Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
5. (Ufpr 2023) A membrana celular, por delimitar o meio intra e extracelular, funciona como uma “portaria” controlando o intercâmbio de substâncias, recebendo e emitindo sinais. Para cumprir essas diversas funções, a membrana conta com estruturas e sistemas especializados, como por exemplo os receptores de membrana, responsáveis pela detecção de estímulos diversos, inclusive agentes invasores, e as proteínas, que atuam no transporte de substâncias. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

a) Agentes infecciosos conseguem infectar células humanas porque interagem com receptores celulares específicos, enganando esse sistema de reconhecimento que permite a entrada desses agentes nas células.
b) A passagem da água para fora da célula, em resposta à inserção desta em um meio concentrado em solutos, é feita por meio das bombas iônicas.
c) A bicamada fosfolipídica da membrana celular é altamente permeável a moléculas hidrofílicas, uma vez que delimita o compartimento celular em ambientes aquosos.
d) Os receptores de membrana responsáveis por detectar os estímulos são estruturas compostas por lipídio e fosfato, formando moléculas denominadas fosfolipídios que contêm uma cauda apolar e uma cabeça polar.
e) Os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios, infectam células humanas por meio do processo de exocitose.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) Agentes infecciosos conseguem infectar células humanas porque interagem com receptores celulares específicos, enganando esse sistema de reconhecimento que permite a entrada desses agentes nas células. - Esta afirmação está correta, pois muitos agentes infecciosos utilizam receptores para entrar nas células. b) A passagem da água para fora da célula, em resposta à inserção desta em um meio concentrado em solutos, é feita por meio das bombas iônicas. - Esta afirmação é incorreta. A passagem da água ocorre por osmose, não por bombas iônicas. c) A bicamada fosfolipídica da membrana celular é altamente permeável a moléculas hidrofílicas, uma vez que delimita o compartimento celular em ambientes aquosos. - Esta afirmação é incorreta. A bicamada fosfolipídica é impermeável a moléculas hidrofílicas. d) Os receptores de membrana responsáveis por detectar os estímulos são estruturas compostas por lipídio e fosfato, formando moléculas denominadas fosfolipídios que contêm uma cauda apolar e uma cabeça polar. - Esta afirmação é confusa. Os receptores são proteínas, não fosfolipídios. e) Os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios, infectam células humanas por meio do processo de exocitose. - Esta afirmação é incorreta. Os vírus geralmente entram nas células por endocitose, não exocitose. Após a análise, a alternativa correta é: a) Agentes infecciosos conseguem infectar células humanas porque interagem com receptores celulares específicos, enganando esse sistema de reconhecimento que permite a entrada desses agentes nas células.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. (Famerp 2024) A superfície externa da membrana plasmática das células animais apresenta uma grande quantidade de glicoproteínas que compõem o glicocálice. Essas moléculas são sintetizadas no citoplasma e exportadas para a superfície da membrana plasmática. A parte proteica de uma glicoproteína é sintetizada pelos do __________, e a parte glicídica é sintetizada no __________. Uma das funções do glicocálice é atuar no __________. As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

a) ribossomos – citoplasma – retículo endoplasmático agranular – transporte ativo.
b) lisossomos – complexo golgiense – retículo endoplasmático agranular – reconhecimento celular.
c) ribossomos – retículo endoplasmático agranular – complexo golgiense – deslocamento celular.
d) lisossomos – complexo golgiense – retículo endoplasmático granular – transporte ativo.
e) ribossomos – retículo endoplasmático granular – complexo golgiense – reconhecimento celular.

Mais conteúdos dessa disciplina