. Além disso, a possibilidade de determinar as diferentes classes de anticorpos permite diferenciar se a doença está na fase aguda ou crônica.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – Identificar os patógenos a partir da detecção de antígenos. Verdadeiro, os testes sorológicos podem detectar antígenos presentes no patógeno. II – Identificar as doenças pela quantificação de anticorpos. Verdadeiro, os testes sorológicos também são usados para quantificar anticorpos, o que ajuda a identificar doenças. III – Determinar a fase da doença, aguda e crônica, de acordo com o perfil sorológico. Verdadeiro, a análise do perfil sorológico pode indicar se a infecção é aguda ou crônica. Como todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, a alternativa correta é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE I IMUNOLOGIA CLINICA 7380-60_44801_R_F1_20242 CONTEÚDO Usuário Curso IMUNOLOGIA CLINICA Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE I Pergunta 1 Muitas doenças compartilham sinais e sintomas semelhantes, como febre, mal-estar, mialgia, cefaleia, entre outros. Por isso, para a determinação do agente etiológico, no caso de doenças infecciosas, muitas vezes é necessário o uso de exames laboratoriais para a realização do diagnóstico diferencial, que irá determinar qual o patógeno é responsável pela doença. A imunologia clínica auxilia no diagnóstico, por quê? O diagnóstico diferencial é feito com a presença de marcadores da resposta imunológica, utilizando o conhecimento sobre antígenos e anticorpos. Possui metodologias que permitem a visualização direta do agente etiológico. Consegue discriminar o agente etiológico por métodos que mostram a presença do patógeno pela quantificação do material genético. São métodos que mostram a resposta inflamatória que é a manifestação clínica apresentada, por meio dos sinais cardinais.

a) O diagnóstico diferencial é feito com a presença de marcadores da resposta imunológica, utilizando o conhecimento sobre antígenos e anticorpos.
b) Possui metodologias que permitem a visualização direta do agente etiológico.
c) Consegue discriminar o agente etiológico por métodos que mostram a presença do patógeno pela quantificação do material genético.
d) São métodos que mostram a resposta inflamatória que é a manifestação clínica apresentada, por meio dos sinais cardinais.

Observe a imagem do perfil sorológico padrão de anticorpos do curso de uma patologia infecciosa: Sobre a resposta imunológica humoral, os anticorpos, como ela poderá ser utilizada no diagnóstico de doenças infecciosas?

a) Após a exposição inicial haverá a expansão clonal de linfócitos B, com consequente produção de anticorpos, inicialmente serão produzidos anticorpos de classe IgM e após IgG, que são de memória. Em um segundo contato com os patógenos, os anticorpos IgG irão ser produzidos rapidamente; as diferentes classes, assim como as concentrações, podem ser quantificadas nos métodos imunológicos.
b) Em uma resposta imunológica contra patógenos serão produzidas diferentes classes de anticorpos, sendo que os anticorpos de classe IgM servem para determinar doenças pregressas e são também os anticorpos de memória imunológica, que como é mostrado na imagem irão ser produzidos em grandes concentrações em uma exposição secundária.
c) Apesar de todas as doenças apresentarem padrões de produção de anticorpos semelhantes, o uso dessa resposta não irá permitir o diagnóstico diferencial, pois os anticorpos de memória imunológica, IgG, estão em altas concentrações interferindo na quantificação dos anticorpos de fase aguda.
d) O perfil sorológico apresentado na imagem é correspondente à produção de anticorpos de classe IgM, pois os anticorpos IgG são de memória imunológica e sua produção seria constante em uma segunda exposição.

Mais conteúdos dessa disciplina