Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
3. (Fmp) Uma célula artificial, contendo uma solução aquosa envolta por uma membrana de permeabilidade seletiva, foi imersa em um recipiente que contém uma solução diferente, como apresentado na figura abaixo. Sabendo-se que a membrana é permeável a monossacarídeos, mas é impermeável a dissacarídeos, após algum tempo, a célula artificial ficará

a) flácida, pois está em meio hipotônico.
b) murcha, pois está em meio hipertônico.
c) túrgida, pois está em meio hipertônico.
d) com maior volume, pois está em meio hipotônico.
e) com maior volume, pois está em meio hipertônico.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver essa questão, precisamos entender os conceitos de meio hipotônico e hipertônico em relação à célula artificial. 1. Meio hipotônico: A solução externa tem menor concentração de solutos em comparação com a solução interna da célula. Isso faz com que a água entre na célula, aumentando seu volume e podendo deixá-la túrgida. 2. Meio hipertônico: A solução externa tem maior concentração de solutos. Isso faz com que a água saia da célula, resultando em uma célula murcha. Dado que a membrana é permeável a monossacarídeos e impermeável a dissacarídeos, a água se moverá em direção à área de maior concentração de solutos (dissacarídeos) que não podem atravessar a membrana. Se a célula está em um meio hipertônico, a água sairá da célula, fazendo com que ela murcha. Analisando as alternativas: a) Flácida, pois está em meio hipotônico - Incorreto, pois isso não se aplica. b) Murcha, pois está em meio hipertônico - Correto, a célula perderá água. c) Turgida, pois está em meio hipertônico - Incorreto, pois a célula não ficará turgida. d) Com maior volume, pois está em meio hipotônico - Incorreto, pois não é o caso. e) Com maior volume, pois está em meio hipertônico - Incorreto, pois a célula não aumentará de volume. Portanto, a alternativa correta é: b) murcha, pois está em meio hipertônico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. (Famerp 2024) A superfície externa da membrana plasmática das células animais apresenta uma grande quantidade de glicoproteínas que compõem o glicocálice. Essas moléculas são sintetizadas no citoplasma e exportadas para a superfície da membrana plasmática. A parte proteica de uma glicoproteína é sintetizada pelos do __________, e a parte glicídica é sintetizada no __________. Uma das funções do glicocálice é atuar no __________. As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

a) ribossomos – citoplasma – retículo endoplasmático agranular – transporte ativo.
b) lisossomos – complexo golgiense – retículo endoplasmático agranular – reconhecimento celular.
c) ribossomos – retículo endoplasmático agranular – complexo golgiense – deslocamento celular.
d) lisossomos – complexo golgiense – retículo endoplasmático granular – transporte ativo.
e) ribossomos – retículo endoplasmático granular – complexo golgiense – reconhecimento celular.

Mais conteúdos dessa disciplina