Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Moraes problematiza a relação da pesquisa com a prática profissional do Serviço Social na atualidade. A respeito disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Serviço Social, a partir de sua organização acadêmico-política, tem se preocupado em formar profissionais capazes de realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais. ( ) Com relação às unidades de ensino, é possível perceber os impactos das políticas neoliberais do Estado brasileiro na redução de recursos para as atividades de pesquisa e na ampliação das universidades públicas sem investimento na qualidade do ensino e da pesquisa e extensão. ( ) Com relação aos profissionais de Serviço Social, é possível identificar, não raras vezes, que o discurso de valorização da pesquisa nem sempre alcança a prática. As justificativas são muitas: falta de tempo, excesso de atribuições, pouca disponibilidade de pessoal, ausência de recursos etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V – V – F.
B V – V – V.
C F – V – F.
D F – F – V.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a relação da pesquisa com a prática profissional do Serviço Social: ( ) O Serviço Social, a partir de sua organização acadêmico-política, tem se preocupado em formar profissionais capazes de realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais. É verdadeira (V). O Serviço Social busca formar profissionais que possam contribuir com pesquisas relevantes para a prática e formulação de políticas. ( ) Com relação às unidades de ensino, é possível perceber os impactos das políticas neoliberais do Estado brasileiro na redução de recursos para as atividades de pesquisa e na ampliação das universidades públicas sem investimento na qualidade do ensino e da pesquisa e extensão. É verdadeira (V). As políticas neoliberais têm impactado negativamente os recursos destinados à pesquisa e à qualidade do ensino nas universidades públicas. ( ) Com relação aos profissionais de Serviço Social, é possível identificar, não raras vezes, que o discurso de valorização da pesquisa nem sempre alcança a prática. As justificativas são muitas: falta de tempo, excesso de atribuições, pouca disponibilidade de pessoal, ausência de recursos etc. É verdadeira (V). Essa afirmação reflete a realidade de muitos profissionais que enfrentam barreiras para integrar a pesquisa em sua prática diária. Portanto, a sequência correta é: B) V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Ciência Social, como disciplina científica, se consolidou no século XIX com o objetivo de compreender e explicar as transformações pelas quais passava a sociedade moderna, tais como a Revolução Industrial, a urbanização, a expansão dos mercados, a colonização na África e na Ásia, a revolução científica. Tais fenômenos estimularam alguns pensadores a formular novos conhecimentos ou a sistematizar preocupações teóricas e práticas já existentes para dar conta das transformações e dos processos em curso. A sistematização desses conhecimentos acabou por constituir áreas específicas do saber em ciências sociais. Ainda hoje, as ciências sociais são divididas em três áreas. Quais são essas áreas?

A A antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência ambiental, centrada nos temas do poder, e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.
B A geografia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder, e o multiculturalismo, voltado para o estudo das relações em sociedade.
C A antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder, e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.
D A antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; as ciência sociais, centradas nos temas do poder, e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina