Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
O psicodiagnóstico fenomenológico introduz algumas mudanças significativas no modelo compreensivo, entre as quais: A. propõe que a devolução seja feita ao final e não durante o processo. B. minimiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo. C. compreende a relação paciente-psicólogo em termos de hierarquia e divisão de tarefas. D. o cliente é um parceiro passivo, pouco envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior. E. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

A. propõe que a devolução seja feita ao final e não durante o processo.
B. minimiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo.
C. compreende a relação paciente-psicólogo em termos de hierarquia e divisão de tarefas.
D. o cliente é um parceiro passivo, pouco envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior.
E. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.
User badge image
Questões Para o Saber

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Analisando as alternativas sobre o psicodiagnóstico fenomenológico: A) Propõe que a devolução seja feita ao final e não durante o processo. - Essa afirmação não é característica do modelo fenomenológico, que valoriza a devolução contínua. B) Minimiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo. - O psicodiagnóstico fenomenológico valoriza a experiência, então essa afirmação está incorreta. C) Compreende a relação paciente-psicólogo em termos de hierarquia e divisão de tarefas. - O modelo fenomenológico busca uma relação mais horizontal, então essa afirmação também está incorreta. D) O cliente é um parceiro passivo, pouco envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior. - O modelo fenomenológico considera o cliente ativo e envolvido, portanto, essa afirmação é falsa. E) Considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares. - Essa afirmação está correta, pois o psicodiagnóstico fenomenológico realmente vê o diagnóstico e a intervenção como interligados. Portanto, a alternativa correta é: E. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A entrevista fenomenológica está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Essa entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta. Marque a alternativa CORRETA:

A) Na visão fenomenológica, pouco se dá atenção ao presente, sendo o cuidado e tratamento de traumas passados que repercutem na pessoa a maior centralidade desta abordagem.
B) Um processo psicodiagnóstico em fenomenologia não deve se furtar de conhecimentos sobre psicopatologia e jamais negligenciar aspectos psiquiátricos envolvidos, uma vez que este é parte de um procedimento de saúde e que deve buscar compreender e abarcar o sujeito como um todo.
C) O conceito de normalidade em fenomenologia é uma questão bem definida, existindo consenso entre os autores e entre as teorias sobre sua definição.
D) Na perspectiva fenomenologica, entender a vivência do paciente já se mostra o próprio diagnóstico, devendo se restringir a isso apenas.
E) é facultativa a existência da empatia no processo de avaliação, uma vez que este é apenas um procedimento técnico, não envolvendo terapeuta e cliente de maneira aprofundada, logo não implicando prejuizos ao processo de avaliação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades. A respeito de saúde e doença, assinale a alternativa correta.

A) higiene mental é imprescindível aos indivíduos que se encontram em recuperação de doenças. Aos indivíduos hígidos fisicamente, a higiene mental está garantida, pois as respostas psíquicas serão automaticamente ajustadas no que se refere à boa adaptação e às relações humanas satisfatórias na família, no trabalho e na comunidade.
B) A saúde social (bem-estar social) é aquela resposta ou ajustamento às exigências do meio e depende fundamentalmente das condições socioeconômicas do agrupamento humano em que se vive, da distribuição da riqueza circulante, da oportunidade que se oferece ao indivíduo para que ele tome parte do esforço organizado da comunidade.
C) A saúde social é menos coletiva que individual. Logo, a saúde física e a saúde mental não são descompensadas e não são afetadas com repercussões a longo prazo pela ausência do bem-estar social.
D) O modelo da determinação social da saúde/doença não articula as diferentes dimensões da vida. Logo, não são considerados os aspectos históricos, econômicos, sociais, culturais, biológicos, ambientais e psicológicos que configuram uma determinada realidade sanitária.
E) A educação para a saúde exerce papel secundário no que se refere à construção da consciência do direito à saúde. Já a instrumentalização para a intervenção individual e coletiva no que se refere a aspectos determinantes no processo de saúde/doença independe de educação em saúde, pois é tarefa exclusiva do profissional de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina